Ícone do site Travel Tips Brasil

O que levar na mala do atleta? Esportes em viagens

o-que-levar-na-mala-esportista

Você costuma praticar atividades físicas e tem dúvidas do que levar na mala para não deixar de lado os esportes durante uma viagem? Nesse post separei dicas de acordo com minhas experiências de viajar para provas, ou mesmo para manter o exercício durante as viagens.

Esse artigo é parte do Projeto 8on8 de blogagem coletiva, cujo tema do mês de julho é mala de viajante.

Se você curte esportes, leia também:

O que levar na mala para provas de corrida de rua ou trilha 

Já viajei algumas vezes para correr provas tanto de rua quanto de trilhas (leia sobre a minha experiência na XC Run Búzios ). E é tanta coisa para levar, que se a gente não tomar cuidado, deixamos para trás algo importante!

Uma vez viajamos, eu e Marcela, para correr a W21k, uma Meia maratona de mulheres em SP. E eu acabei não conferindo tudo ao chegar lá. Acredita que na noite da véspera da prova, quando fui separar as coisas para o dia seguinte, percebi que não tinha levado um top?😳 Conclusão: tive que correr 21km de sutiã.

Um problema que poderia ser evitado, se eu tivesse tirado as coisas da mala antes, pois daria tempo de comprar um novo. Então, essa primeira dica parece boba, mas: confira tudo que vá precisar para a corrida assim que chegar ao destino! Ah, e aprendi que é muito importante um checklist para esse tipo de viagem. Por isso, fiz uma sugestão em cada parte do texto.

Checklist para mala do corredor

O que levar na mala para provas de natação 

Há alguns anos atrás costumava nadar no mar e já participei de algumas provas de natação em águas abertas. A primeira delas, foi em Paraty, para onde viajei com esse objetivo.

Paraty é uma cidadezinha encantadora, que eu adorei conhecer, onde em 2016, fiz os 2k de natação do X-Terra.

A natação é um esporte que geralmente é fácil de ser praticado durante viagens, mesmo que o objetivo não seja uma prova. Já levei muito na minha mala: maiô, touca e óculos para nadar em piscinas de hotéis e até mesmo no mar do Caribe! Que delícia, não?

Checklist para a mala do nadador

O que levar na mala para pedalar

Há um ano eu comecei a praticar o ciclismo de estrada e me apeguei de tal forma que não largo mais. Mas, esse esporte tem um grande problema: o tanto de coisas que a gente precisa para praticá-lo.😅😂

A bicicleta tem que ser a nossa, o que já dificulta bastante o transporte. Por essa razão, existem empresas especializadas nesse tipo de viagem, que oferecem serviços de mecânica e montagem e desmontagem de bicicletas no pacote. Ainda não fiz nenhuma viagem para longe, mas espero fazer. Depois conto aqui.

Mas já viajei de carro para perto, fui pedalar no Vale das Videiras, na região de Petrópolis/RJ.

Checklist pedal

Ufa! Listinha grande, não? Além de tudo isso, fiz uma mala normal de viagem, com roupas para os passeios com a família pós-pedal.

O que levar na mala para se exercitar no frio

Viajar para lugares frios pode ser sinônimo de não se exercitar e comer desesperadamente. Eu já caí muito nessa cilada e, nas minhas últimas viagens, me organizei para o estrago não ser muito grande.

Quando viajei para Portugal e para o Canadá, em novembro e dezembro de 2019, respectivamente, eu sabia que iria encarar temperaturas bem baixas. Por essa razão, além de roupas de ginástica e tênis, levei elásticos e corda também.

Sugestões do que levar para lugares frios

Eu sempre levo roupas e tênis de corrida para qualquer lugar que eu vá. Geralmente tento correr pelas ruas das cidades bem cedo, antes da programação de viagem começar. Essa foto abaixo foi de uma corrida em Évora, quando as ruas ainda estavam bem vazias. Como já estava frio, levei calça e manguito para a viagem e foi ótimo para me exercitar!

Também procuro ver se o local de hospedagem tem academia, ou não. Na viagem do Canadá, ficamos em várias casas alugadas, o que dificultou um pouco, por não poder contar com a estrutura de um hotel com academia (uma esteira e um transport salvam nos dias muito frios).

Então, levei corda e elásticos para poder me exercitar dentro de casa mesmo. É claro, tem que ter força de vontade para manter a rotina de exercícios nas férias, mas já estou bem acostumada a isso e acho muito bom poder provar todas as delícias do caminho sem me preocupar muito.

Para o Canadá, levei roupas de ski também, pois já tínhamos planejado de ir um ou dos dias em uma estação de ski próxima a Vancouver. Não consegui sair para correr na rua, porque estava muito frio e não estou habituada a correr em temperaturas tão baixas. Então, usei bastante a corda e os elásticos e mantive o condicionamento durante as férias.

Quer outras dicas sobre mala de viajante? Leia os posts dos blogs amigos:

Chicas Lokas na Estradao que não pode faltar na bagagem de mão

Dani TurismoComo fazer a mala?

Destinos Por Onde Andei…A mala ideal para cada viajante

Entre Mochilas e MalinhasMala de viagem com crianças: o que muda conforme elas crescem

Mulher Casada ViajaRegras de Bagagem de Trem na Europa

Viajante EconômicaBagagem danificada ou extraviada: como proceder?

   
Sair da versão mobile