Na minha última viagem a Portugal fiz questão de incluir no roteiro a Serra da Estrela. Uma das belezas naturais de Portugal continental, a Serra da Estrela é um lindo lugar que merece entrar no planejamento de viagem. Nesse post falarei sobre a minha experiência de hospedagem e como encaixamos esse ponto no Roteiro Portugal.
Esse post é parte do projeto de blogagem coletiva 8on8, cujo tema do mês de maio é “adoraria visitar de novo”. Como acabei ficando pouco tempo na Serra da Estrela e me encantei com o lugar, com certeza gostaria de voltar e explorar mais.
Vai para Portugal? Leia também:
- Carnaval nas vinícolas do Alentejo Portugal
- Évora – o encanto de uma cidade patrimônio mundial da UNESCO
- Palacio da Bolsa Porto – visita guiada
- Vinícolas no Douro: passeios imperdíveis em Portugal
Como chegar na Serra da Estrela Portugal
Na nossa última viagem a Portugal, saímos do Porto, seguimos para a região vitivinícola do Douro (nos hospedamos em Lamego) e encaixamos uma noite na Serra da Estrela antes de chegarmos em Évora (veja nossas dicas de vinícolas no Alentejo). A viagem de carro até a Serra da Estrela durou em torno de 2h20m.
Para o nosso roteiro Portugal e Espanha, optamos por alugar um carro para facilitar o deslocamento. Sugerimos cotar com a Rent Cars, pois eles oferecem cotações de diferentes locadoras e é sempre fácil de achar um carro que esteja dentro do que você precisa.
Para visitar a Serra da Estrela acredito que um carro alugado seja a melhor opção para que você possa subir até o cume e visitar a torre que lá se encontra. Pra nós deu super certo!
Entretanto, é bom frisar que para chegar ao topo, passamos por vias bem estreitas e já quase chegando ao cume, a visibilidade estava comprometida por uma forte neblina.
Temos uma playlist sobre Portugal no nosso canal do Youtube! Veja mais dicas e assine!
Quanto tempo passar na Serra da Estrela?
Nossa passagem pela Serra da Estrela Portugal foi rápida, ficamos apenas uma noite. Mas achei tão bonito, que gostaria de voltar e aproveitar por mais tempo.
Eu acho que a região é bem rica de atrativos, então não tem muita regra sobre quantos dias ficar. Dá pra passar uma noite e conhecer rapidamente o cume e a torre, como fizemos. Ou passar alguns dias e aproveitar o entorno. Durante o inverno, tem a possibilidade da prática de esqui pois existe uma estação.
Nós estivemos lá no início de novembro e já pegamos uma paisagem nevada, mas a estação de esqui ainda estava fechada.
Foi interessante observar como a paisagem muda em poucos quilômetros de estrada, pois vamos ficando a uma altitude cada vez maior.
Para quem faz apenas o bate-volta, no cume tem um restaurante, comida simples e gostosa, que deixou nosso passeio mais agradável e delicioso. Foi ótimo entrar nesse ambiente quente, comer enquanto tomávamos um bom vinho português!
Ao lado do restaurante tem o Centro Comercial da Torre que é um “mini mercado” com espaços de produtores e vendedores locais que vale a visita! Compramos bons queijos e embutidos para levar:
Quer passear mais com a gente? Veja nosso video no Youtube
Onde se hospedar?
Decidimos subir para o cume pelo lado de da cidade de Covilhã, portanto escolhemos uma acomodação que ficava em um ponto mais próximo ao ponto mais alto de Portugal continental. Passamos uma noite na Pousada da Serra da Estrela e adoramos o local!
Um dos pontos altos da nossa hospedagem foi relaxar nessa piscina aquecida interna, que tinha jacuzzis nos degraus das bordas, uma delícia!
Esse hotel fica em um prédio histórico que foi reformado e fica no caminho entre Covilhã e o cume da Serra da Estrela. Ele é super confortável e aconchegante. Como ele fica mais isolado, a gente acabou fazendo as refeições lá e foi tudo ótimo! Por fim, achei toda a experiência agradável e recomendo a hospedagem.
Quer outras opções de hospedagem? Tem outras em Covilhã!
Se você está planejando uma viagem para Portugal, leia nossas dicas de onde ficar em Lisboa
Projeto 8on8
- Let’s Fly Away – Jardins de Monet em Giverny: inesquecível bate-volta de Paris
- Espiando pelo Mundo – Cosimo de Medici por Luiz Felipe D´Avila
- Chicas Lokas na Estrada – 8 lugares gratuitos para visitar de novo no Rio de Janeiro
- Viajante Econômica – Hamburgo: uma cidade alemã para voltar sempre
- O Berço do Mundo – Cabo Verde: razões para voltar
Links úteis:
27 comments
[…] Travel Tips Brasil – Serra da Estrela Portugal – uma visita imperdível […]
Oi, Mari! Já tinha ouvido falar da Serra da Estrela mas não sabia que era tão linda! Adorei as fotos e espero um dia poder fazer essa viagem. Não costumo dirigir na Europa, mas Portugal me anima a conhecer de carro. Obrigada pelas dicas. Beijos
Oi Cecília, que legal que você curtiu as fotos! A Serra da Estrela em Portugal é linda demais! Eu amei conhecer! Com certeza quero voltar e explorar mais. Portugal é um destino bem bacana para rodar de carro. Recomendo sim. Beijo
Olá Mariana! Estou cheia de vontade de sair de casa e uma das primeiras coisas que vou fazer quando puder é visitar a Serra da Estrela. A serra é linda e eu estou cheia de saudades. O Cantaro Magro é um dos meus lugares preferidos, é quase um lugar místico. Linda essa serra.
A Serra da Estrela é incrível! Eu amei e não me arrependi de ter colocado no meu roteiro de portugal! Sabe Carla, aproveite e vá mesmo. Porque é um lugar maravilhoso para recarregar as energias, os últimos tempos estão sendo bem difíceis, não é?
Minha maior tristeza foi ter deixado a Serra da Estrela de fora do meu roteiro, agora fiquei com ainda mais vontade de ir! =)
Oi Marcella, que pena! A Serra da Estrela não pode ficar de fora de um roteiro em Potugal. É linda demais! Eu mesma já estou com vontade de voltar. 😉
Adorei o artigo e fiquei de boca aberta com as paisagens no caminho! E essa hospedagem?! Que charme!
Oi Andressa, a Serra da Estrela é mesmo um lugar lindo! Amei visitar. E a Pousada foi um atrativo à parte! Recomendo!
Oi Mari, a Serra da Estrela é linda! Quando estive em Portugal nem considerei inserir no roteiro! Acompanhei sua viagem pelos stories do ig e naquela ocasião já me arrependi. Hoje, lendo este texto, volto a me arrepender.
Entendo perfeitamente sua vontade de voltar à Serra da Estrela, porque sua viagem me inspirou e me deu vontade de ir. Ou seja, entrou naquela lista interminável de lugares que quero estar, antes ou depois de morrer. 🙂 bjus
Oi Ana, fiquei super feliz que a minha viagem te inspirou, Eu fiz questão de incluir a Serra da Estrela no roteiro e foi tão incrível! Só essa mudança de paisagem em poucos quilômetros já é um atrativo. Com certeza você terá oportunidade de ir. E a lista só aumenta mesmo. hahahaha
Beijão
Adorei visitar a Serra da Estrela em Portugal com você e sem dúvida é um lugar para se voltar. Além de poder comer o famoso queijo fresquinho, o cenário da viagem é lindo!!! Quero muito conhecer ao vivo.
Oi Lulu, nem fala nesse queijo da Serra da Estrela que já me dá água na boca!!! Vá sim! Você vai amar!
É uma belíssima experiência !
Bjs
Serra da Estrela parece ser incrível, não conhecia, mas me pareceu bem agradável e bonito.
Oi Ana Paula,
a Serra da Estrela em Portugal é linda! Vale incluir no roteiro! Eu adorei!
Esse lugar é fantástico, né? Paisagens maravilhosas! Fui em novembro e chegamos a fazer esquibunda na estação de esqui ainda fechada
Nossa adorei as foros são lindas, e os
Lugares também, tenho muita vontade de conhecer Portugal.
Oi Regina, obrigada! Que bom que você curtiu as fotos da Serra da Estrela, é um belíssimo lugar para visitar em Portugal. Inclua no seu roteiro quando for.
Gostei muito da sua escolha para este 8on8. A Serra da Estrela é linda em todas as estações do ano. No Inverno, é preciso ter atenção que os carros necessitam de correntes para a neve nos pneus. Eu não gostaria de conduzir até ao topo da Serra em dia de nevão. Aproveitaram os desportos de Inverno na estação da Turistrela? Fizemos uma aula de ski e foi muito divertido.
Beijinho
Oi Ruthia,
eu amei visitar a Serra da Estrela e acho que é um lugar que tem que entrar no roteiro de Portugal! É lindo demais! Fomos no início de novembro e a estação ainda não estava aberta, uma pena! Adoraria pode esquiar também. Conseguimos chegar ao cume sem correntes, mas essa é uma observação super importante!
Beijos!
Nunca fui a Portugal, mas com certeza no dia que for, optarei por conhecer a Serra da Estrela e suas belezas naturais que você mostrou muito bem no seu post. Beijos!
Oi Denise,
Portugal é encantador! E recomendo muito que você inclua no seu roteiro a Serra da Estrela, pois é belíssimo! É bem impressionante a mudança de paisagem. Você vai curtir!
Bjs
[…] Jardins de Monet em Giverny: inesquecível bate-volta de Paris [8on8] Travel Tips Brasil – Serra da Estrela Portugal – uma visita imperdível Espiando pelo Mundo – Cosimo de Medici por Luiz Felipe D´Avila Viajante Econômica – […]
[…] viajei para Portugal e para o Canadá, em novembro e dezembro de 2019, respectivamente, eu sabia que iria encarar […]
[…] Serra da Estrela Portugal […]
[…] Serra da Estrela Portugal – uma visita imperdível […]
[…] Serra da Estrela Portugal – uma visita imperdível […]