Búzios faz parte da minha vida desde criança. Passei muitas férias de verão em Geribá, vim muito na adolescência com os amigos, carnavais, feriados, etc. A cidade mudou muito, mas continua uma delícia pra passar um fim de semana! Esse ano fiz pela terceira vez a XC Run Búzios, uma prova de trilha lindíssima que roda grande parte do balneário.
Sobre outras provas de corrida:
E por que a XC Run Búzios uma prova especial? Porque foi a minha primeira de trilha. Um tipo de corrida que eu jurava de pé junto que nunca faria. Até “herdar” uma inscrição em 2015 – valeu Aninha! A prova é sempre no sábado e, nos últimos anos, foi em outubro.
Xc Run Búzios – a estrutura
Desde o ano passado, a entrega de kits tem sido feita no Hotel Pérola, no início da Rua das Pedras, o que melhorou muito a logística e organização. Em 2015, ainda foi na praça e era um tanto confuso. Além da entrega de kits, tem alguns estandes com venda de produtos de corrida.
Os kits são entregues na sexta-feira desde a tarde até às 23h. Tem que se programar pra chegar a tempo, pois sábado a largada é cedo, às 7h.
Como fui todos os anos com minha equipe de corrida acabei não pegando o kit pessoalmente, mas é importante destacar que basta um representante do grupo (dupla ou quarteto) para pegar para todos.
O Percurso da XC Run Búzios
O percurso é de 42km que podem ser feitos solo, em dupla ou em quarteto. Eu só corri em dupla, mas já fiz os dois trechos.
Tem muita gente que prefere o primeiro trecho do 21k (1 e 2 do quarteto), o que eu fiz no primeiro ano, mas eu sinceramente preferi o segundo (3 e 4) disparado.
Nos dois primeiros trechos tem muita subida em ruas de paralelepípedo. Nos dois últimos tem um pouco de tudo, e apesar de já começar com a dura subida de Tucuns, tem mais plano pra correr.
A largada e a chegada são na Rua das Pedras, um dos locais mais conhecidos da cidade, em frente ao Chez Michou que existe desde que eu me entendo por gente. Outra vantagem de fechar a prova: a chegada onde muitos se reúnem pra dar aquela força pros que estão finalizando a corrida – familiares, companheiros de equipe e amigos.
Esse ano pude correr os últimos metros com meu filho, e posso dizer que foi minha chegada mais emocionante de todas as minhas corridas!
Vai para Búzios? Reserve seu hotel aqui!
Sobre a prova
Sobre a hidratação, tem uns 3 pontos ao longo dos 21k. Tem que levar cinto ou mochila com água. Até porque não tem copo disponível, somente galões com torneiras. Isso é avisado antes, tanto que sempre tem no kit uma garrafa dobrável. Na transição do 1/2 ou 3/4 tem exceed, mas esse ano era em galão também.
Acho a prova bem sinalizada. No meio das trilhas, a sinalização é feita por fitas e em alguns pontos com setas no chão. Também ficam diversas pessoas da organização espalhadas pelo percurso.
Se prepare para encarar paralelepípedos, subidas, areia, lama, mato, pedra e água. Em Manguinhos a maré sobe e dependendo da hora que passar, dá até pra pegar água na cintura. É emoção de sobra! Para compensar, muita paisagem bonita! Mais uma que vale muito à pena correr!
Para saber mais: http://www.xcrun.com.br/
2 comments
[…] que comecei a treinar para corrida de trilha por causa da XC Run Búzios, comecei a correr por algumas das trilhas de Niterói. Antes disso, nunca tinha pensado em explorar […]
[…] algumas vezes para correr provas tanto de rua quanto de trilhas (leia sobre a minha experiência na XC Run Búzios ). E é tanta coisa para levar, que se a gente não tomar cuidado, deixamos para trás algo […]