Ícone do site Travel Tips Brasil

Vinícola Guaspari – Como foi nossa visita

No último fim de semana aproveitei o feriado de sete de setembro e fiz uma visita muito esperada à Vinícola Guaspari. Desde que provei o vinho Vale da Pedra, fiquei curiosa para saber mais sobre os vinhos produzidos em São Paulo e super animada quando soube que a vinícola tinha começado a fazer tours de degustação.

Leia sobre outras regiões produtoras de vinhos:

Sempre que posso incluo alguma região produtora nos meus roteiros de viagem, pois amo esse tipo de visita, então foi uma felicidade poder fazer uma tão pertinho de casa!

Descobrir essa nova fronteira da vitivinicultura brasileira foi uma delícia! Já visitei vinícolas no Brasil e no exterior, mas tenho que confessar que fiquei muito bem impressionada com o que vi na Guaspari. Definitivamente os paulistas não brincam em serviço 😄

A Vinícola Guaspari

A família Guaspari adaptou duas fazendas de café para iniciar a produção de vinhos na cidade de Espírito Santo do Pinhal,  preservando o estilo arquitetônico tradicional já encontrado nas propriedades. No ano de 2006 foram plantadas as primeiras videiras em 06 hectares, mas atualmente há 50 hectares de vinhedos próprios, sendo que 40 hectares estão em funcionamento. São 12 micro terroirs, cada um chamado de Vista, como dá pra ver no mapa abaixo.

No ano de 2008 surgiu o primeiro vinho da vinícola Guaspari, sendo que a safra de 2012 começou a chamar a atenção de muitos e faturou alguns prêmios  nacionais e internacionais. São diversas variedades francesas plantadas no local, com destaque para os vinhos da uva Syrah.

Em 2017, foi iniciada a produção de azeite, sendo que na propriedade ainda há plantações de café e macadâmia que devem ser exploradas futuramente.

A Guaspari enquadra-se no conceito de vinícola butique, já que é comandada por uma família e produz vinhos que expressam a paixão do produtor, buscando equilibrar a acidez e o álcool. Além disso, trata-se de uma produção pequena e com alto padrão de qualidade – em 2016 foram 90 mil garrafas.

A Visita à Vinícola Guaspari

Se você, assim como eu, adora esse tipo de passeio e ficou interessado em visitar a vinícola Guaspari, saiba que o tour começou em março deste ano e tem feito MUITO sucesso. Como eu queria fazer a visita no feriado, liguei com quase dois meses de antecedência e já peguei os últimos lugares disponíveis, então é preciso se organizar, pois o número de visitantes é limitado. Para agendar a visita, é só mandar um e-mail para eles (link no fim do texto).

O tour custa 125 reais por pessoa, dura aproximadamente duas horas e inclui a prova de quatro vinhos, um azeite, além de água, queijos e pães. Atualmente eles oferecem visitas aos sábados ou domingos, às 10:30 ou às 14:30. Optei pela degustação da tarde e foi uma ótima pedida!

A experiência começa com as boas-vindas da equipe, com direito a uma mesinha de café, água e biscoitinhos. Quem nos acompanhou durante o tour foi o enólogo João Felipe Pedroso e eu adorei a maneira como ele conduziu a visita.

Após as apresentações iniciais, subimos em um caminhão e partimos para conhecer os vinhedos. Até por isso a visita é limitada, seria muito ruim se o número de pessoas fosse muito grande.

Nesse ponto do passeio, o enólogo nos explicou que a colheita das uvas é manual e feita no inverno, na madrugada dos meses de junho, julho e agosto. Para que isso fosse possível, já que a vindima na maioria das regiões produtoras ocorre no verão, foi utilizada uma tecnologia desenvolvida por um pesquisador brasileiro radicado em Bordeaux. A técnica da dupla poda prevê dois manejos de terra, com os cortes das videiras ocorrendo em agosto e janeiro.

A insolação, a ausência de chuvas e a amplitude térmica, com média de 10 a 12 graus centígrados, contribuem para o sucesso do trabalho nesta região do início da Serra da Mantiqueira. São 160 funcionários no total, com grande parte da mão de obra local, sendo que 70 deles trabalham diretamente no campo.

Depois do tour pela plantação, voltamos para as instalações da vinícola e visitamos as salas de tanques e de barricas, além da cave de garrafas e da sala onde os vinhos são engarrafados e rotulados. Há alguns tanques de inox e dois ovos de concreto da Borgonha, que estão sendo utilizados na produção de vinhos brancos.

Cem por cento das barricas de carvalho utilizadas são francesas, de três produtores diferentes. Como em outras vinícolas de alto padrão, elas são utilizadas no máximo por quatro vezes para envelhecimento dos vinhos.

A degustação

Por fim, chegou o momento mais esperado: a hora de beber os vinhos! 🥂🍷 Antes de começar a degustação é passado um filminho bem legal sobre a vinícola Guaspari, que não dura muito mais do que 5 minutos.

Como o nosso guia já havia dito, o enólogo chefe é americano e trabalhou, além do velho mundo, por quinze anos em Napa Valley, na Robert Mondavi, antes de desembarcar por aqui. Já o agrônomo que comanda a equipe é português, da região do Douro. Por fim, o enólogo que fica no campo é chileno. Com essa rica mistura dá pra ver o porquê do sucesso, né?

Degustamos os seguintes vinhos: Vale da Pedra branco 2015, Guaspari Rosé 2016, Vale da Pedra tinto 2015 e Vista da Mata 2014. O vinho branco é um Sauvignon Blanc, o primeiro tinto é um Syrah e o último é um corte de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, apesar da vinícola normalmente produzir varietais.

Recebemos o mapa da propriedade que eu inseri acima e um caderninho ótimo para anotações sobre a prova, além de possuir várias informações úteis. Adoro esses mimos!!

Ao final, há uma pesquisa de satisfação (opcional), além da ficha que informa os valores de cada garrafa disponível para compra. Depois de preenchida, você pode continuar a tomar os seus vinhos enquanto o staff prepara o pedido. Bem organizado!

O único ponto negativo – mas que já está sendo solucionado – é que não há local para degustação dos vinhos que não estão no menu da degustação. De acordo com o João, a Guaspari já está reformando uma área da vinícola para acomodar um bar que permitirá aos visitantes fazer provas de vinhos.

O resultado da visita não podia ter sido melhor, foi muito acima das expectativas, fora que a propriedade é um charme! Mal posso esperar pela ampliação dos negócios e torço muito para uma pousadinha por lá, vai ser espetacular!

Como chegar na Vinícola Guaspari

A Guaspari está localizada na Rua Pedro Ferrari, 300, no município de Espírito Santo do Pinhal, a aproximadamente 200 quilômetros de São Paulo. Se quiser programar sua rota, clique aqui para acessar o Google Maps, que foi o app que utilizamos para nos guiar.

Éramos dois casais, alugamos um carro e a viagem foi super tranquila! Levamos pouco mais de 2 horas até o destino desde a capital paulista, mas já aviso que vão ser 4 pedágios até lá, então preparem o bolso! 💸💸

Dica de restaurante e hospedagem

Quando agendei a visita, pedi sugestões para a Fabiana, do setor de Enoturismo da Guaspari, a respeito de hotéis e restaurantes próximos, pois beber e dirigir é uma combinação arriscada e nós queríamos ficar bem relaxados. Ela nos indicou quatro opções de hospedagem e um restaurante.

Optamos pela pousada Recanto Serra Nascente do Sol  e nossa estada foi ótima, com destaque para o staff simpaticíssimo que nos ofereceu, além do café da manhã incluído na diária, um “chá da tarde” com café e bolinhos deliciosos! Super recomendo! Há piscina e academia disponíveis, mas eu confesso que fui vencida pela preguiça e dormi até a hora de ir para o café ☕️

Para o jantar da noite de sábado, seguimos a dica e reservamos uma mesa na Opção Trattoria, no centrinho da cidade. Dica importante: o restaurante tem um acordo com a vinícola e caso você queira levar os vinhos adquiridos, eles não cobram a taxa de rolha da primeira garrafa. A carta também oferece boas opções e acabamos provando um outro vinho Paulista bem gostoso. Estava tudo uma delícia – com destaque para o cordeiro que o marido pediu 😋 – e fechamos o restaurante, carioca é mesmo um povo animado, ainda mais quando a comida e a bebida são boas, né? 🍷😃

Quer mais dicas de vinícolas no Brasil? Leia também os posts dos blogs amigos:

Para reservar entre em contato pelo enoturismo@vinicolaguaspari.com.br.