Ícone do site Travel Tips Brasil

Vinícolas no Douro: passeios imperdíveis em Portugal

vinicolas-no-douro

Você é amante de vinhos como nós? Então, tenho certeza que vai gostar de saber mais sobre as vinícolas no Douro, em Portugal! Nesse post, separei 4 passeios imperdíveis para você aproveitar e degustar excelentes vinhos!

Esse post é parte do Projeto de Blogagem Coletiva 8on8, cujo tema de setembro é ‘rio’, por isso escolhi compartilhar essas vinícolas que se desenvolveram à beira de um dos mais famosos rios da Europa, o Rio Douro.

Você também pode se interessar por:

Vinícolas no Douro – passeios

Escolhi meus passeios tendo em vista os vinhos que eu mais gostava antes de viajar para o local. Portanto, procurei reservar algumas vinícolas no Douro, para conhecer de perto a produção local.

Quinta do Bomfim

A Quinta do Bomfim pertence ao grupo Prats & Symington e foi uma vinícola que não agendamos a visita. Fomos ao restaurante que tem uma bela vista para os vinhedos. Optamos por fazer a degustação no restaurante e aproveitar para comprar alguns vinhos na loja.

Como ela faz parte de um grupo grande, é possível comprar vinhos bastante conhecidos como Chryseia e Post Scriptum.

Lá também é possível agendar visitas e degustações, para mais informações entre em contato pelo e-mail: quintadobomfim@symington.com

Wine & Soul

A Wine & Soul tem vinhos muito renomados e de destaque, portanto, não poderia ficar de fora da minha viagem! Essa eu fiz questão de agendar a visita com degustação e foi maravilhoso! Para quem gosta de vinhos, recomendo o Pintas Character e o Manoella, pois são ótimos! Gostamos muito do azeite da propriedade também.

Também é importante destacar que tivemos dificuldade em contactar a vinícola diretamente, mas agendamos pelo nosso hotel e pagamos 30 euros com a degustação standard que incluía os vinhos abaixo:

Quinta da Casa Amarela

Não podia deixar de incluir a visita mais simpática que fizemos das vinícolas no Douro nesse post! Eu já conhecia os vinhos da Quinta da Casa Amarela, antes de viajar. Não fiz reserva, mas vi que estávamos passando pela propriedade familiar, assim que saímos da Quinta do Vallado, que falarei a seguir.

Então, sugeri à minha família pararmos e tentarmos conhecer. Só que a vinícola é bem familiar mesmo e estava tudo fechado! Até que surgiu uma pessoa, perguntando o que estávamos fazendo ali e, eu falei meio sem graça, que éramos do Brasil e gostávamos muito dos vinhos de lá, por isso fomos até a vinícola.

Logo apareceu o dono, o Gil Regueiro e nos recebeu com uma simpatia e atenção incríveis! Nos mostrou os locais de produção e logo organizou uma degustação! É ou não é um privilégio?

Não faça como a gente e conte com a sorte, reserve através do e-mail: quinta@quinta-casa-amarela.com que eu tenho certeza que o simpático Gil te receberá muito bem!

Quinta do Vallado

Na Quinta do Vallado optamos por fazer a visita guiada com degustação e depois almoçar por lá mesmo. Os grupos de visita são guiados nos idiomas inglês e português e tem a duração aproximada de 1h15m. Agendamos previamente, à época (novembro 2019) custou 25 euros com a degustação de 5 vinhos.

Posso dizer que essa vinícola, foi a mais turística que fui. Um esquema bem organizado, com bastante infraestrutura de atendimento, com nenhuma cara de vinícola familiar. Ou seja, bem, diferente da Quinta da Casa Amarela que falei anteriormente.

Na visita passeamos pelos vinhedos e caves para depois, chegarmos nessa sala de degustação abaixo:

Depois da visita seguimos para o restaurante, que é pequeno. Por isso é recomendável que se faça reserva antecipadamente. A comida estava deliciosa!

Para reservar visitas ou outras atividades, entre em contato pelo em-mail reservas@quintadovallado.com

Vinícolas no Douro – onde ficar e como chegar

Nós começamos a nossa viagem pelo Porto e de lá seguimos de carro para a região do Douro onde nos hospedamos. Para quem dirige é bem fácil se locomover por Portugal, as estradas são muito boas!

Optamos por ficar em um hotel na cidade de Lamego, mas você pode procurar também em outras cidades próximas como Peso da Régua. Entre o Porto e essas cidades, você leva por volta de 1h25m de carro.

Nos hospedamos no Hotel Lamego e foi uma delícia! Logo no check-in, eles nos entregaram uma planilha com sugestões de várias atividades para fazer na região, não somente ligadas ao enoturismo e também nos ajudaram com algumas reservas de vinícolas. Além disso, o café da manhã era ótimo e o restaurante super simpático!

Se você curtiu esse post, leia também sobre outros rios pelo mundo nos blogs amigos:

Mulher Casada Viaja – Cruzeiro no Rio Nilo, esse gigante 

Destinos Por Onde Andei… – Passeio de barco pelo Vale do Douro, Portugal

Chicas Lokas na Estrada – Encontro das Águas em Manaus 

Viajante Econômica – City tour de barco em Frankfurt am Main 

Entre Mochilas e Malinhas – Onde nasce o rio Tietê: Parque Nascentes em Salesópolis 

Let’s Fly Away – Rafting no Jalapão: o Rio Novo e a Cachoeira da Velha [8on8]

   
Sair da versão mobile