Ícone do site Travel Tips Brasil

Vinícolas em Mendoza: 7 passeios imperdíveis

vinicolas-em-mendoza

Você curte vinho? Está procurando o que fazer em Mendoza? Estivemos lá em 2016 por uma semana e fechamos todas as visitas através de uma guia. Para nós funcionou muito bem esse esquema, pois além de ter motorista para fazer o translado entre o hotel e as vinícolas, a guia nos ajudou fazendo companhia pro meu filho de 4 anos, enquanto estávamos nas degustações. 😊

Confira também outros posts sobre Enoturismo

Vinícolas em Mendoza – Planejamento

Notamos que um ponto diferente entre Mendoza e Napa é que na Argentina é muito recomendável reservar com antecedência a visita. Quando estive em Napa, em 2012, fomos parando e visitando, sem ter feito reserva alguma, é claro que algumas vinícolas só é possível visitar com reserva, mas não é a maioria.

Fizemos o contato com a guia Andrea algumas semanas antes de embarcarmos, ela fala português e nos perguntou se tínhamos preferências. A programação foi toda baseada nos nossos pedidos, além de algumas sugestões feitas por ela (muito boas, por sinal).

Na hora de decidir o que fazer em Mendoza, acabamos fugindo de algumas vinícolas muito grandes, como a Catena Zapata, por exemplo. Mas, por dica da Andrea, fomos almoçar na El Enemigo do Alejandro Vigil, enólogo chefe da Catena, um dos grandes nomes da enologia da América do Sul!

Selecionamos as vinícolas que curtimos mais para falar um pouco da nossa experiência em cada uma.

Vinícolas em Mendoza

El Enemigo

Como falamos acima, a El Enemigo é o projeto do Alejandro Vigil, enólogo da Catena, junto com a Adrianna Catena. E essa sugestão acabou entrando no nosso primeiro dia para almoço. Chegamos à vinícola e fomos com um grupo para uma visita guiada. O lugar é bem bonito e a visita foi focada mais na história do lugar e planos futuros que especificamente em processo de produção.

Depois, sentamos em uma mesa na varanda para almoçar. O menu é fixo e você pode escolher diferentes tipos de degustação dos vinhos para acompanhar a refeição. Para nossa sorte, o próprio Alejandro estava no dia e ele é super simpático. Veio à nossa mesa algumas vezes e explicou sobre os vinhos e seus processos de produção de uma maneira super simples, enquanto escrevia no nosso jogo americano de papel (foto abaixo). Muito legal! Definitivamente, o ponto alto do passeio!

Achaval-Ferrer

Os vinhos da Achaval-Ferrer dispensam apresentações, são vinhos especiais mesmo na sua linha mais básica. Nosso segundo dia começou nessa vinícola, às 10h da manhã. Pode parecer estranho, mas acabamos marcando 2 ou 3 degustações por dia, então alguns dias começamos cedo mesmo. Afinal, em algum lugar do mundo já é meio-dia, né? 😉😬

Os vinhos degustados foram esses rótulos abaixo que incluem os mais especiais. Foi uma degustação bem padrão, em uma mesa com um grupo pequeno e apresentação da vinícola e dos vinhos. Eles produzem alguns varietais em pequeníssima escala que não estão disponíveis para prova e só vendem lá. Trouxemos um syrah excelente! O vinho de sobremesa deles feito com malbec vale à pena também.

Viña Cobos

A Viña Cobos além de se destacar pela qualidade dos vinhos, ficou na nossa memória pelo atendimento muito gentil! Fizemos uma visita guiada pela propriedade – as visitas são bem parecidas, mas é legal ver as diferenças entre os estabelecimentos – e depois sentamos no salão principal (à esquerda na imagem acima) para a degustação.

Por sugestão de quem nos atendeu, eu peguei a mais cara e minha mãe uma mais barata, assim a gente teve a oportunidade de conhecer mais rótulos da carta deles. Acabamos levando os vinhos ícones que nas lojas especializadas na Argentina cheguei a ver pelo triplo do preço depois!

Vai para Mendoza? Encontre seu hotel aqui.

Mendel

A Mendel entrou no nosso roteiro de vinícolas em Mendoza por sugestão da minha prima – que também é apaixonada por vinhos – e foi uma ótima surpresa! A propriedade é bem pequena, os processos bem manuais e a degustação foi exclusiva com um atendimento bem atencioso.

Visitamos a vinícola antes da degustação, e pudemos ver os rótulos das garrafas sendo colados manualmente! Além disso, a responsável pelo nosso atendimento ainda nos serviu o vinho mais especial da carta que não estava incluído na degustação, o que foi bom, pois acabamos levando uma garrafa. 🍷😍

O Fournier

A O Fournier além de famosa pela alta qualidade de seus vinhos e também conhecida pela arquitetura da sua vinícola. Fomos para almoçar, mas aproveitamos para fazer uma visita guiada pela propriedade que é bem bonita! O atendimento não foi nada especial, mas a comida estava muito boa e a vista do restaurante é maravilhosa!

Um dos pontos altos da visita é essa sala com os barris de vinho. É belíssima, concordam?

Susana Balbo


A Susana Balbo é uma enóloga de destaque na Argentina e tem vinhos bem conhecidos aqui no Brasil – a linha Crios, por exemplo. Fomos para almoçar sem visita guiada.

A comida estava boa, nada especial, mas o lugar é bem bonito! Ficamos um pouco por lá passeando entre os vinhedos e neste enorme jardim da foto. Acredito que uma degustação de vinhos mais especiais seja uma pedida melhor.

Pulenta Estate

Uma das nossas preferidas com certeza foi a Pulenta. A visita foi ótima, começando com uma taça de vinho branco na temperatura ideal para quebrar o gelo.

Passeamos pela propriedade e acabamos a visita em uma sala no subsolo toda com paredes de vidro e uma mesa de degustação no centro. Um lugar bem interessante, olha só:

Os vinhos são excelentes mesmo a linha de entrada. Ou seja, é uma boa vinícola para levar alguns rótulos para casa.

Onde comer em Mendoza

Para fechar esse -post com foco nas vinícolas em Mendoza, vou deixar uma dica de restaurante que eu gostei bastante na  cidade, o Azafran Resto.

Azafran Resto

Foto do site do restaurante

Esse restaurante é super recomendado, mas é necessário fazer reserva! Essa foto acima é do site deles e mostra a adega com uma mesa interna.

Lá, você pode escolher direto a garrafa que quiser para acompanhar a comida. Bem legal! Só é bom destacar que essa sala é climatizada, então, pode ser bem frio para passar toda a refeição aí.

Programando uma viagem para Mendoza? Então, Veja as dicas de programas do que fazer em dois dias do blog Destinos e Afins.

Se a idéia é esticar a viagem, então veja as dicas do que visitar em Buenos Aires do blog Caminhos me Levem.

Links úteis:

 

   
Sair da versão mobile