Ícone do site Travel Tips Brasil

Viagem dos Sonhos – para se inspirar e viajar de casa

Todo mundo tem aquela viagem dos sonhos, não é mesmo? Qual é a sua? A minha lista de destinos que tenho vontade de conhecer só aumenta! E nesse post já que não posso pensar ainda em sair de casa, separei algumas de blogueiras amigas.

O tema de junho do projeto de blogagem coletiva 8on8 é “8 Viagens que me fizeram sonhar” e eu destaquei 2 destinos de 4 blogs diferentes, para viajar em casa e sonhar com uma viagem no futuro.

Tá em casa e quer dicas para esse período? Leia também:

Viagem dos sonhos – África

Chefchaouen Cidade Azul – Marrocos

O artigo da Ruthia, do blog O Berço do Mundo, sobre Chefchaouen Cidade Azul me deixou com muita vontade de conhecer essa cidade que fica entre as montanhas do Rif.

Encantada com as cores de Chefchaouen, registradas pela Ruthia do Berço do Mundo

O Marrocos é um país que passei de passagem em uma parada de cruzeiro, em Casablanca, mas que não conheço e, para ser sincera, nunca me deu muita curiosidade.

Até ler alguns posts da Ruthia, nossa amiga portuguesa que já rodou bastante por lá e nos mostra o quão bonito e interessante é esse lugar. Eu, como adoro fotografar, já fiquei me imaginando nessas ruelas cercadas de diversos tons de azuis, perdida com a minhas fotos.

Este mar de azul que me prendeu ao local, pode ser explicado por diversas razões, como nos conta a Ruthia.

Li várias teorias, que vão do “serve para proporcionar frescura nos meses de Verão” ao “representam as águas do Mediterrâneo”. Pelo meio, versões muito distintas. Servem para afastar os mosquitos. São uma homenagem às águas de Ras el-Maa, que abastece a aldeia. Foram uma moda iniciada pelos judeus sefarditas, que usavam a “cor do paraíso” para manterem o foco no espiritual. Ou é simplesmente uma opção estética, que o turismo aproveitou de forma sublime.

Além de me inspirar com o lado estético, também fiquei curiosa pela diferença cultural, pois acredito que destinos assim nos tragam um grande enriquecimento pessoal. É conhecendo realidades diferentes da sua que você começa a ver o mundo de outra forma, ampliando seus horizontes.

África do Sul

A África do Sul é um destino que primeiro me chamou a atenção por causa dos vinhos. Então, quando pensei em planejar uma viagem para lá, já estava pensando com foco no enoturismo. Qual não foi a minha surpresa ao ler a experiência da Analuiza do Espiando pelo mundo e me encantar com o relato dela de um passeio por Franschhoek na África do Sul.

Olha que lugar simpático é Franschhoek na África do Sul! Adorei o registro da Analuiza!

Por dentro ela é tão graciosa quanto por fora e muito acolhedora! Teto de madeira intricado, extraordinário. Aliás, a pequena igreja, desprovida de adornos ou imagens, tem muita madeira clara e possui iluminação natural, fazendo dela um ambiente muito agradável.

Eu adoro essas cidades pequenas que tem vários cantinhos interessantes! E vocês? Já fiquei mais curiosa para conhecer a África do Sul.

Viagem dos sonhos – Europa

Irlanda – falésias de Moher e Galway

A Irlanda está na minha lista de destinos há tempos, mas ainda não tive oportunidade de ir. Lendo o post sobre as falésias de Moher e Galway do blog O Berço do Mundo, fiquei ainda mais inspirada a conhecer.

Paisagem incrível registrada pela Ruthia do Berço do Mundo

As belas paisagens irlandesas me encantam principalmente porque adoro fotografar a natureza. Já me imagino no alto desse penhasco, apreciando a beleza natural do lugar.

A pequena e artística Galway é um bom ponto de partida para explorar esta costa ocidental. Ali perto ficam as ilhas Aran, onde os 1200 habitantes falam sobretudo gaélico irlandês. E ainda as falésias de Moher, a região de Burren e o Parque Nacional Connemara, com três mil hectares de pastagens, florestas, pântanos e montanhas, túmulos megalíticos e um cemitério do século XIX.

A própria cidade é muito animada, com eventos como o St. Patrick’s Day (Março), as corridas de Galway (Verão), o Festival das Ostras (Setembro), o Festival de Jazz, o Festival de Comédia ou o Halloween (Outubro). Por algum motivo lhe chamam “Festival City”.

Gostei de saber dos festivais e programas culturais que acontecem por lá e com certeza essa é uma viagem dos sonhos para mim.

Zaanse Schans – Holanda

No post o que fazer em Amsterdam eu conto da minha experiência em uma das cidades que mais gostei de visitar! Quando vi que a Cecília do Viajante Econômica falou sobre Zaanse Schans: o melhor bate-volta de Amsterdam não tive dúvidas que tenho muitos motivos para explorar mais a Holanda!

Olha que lugar simpático! Como eu adoro Amsterdam, já fiquei com vontade de voltar e conhecer Zaanse Schans

Quer uma sugestão de bate-volta de Amsterdam inesquecível? Pegue um transporte público e vá conhecer a pequena Zaanse Schans, uma vila de moinhos de vento nos arredores da cidade, que parece aquela Holanda dos calendários. A paisagem é muito fofa.

Além dessa bela paisagem, a Cecília destacou os moinhos e uma fábrica de tamancos, aqueles bem tradicionais holandeses. Deve ser um belo passeio!

Moscou

Como eu adoro visitar igrejas e catedrais, o relato da Analuiza sobre a Catedral do Cristo Salvador em Moscou me deixou com muita vontade de visitar Moscou.

De fachada muito branca adornada por cinco cúpulas douradas, a Catedral do Cristo Salvador (em russo Хра́м Христа́ Спаси́теля) é, em minha opinião, um dos mais bonitos templos religiosos da capital russa. Localizada à margem norte do Rio Moscou, a catedral é realmente extraordinária!

Belo clique da catedral feito pela Analuiza! Adorei essa composição com a ponte.

A Rússia é um país que eu penso bastante em conhecer, pois como gosto de arquitetura, vejo muita coisa relacionada que deve ser bem impactante ao vivo.

Viagem dos sonhos – Ásia

Safari no Deserto

Uma das paisagens que me encantam toda vez que vejo em fotos são os desertos! As fotografias nas dunas de areia são sempre incríveis, alguém concorda comigo? Por essa razão, escolhi como inspiração o post sobre o Safari no deserto de Dubai que a Lulu do Let’s Fly Away escreveu.

Amo fotos de desertos! Esse clique da Lulu do Let’s Fly Away tá belíssimo!

Uma coisa que me surpreendeu foi a areia das dunas. Era avermelhada e fina, mas não grudava no corpo. Totalmente diferente de areia de praia e das dunas nordestinas.

Achei super interessante essa colocação da Lulu sobre a areia do deserto e a percepção sobre a diferença das dunas em lugares distintos. Preciso conhecer os dois e, é claro, fotografar muito!

Tóquio – Japão

O Japão é um país que eu morro de vontade de conhecer. Ainda não tive essa oportunidade, é uma viagem longa e cara, mas está na minha lista de desejos. Não preciso de muito para me convencer que adorarei quando for, mas a Lulu destacou 15 atrações imperdíveis em Tóquio no seu blog e eu fiquei mais curiosa ainda!

Os templos e castelos japoneses são lindíssimos! Cheios de detalhes e cores, são uma das atrações que terei vontade de visitar.

Lindo registro do Templo Senso-ji feito pela Lulu do Let’s Fly Away

O que fazer em Tóquio… comer comida japonesa, claro! Falando em comida, não deixe de ir a uma restaurante no estilo kaiten.

A Lulu também destacou a comida japonesa, que eu amo, mas desconfio que seja bem diferente da que a gente come no ocidente. Já vi alguns restaurantes no estilo kaiten aqui no Brasil, mesmo, entretanto, é legal vivenciar a cultura local. Esse é um dos maiores prazeres para mim em viagens.

Visitar o Japão é, sem dúvida, uma viagem dos sonhos que eu espero que não demore para acontecer!

Viagem dos sonhos – América do Sul

Serra Gaúcha

De carro alugado pela Serra Gaúcha foi o post escrito pela Cecília do Viajante Econômica que só reforçou o quanto eu estou devendo para mim mesma essa viagem ao sul do país! Logo eu que adoro vinho, adoro visitar vinícolas, ainda não consegui conhecer a nossa região de vinhos de maior destaque.

Agora temos produção vitivinícola em outros lugares do Brasil, a Marcela visitou a Vinícola Guaspari , em São Paulo, que produz excelentes vinhos, e eu ainda não planejei nenhuma viagem para beber vinho aqui. Ou seja, é hora de botar na lista de prioridades para já!

No primeiro dia, optamos por conhecer o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Já de carro trocado, seguimos pela BR 453 para conhecer aquela região belíssima. Nossa primeira parada foi a Vinícola Torcello, no início da Estrada do Vinho. Uma vinícola pequena com vinhos deliciosos. Fizemos o enotur de conhecimento e degustação e aprovamos.

Belas uvas na Serra Gaúcha, um registro da Cecília que já me deixou com vontade de ir pro sul.

Participaram comigo do Projeto 8 on 8 de blogagem coletiva, no mês de junho, os blogs amigos:

   
Sair da versão mobile