Ícone do site Travel Tips Brasil

3 Trilhas em Niterói – belezas naturais na nossa cidade

trilhas-em-niteroi

Uma das atividades que eu mais curto fazer são as trilhas em Niterói. Aproveitando que agora não podemos viajar e a quarentena está flexibilizando um pouco, essa é uma boa hora para passear por nossa cidade.

Por essa razão, o tema do mês de agosto do projeto 8on8 de blogagem coletiva é motivos para turistar onde eu moro. E, em Niterói, um dos maiores motivos são as belezas naturais!

Você pode ser interessar por:

Trilhas em Niterói

Desde que comecei a treinar para corrida de trilha por causa da XC Run Búzios, comecei a correr por algumas das trilhas de Niterói. Antes disso, nunca tinha pensado em explorar essa característica da minha cidade.

Nesse post separei algumas trilhas que curto fazer na minha cidade, que são lugares bem especiais que nem parecem que ficam tão perto de um centro urbano.

Trilha do Morro das Andorinhas

A primeira trilha que corri em Niterói foi a Trilha do Morro das Andorinhas. Como treinamos todo domingo em Itacoatiara, aproveitamos para sair de lá, ir correndo até a entrada da trilha e subir até o ponto mais alto.

A Trilha começa próxima à igreja de Itaipú:

Do ponto mais alto é possível ter uma bela vista da Praia de Itacoatiara, oposta à pedra do Costão, que falarei a seguir.

Essa trilha é bastante movimentada e é tranquila para ir andando ou trotando dependendo da capacidade física de cada pessoa. É um lugar que as crianças podem ir também, pois o nível de dificuldade é baixo. É bem bonito e esse contato com a natureza é maravilhoso!

Costão de Itacoatiara

Uma das trilhas em Niterói mais concorridas é sem dúvida a do Costão de Itacoatiara. Como eu disse anteriormente, eu corro todo domingo no bairro e, com o passar dos anos, só vejo a fila para entrar na trilha aumentar.

Essa trilha sobe até a encosta do morro que delimita um dos lados da Praia de Itacoatiara, a minha favorita da cidade. E a vista é linda! Eu só subi uma vez e ainda estava nublado, mas mesmo assim não foi motivo para não apreciar a beleza:

A entrada para a Trilha do Costão é controlada e costuma ficar com bastante fila nos finais de semana. Por isso, se for possível, planeje o passeio durante a semana que é bem mais tranquilo! A entrada fica na Rua dos Cravos e é onde também começa a Trilha do Bananal.

Cantagalo

A trilha do Cantagalo é a trilha com a vista mais bonita que eu já fiz aqui em Niterói. Um amigo sempre faz e eu ficava babando nas fotos que ele tirava do alto.

Por isso, essa semana combinei com ele de conhecer a trilha e foi muito legal. Foram 10k com 423m de ganho de altitude. Não considero uma trilha muito fácil, pois tem muita subida e no fim para chegarmos ao topo tem que subir em pedra. Mas dá pra fazer tranquilamente.

Saímos da DPO da Vila Progresso e fizemos o percurso acima.

Nunca tinha usado bastão de trilha, mas achei muito útil para auxiliar no equilíbrio. A trilha é bem aberta de modo geral:

A gente aproveitou para correr um pouco nas partes mais planas e nas descidas, mas é possível caminhar o percurso todo. A recompensa é uma vista de tirar o fôlego que já tinha ficado para trás no meio do caminho. 😂

Nem preciso dizer que adoro esse contato com a natureza e cada treino desse faz o dia especial. E você? Gosta de turistar na sua cidade? O que você mais gosta de fazer?

Leia sobre o que as amigas blogueiras falam de turistar em suas cidades:

Let’s Fly Away – O que fazer em Botafogo. 8 motivos para turistar no Rio de Janeiro [8on8] 

Chicas Lokas na Estrada – 8 motivos para turistar no Rio de Janeiro 

Destinos por onde andei…8 motivos para se apaixonar por BH

Viajante Econômica Baixada Santista: o que fazer no Guarujá 

   
Sair da versão mobile