Ícone do site Travel Tips Brasil

Serra da Estrela Portugal – uma visita imperdível

Serra-da-estrela-portugal

Na minha última viagem a Portugal fiz questão de incluir no roteiro a Serra da Estrela. Uma das belezas naturais de Portugal continental, a Serra da Estrela é um lindo lugar que merece entrar no planejamento de viagem. Nesse post falarei sobre a minha experiência de hospedagem e como encaixamos esse ponto no Roteiro Portugal. 

Esse post é parte do projeto de blogagem coletiva 8on8, cujo tema do mês de maio é “adoraria visitar de novo”. Como acabei ficando pouco tempo na Serra da Estrela e me encantei com o lugar, com certeza gostaria de voltar e explorar mais.

Vai para Portugal? Leia também:

Como chegar na Serra da Estrela Portugal

Na nossa última viagem a Portugal, saímos do Porto, seguimos para a região vitivinícola do Douro (nos hospedamos em Lamego) e encaixamos uma noite na Serra da Estrela antes de chegarmos em Évora (veja nossas dicas de vinícolas no Alentejo). A viagem de carro até a Serra da Estrela durou em torno de 2h20m.

Para o nosso roteiro Portugal e Espanha, optamos por alugar um carro para facilitar o deslocamento. Sugerimos cotar com a Rent Cars, pois eles oferecem cotações de diferentes locadoras e é sempre fácil de achar um carro que esteja dentro do que você precisa.

Para visitar a Serra da Estrela acredito que um carro alugado seja a melhor opção para que você possa subir até o cume e visitar a torre que lá se encontra. Pra nós deu super certo!

Entretanto, é bom frisar que para chegar ao topo, passamos por vias bem estreitas e já quase chegando ao cume, a visibilidade estava comprometida por uma forte neblina.

Temos uma playlist sobre Portugal no nosso canal do Youtube! Veja mais dicas e assine!

Quanto tempo passar na Serra da Estrela?

Nossa passagem pela Serra da Estrela Portugal foi rápida, ficamos apenas uma noite. Mas achei tão bonito, que gostaria de voltar e aproveitar por mais tempo.

Eu acho que a região é bem rica de atrativos, então não tem muita regra sobre quantos dias ficar. Dá pra passar uma noite e conhecer rapidamente o cume e a torre, como fizemos. Ou passar alguns dias e aproveitar o entorno. Durante o inverno, tem a possibilidade da prática de esqui pois existe uma estação.

Nós estivemos lá no início de novembro e já pegamos uma paisagem nevada, mas a estação de esqui ainda estava fechada.

Foi interessante observar como a paisagem muda em poucos quilômetros de estrada, pois vamos ficando a uma altitude cada vez maior.

Para quem faz apenas o bate-volta, no cume tem um restaurante, comida simples e gostosa, que deixou nosso passeio mais agradável e delicioso. Foi ótimo entrar nesse ambiente quente, comer enquanto tomávamos um bom vinho português!

Ao lado do restaurante tem o Centro Comercial da Torre que é um “mini mercado” com espaços de produtores e vendedores locais que vale a visita! Compramos bons queijos e embutidos para levar:

Quer passear mais com a gente? Veja nosso video no Youtube

Onde se hospedar?

Decidimos subir para o cume pelo lado de da cidade de Covilhã, portanto escolhemos uma acomodação que ficava em um ponto mais próximo ao ponto mais alto de Portugal continental. Passamos uma noite na Pousada da Serra da Estrela e adoramos o local!

Um dos pontos altos da nossa hospedagem foi relaxar nessa piscina aquecida interna, que tinha jacuzzis nos degraus das bordas, uma delícia!

Esse hotel fica em um prédio histórico que foi reformado e fica no caminho entre Covilhã e o cume da Serra da Estrela. Ele é super confortável e aconchegante. Como ele fica mais isolado, a gente acabou fazendo as refeições lá e foi tudo ótimo! Por fim, achei toda a experiência agradável e recomendo a hospedagem.

Quer outras opções de hospedagem? Tem outras em Covilhã! 

Se você está planejando uma viagem para Portugal, leia nossas dicas de onde ficar em Lisboa

Projeto 8on8

Links úteis:

 

 

   
Sair da versão mobile