As Ruínas de Tulum são um dos destinos mais fascinantes do México. Elas estão localizadas na costa leste da Península de Yucatán e oferecem uma visão única da história antiga unida a beleza natural. Com suas impressionantes construções maias e localização à beira-mar, as ruínas de Tulum são um lugar de beleza ímpar.
Este artigo é parte da blogagem coletiva 8 on 8, cujo tema de fevereiro é “passeio em …” Então, optamos por falar sobre a nossa experiencia nas ruinas de Tulum, destacando dicas úteis para voce aproveitar ao máximo sua visita.
Você pode se interessar por:
- Cruzeiro de natal 2022 – California e México
- Hotel Review – Unico 20º 87º Riviera Maya
- O que fazer em San Diego para umas férias inesquecíveis
As Ruínas de Tulum e sua história
Localizadas no estado mexicano de Quintana Roo, as ruínas de Tulum são um tesouro arqueológico que remonta ao período pós-clássico da civilização maia. Essas ruínas foram construídas entre os séculos XIII e XV e serviram como um importante centro comercial e religioso para os maias. O local é cercado por uma muralha de pedra e está estrategicamente situado em um penhasco à beira-mar, com uma vista privilegiada do Mar do Caribe.
Durante o período pós-clássico, esse povoado serviu como um importante porto comercial, onde os maias negociavam com outras civilizações da época. Também foi um local com um papel significativo no culto religioso dos maias, com templos e altares dedicados aos seus deuses.
No entanto, com a chegada dos colonizadores espanhóis no século XVI, as ruínas de Tulum foram abandonadas e caíram no esquecimento. Foi somente no século XX que as ruínas foram redescobertas e começaram a ser restauradas e preservadas. Hoje, as ruínas de Tulum são uma das atrações turísticas mais populares do México, fiquei bastante impressionada com a quantidade de visitantes!
Uma das características mais impressionantes das ruínas de Tulum é a sua arquitetura. As construções maias são conhecidas por sua precisão e engenhosidade. As ruínas são cercadas por uma muralha de pedra, que servia para proteger o local de possíveis invasões. Eles também utilizavam artifícios construtivos para sinalizar as diferentes épocas do ano (soltícios) através de orifícios em suas edificações.
As ruínas de Tulum desempenharam um papel significativo na cultura maia e continuam a ser um símbolo importante da história do México. Essas ruínas são um testemunho do conhecimento avançado dos maias em termos de arquitetura, astronomia e desenvolvimento urbano. Além disso, as ruínas de Tulum também são um lembrete da rica herança cultural das civilizações pré-colombianas. E como podemos notar, estão muito bem preservadas. Há anos atrás era possível subir e andar nas construções, hoje todas estão cercadas.
Fique atento aos lagartos que estão por lá, pois são os únicos que caminham livremente pelas construções. 🙂
Opções de acomodação perto das ruínas de Tulum
Se você está planejando visitar as ruínas de Tulum, há várias opções de acomodação disponíveis nas proximidades. Você pode optar por ficar em um dos muitos hotéis localizados em Tulum Pueblo, que oferecem um acesso fácil às ruínas. Nós estávamos de carro alugado e foi rapidinho do nosso hotel Copal Tulum.
Nosso hotel não fica à beira-mar, pois quando pesquisamos sobre hospedagem descobrimos que alguns hotéis da região não contam com energia elétrica à noite. O nosso além de super confortável, era bonito e ainda tinha um apartamento grande com cozinha e uma piscina privada na varanda. Recomendo!
A Marcela já se hospedou no Unico e contou sua experiência nesse post: Hotel Review Unico 20º 87º Riviera Maya
Como chegar às ruínas de Tulum e melhores épocas para visitar
Como falei anteriormente, eu estava hospedada próxima às ruínas, a uma distância de 4 kms ou uns 10 minutos de carro. Mas bastante gente opta por fazer bate-volta de Cancun. Se você planejar a visita dessa forma e estiver de carro alugado, se programe para sair cedo, no local tem estacionamento (custou 150 pesos mexicanos), mas ao passar das horas chegam muitos ônibus de turismo. A viagem dura entre 1h30 e 2h.
Se não estiver de carro, pergunte em seu hotel sobre excursões para as ruínas, existem muitas opções inclusive de grupos de turismos grandes responsáveis pelos parque XCaret, por exemplo.
É conhecido que a melhor época para visitar as ruínas de Tulum é durante os meses de novembro a abril, quando o clima é mais ameno e há menos chances de chuva. Eu visitei em janeiro de 2024 e apesar de ser durante o inverno estava um dia bem quente!
No entanto, estava bem cheio de turistas quando eu fui, então você também pode considerar visitar as ruínas durante os meses de maio a outubro, que são considerados de baixa. Embora haja uma chance maior de chuva e engloba também a temporada de furacões.
Dicas para visitar as ruínas de Tulum
Ao planejar sua visita às ruínas de Tulum, aqui estão algumas dicas úteis para aproveitar ao máximo sua experiência:
- Chegue cedo: As ruínas tendem a ficar lotadas durante o dia, então chegar cedo permitirá que você explore o local com mais tranquilidade.
- Use roupas confortáveis e sapatos adequados: As ruínas envolvem caminhar por terrenos irregulares, então é importante usar sapatos confortáveis e roupas leves. Recomendo levar chapéu ou boné para se proteger do sol, pois no dia em que visitamos as ruínas o calor estava muito intenso e era inverno! Olha como estou suada na foto.
- Use protetor solar e repelente de insetos: Como as ruínas estão expostas ao sol e à vegetação, pode ser uma boa pedida proteger-se dos raios UV e dos insetos.
- Traga água e se achar necessário lanches: Não há opções de alimentação dentro do complexo, então é aconselhável trazer água e lanches para se manter hidratado e saciado durante a visita. Nós demoramos em torno de 1 hora na visita e não levamos nada. Não senti falta de comida, mas uma água cairia muito bem. Entre a área do estacionamento que tem lojas e a entrada das ruínas dá uma distância de aproximadamente 1km de caminhada.
- Contratar um guia é uma boa opção: Contratar um guia local pode enriquecer sua experiência, pois eles fornecem informações muito interessantes sobre a história e a cultura do local. Nós acabamos contratando no estacionamento mesmo uma guia particular só para nossa família (4 pessoas). O custo total com entradas incluídas foi de 1865,00 pesos mexicanos para os 4. A Maria, nossa guia, tornou nossa experiência muito mais interessante e agradável. Ela falava espanhol bem devagar e tinha imagens que complementavam as explicações. Sem o guia o visitante deve pagar 61,00 pesos mexicanos para ingressar na área federal do parque e 95,00 pesos mexicanos para a área das ruínas.
Conclusão
As ruínas de Tulum são um destino imperdível com sua rica história maia, arquitetura impressionante e localização privilegiada à beira-mar. Ao visitar as ruínas de Tulum, você terá a oportunidade de mergulhar na história antiga enquanto aprecia a beleza natural da região. Eu recomendo contratar um guia particular para o seu grupo, fez uma boa diferença na nossa experiência e acredito que aproveitamos mais do que se estivéssemos com um só guia para um grupo grande, como vi muitos por lá.
Olha só o video que a gente fez na visita:
View this post on Instagram
Gostou dessa dica de passeio em Cancun? Entao leia também as dicas dos blogs amigos:
Mulher Casada Viaja – Ilha de Bled: um passeio de barco entre tradições e lendas
Entre Mochilas e Malinhas – Galeria do Rock: ponto de encontro dos roqueiros em São Paulo
O Berço do Mundo – Sede das Nações Unidas em Nova York
Destinos Por Onde Andei… – Praças de Mendoza, refúgios da cidade
Chicas Lokas na Estrada – Passeio de Maria Fumaça: São João del Rei – Tiradentes
Let’s Fly Away – Explorando a Opera House de Sydney: visita guiada imperdível
Dani Turismo – Parque Estadual da Pedra Azul – na Serra Capixaba
Viajante Econômica – Um dia nas Montanhas Dolomitas na Itália
20 comments
Que legal visitar as ruínas de Tulum no México. Um passeio que tenho vontade de fazer! Você recomenda se hospedar em Tulum ou fazer bate-volta de Cancun? Dirigir pelas estradas mexicanas é tranquilo.
Oi Lulu,
acho que dá tranquilo para fazer o que for melhor na sua programação de viagem. O bate-volta pode ser melhor contratar excursão. O hotéis indicam opções desse tipo. Uma amiga fez assim. Dá pra dirigir de boa, mas com bastante atenção pois os motoristas mexicanos são bem parecidos com os brasileiros. Rs
Beijos
Sempre fico encantada quando leio (ou visito) sobre ruínas de civilizações antigas como a maia e a asteca, acho incrível como eram desenvolvidos e como simplesmente sumiram sem deixar vestígios. Que legal poder fazer a visita guiada às ruínas de Tulum – amo uma visita guiada – deve ter sido muito bacana saber mais detalhes, não é mesmo?
Oi Cintia, sabe que eu implicava com visita guiada e com o tempo comecei a gostar bastante. É outra experiência, principalmente quando o guia é bom né? Foi o nosso caso em Tulum.
Eu gostei bastante e recomendo!
Tulum já é muito popular entre os turistas portugueses, mas eu ainda não estive no México. Mas sei que vou adorar, porque mistura história e mar. Esses mais não eram nada tolos, moravam com uma paisagem dos deuses. Vocês ficaram nesse apartamento perto das ruínas apenas para esse passeio, ou durante toda a estadia?
Fiquei impressionada com a quantidade de europeus nas ruínas de Tulum! Ouvi muito alemão e francês por lá.
Sobre a estadia, ficamos 3 noites em Tulum. Aproveitamos para conhecer as Ruínas de Cobá também e ir ao Parque Xel-Há.
🙂
Senti não ter conhecido Tulum quando fomos a Cancun, mas tivemos que fazer escolhas. Suas dicas estão ótimas!
Fizeram bem em contratar um guia local, a visita se transforma quando temos informações sobre o que estamos vendo, e mais ainda com os “causos”.
Exatamente Marcia. Fiquei meio “de pé atrás” em contratar uma guia no estacionamento local, mas a experiência foi ótima e muito mais interessante que caminhar sozinha.
[…] Por Onde Andei… – Praças de Mendoza, refúgios da cidade Travel Tips Brasil – Ruínas de Tulum – para os amantes de história e da natureza Let’s Fly Away – Explorando a Opera House de Sydney: visita guiada imperdível […]
Saudades de Tulum!
Vi que você fez o bate e volta de Cancun, mas acabei dormindo algumas noites em Tulum para curtir essa região com calma.
Também adorei conhecer o principal centro comercial maritimo dos Maias, onde as mercadorias eram distribuídas até a região central. Só me arrependi de não ter levado acessórios para ficar na praia, que é um cantinho bem especial também em Tulum.
Eu também não fui à praia perto das ruínas. Preferi curtir os dias de praia em Playa del Carmen. Mas é bem lindo mesmo!
Adoraria conhecer as Ruínas de Tulum, um lugar tão importante para os maias. Eu ainda não conheço o México, mas quando conhecer o país, certamente visitarei esta atração.
Oi Denise, super recomendo. É uma experiência bem enriquecedora. 😉
Amei visitar as Ruínas de Tulum quando estive em Cancun, foi uma das experiências mais legais da viagem. O México é um dos países que mais me apaixonei, principalmente pelas pessoas, pela natureza exuberante, pela rica cultura e história fascinante.
Super lindas suas fotos e a dica do hotel é sensacional, obrigada!
Beijos!
Concordo com tudo Gi! Perfeito!!
Obrigada pelo elogio. Fico muito feliz.
Beijão
Nunca fui ao México mas quando eu for lá já quero fazer esae visita guiada as ruínas Túlum..Obrigada pelas dicas, Mari. Bjs
Oi querida,
não deixe de fazer não. Você vai curtir!
Beijo
[…] por ser um portal para o passado, onde a história e a natureza se encontram de maneira única. El Castillo, a imponente pirâmide que vigia o mar Caribe, é um dos pontos altos da visita, oferecendo uma […]
[…] por ser um portal para o passado, onde a história e a natureza se encontram de maneira única. El Castillo, a imponente pirâmide que vigia o mar Caribe, é um dos pontos altos da visita, oferecendo uma […]
[…] Ruínas de Tulum – para os amantes de história e da natureza […]