Por Marcela Arueira Perret
Quem acompanha a gente no Instagram viu nos Stories que eu estive no Canadá no finalzinho de Maio. Essa viagem era muito esperada – afinal eu já queria conhecer o Canadá há tempos – e originalmente também incluiria uma visita a Montreal e Quebec 😔, porém tive que alterar os planos de última hora e felizmente consegui ficar alguns dias em Toronto. Com a mudança do roteiro, resolvi manter a visita a Niagara Falls, porém mudei a estratégia para chegar até lá.
Inicialmente a ideia era alugar um carro para ter mais liberdade. Não sei vocês, mas eu adoro pegar a estrada e ir parando em cada lugarzinho do destino que me chama a atenção, mas desta vez isso não se mostrou vantajoso, então optei por um tour de um dia saindo de Toronto e foi uma escolha muito acertada!
Como chegar em Niagara Falls
Assim que chegamos em Toronto, fui no Ontario Travel Information Centre, que fica bem no centro, na Union Station. Lá fomos atendidos por uma funcionária super atenciosa e pegamos as informações sobre os passeios para Niagara Falls.
Recomendo a ida lá, pegamos muitas dicas legais, mas eles também disponibilizam informações por e-mail. Bom pra quem curte planejar tudo antes de viajar!
Existem muitos tours para Niagara e é possível fazer o passeio com todos os tipos de orçamento, já que também há transporte público até lá saindo do terminal de ônibus de Toronto. Aliás, ainda que você opte por um dos tours privados, recomendo escolher esta rodoviária como ponto de partida, já que, na maioria dos casos, é o último antes de pegar a estrada. No meu caso, o ponto de encontro acabou sendo em um hotel próximo ao meu e rodamos por quase uma hora por Toronto para pegar os demais passageiros, bem chatinho.
O Tour Escolhido
O tour que nós escolhemos foi o Niagara Falls Evening Light Tour, da Grayline, porque era o único que nos permitiria a experiência de ver as cataratas de dia e de noite. Ele custa $175 CAD por adulto, $158 para idosos/estudantes e $108 para crianças, mas também há um preço especial para famílias.
Inclui o translado, parada rápida numa vinícola no caminho, buffet de jantar no hotel Sheraton on the Falls, o passeio de barco Hornblower Niagara Cruise e, caso você queira (e pague um valor adicional), um passeio de helicóptero IN-CRÍ-VEL. São mais de nove horas de tour e eu vou falar mais detalhes sobre cada uma destas atrações agora!
Trajeto e parada na vinícola
Saímos de Toronto por volta de uma da tarde em direção à Niagara Falls. O trânsito estava bem ruim nos arredores da cidade, então levamos mais meia hora no trajeto do que o previsto, mas isso não prejudicou o passeio.
Chegando em Niagara-on-the-lake, paramos na vinícola Trius Winery para a degustação do Ice Wine deles, um vinho de sobremesa produzido com uvas que congelaram ainda nas videiras, bem comum nessa região do Canadá.
Confesso que não curti muito o vinho que provamos, era bem doce e quase não dava para sentir o álcool. Também não achei legal a parada, porque foi uma correria e tivemos menos de meia hora para conhecer o local, só deu tempo ir ao banheiro depois da degustação e não conseguimos nem provar os demais vinhos da vinícola.
Em seguida, passamos pelo centro de Niagara-on-the-lake, mas não paramos. É uma cidadezinha linda e florida, como dá pra ver nas fotos abaixo. Numa próxima visita, com certeza irei lá com mais calma.
Voo de Helicóptero
Chegando em Niagara Falls, o guia informou que aqueles que quisessem fazer um voo panorâmico de helicóptero pelas cataratas seriam deixados no heliporto Niagara Helicopters Limited, que oferece um desconto para os passageiros da Grayline.
O preço cheio é 145 dólares canadenses, mas o passeio acabou nos custando $116 por pessoa em um voo de 12 minutos. Achei o preço ok em comparação com outros voos que eu já pesquisei nos EUA e até mesmo no Rio.
O voo não estava no nosso planejamento, mas não resistimos e acabamos decidindo embarcar nesta aventura. Foi nosso primeiro voo panorâmico de helicóptero e eu recomendo MUITO a experiência.
Como diz o ditado, uma imagem vale mais do que mil palavras, então eu vou poupar o leitor dos vários parágrafos com algumas fotos deste voo incrível e com o vídeo que já está no nosso canal do YouTube e no Instagram!
Foi uma delícia, não senti nenhum medo e o dia estava maravilhoso para voar. Havia uma fila, mas em menos de vinte minutos já conseguimos embarcar.
Éramos os primeiros da fila, mas um casal espertinho e mal educado (há em todos os países, infelizmente) saiu correndo para ir na frente após a foto que é tirada dos passageiros diante do helicóptero. Foi tão ridículo que eu resolvi não discutir, já que conseguimos ficar nas janelas. No fim das contas, adorei o nosso lugar, deu pra ver tudo perfeitamente. Olha só a cara de felicidade 😃
Table Rock Complex
Para aqueles que não optaram pelo voo, a Grayline seguiu para o Table Rock Complex, de onde é possível ver as quedas de muito perto. Enquanto os demais passageiros já ficaram por lá aproveitando, o ônibus retornou ao heliporto para nos buscar. Ainda tivemos uma meia hora para aproveitar os mirantes de Niagara Falls antes de seguirmos para o jantar, o timing foi perfeito.
Reparem o arco íris que estava lá quanto chegamos! Maravilhoso, né?!
Jantar no Hotel Sheraton on the Falls
O jantar incluído no passeio é servido no hotel Sheraton on the Falls, que como já diz o nome, fica de cara para as Falls. A vista é incrível, não?!
A comida era gostosa e havia opções para todos os gostos, comemos super bem. As bebidas alcoólicas não estavam incluídas e achamos o valor caro para as opções oferecidas, então bebemos somente o que já estava incluso.
Caso você queira jantar lá e não faça o tour, o valor do buffet é $34.95 CAD por pessoa. Há uma varanda pequenina e meio escondida no canto esquerdo do salão do restaurante. Não deixem de ir lá, é mais um ponto com uma vista linda!
Passeio de barco e queima de fogos
Tivemos aproximadamente uma hora e meia para jantar e pouco antes das oito da noite (ainda estava bem claro) saímos do hotel e fomos pro píer de embarque do Hornblower Niagara Cruise, passeio de barco cujo ingresso ($25.95 CAD) também está incluso no tour.
O passeio dura 20 minutos e o ingresso inclui uma capa de plástico que se mostrou super útil, porque quando chegamos perto das quedas d’água molhou mesmo 😂
O barco tem dois andares e a maioria das pessoas fica no segundo, que é descoberto. Eu decidi descer depois de algum tempo, porque já estava bem molhada e a vista do primeiro andar – bem mais protegido – também é linda.
No dia do passeio a temperatura estava ótima, por volta dos 27 graus, mas eu sugiro levar um casaquinho daqueles que cortam o vento e são impermeáveis. Será útil não só pro barco, como também para assistir a queima de fogos que acontece por lá às dez da noite.
Clifton Hill e queima de fogos
Assim que o sol se pôs, pouco antes das nove, ficou friozinho e eu ainda estava um pouco molhada, só lembrava da minha mãe que até hoje me lembra de levar casaco para os lugares 😂😂, graças a Deus não fiquei gripada com a friaca!
Ainda tivemos um tempinho para passear por Clifton Hill, uma das ruas mais famosas e coloridas de Niagara Falls e que conta com várias atrações turísticas, restaurantes temáticos e opções de hospedagem mais em conta.
Durante a noite as quedas d’água ficam iluminadas e é mais uma vista sensacional. Amei ver Niagara dos dois jeitos e terminamos a visita com uma queima de fogos linda, que dura uns cinco minutinhos. A programação dos fogos pode ser vista no site de turismo de Niagara Falls, mas o nosso tour já informava que haveria queima no dia escolhido.
Minhas fotos ficaram todas ruins, pois estava bem cheio e com todo mundo tentando fazer o registro, mas acreditem, é muito legal!
Logo depois do fim dos fogos, o guia e o ônibus já estavam nos esperando na frente do hotel Sheraton, para o retorno até Toronto. A viagem de volta durou pouco mais de uma hora e fomos deixados bem pertinho do nosso hotel.
No geral, achei a experiência ótima e super recomendo a visita e o tour! Espero que vocês tenham gostado do post e não deixem de curtir nosso vídeo no YouTube (já se inscreveu no nosso canal?)! 😃
21 comments
Faltou-me o tour de helicoptero.. imagino o poder da imagem lá dos altos. Jantar no Sheraton é uma das experiências que não podemos MESMO perder…
O jantar é ótimo, né? E o visual do voo é inesquecível!
Adorei essas duas opções para ver as Cataratas de Niagara! Confesso que tenho um pouco de medo do helicóptero kkkkk Essa vista do Sheraton é belíssima! Adorei a dica. Nunca fui, mas um dia pretendo 🙂
Eu também tinha medo de helicóptero, mas este voo foi tão fantástico que eu já estou doida pra fazer outros!
Não deixe mesmo de conhecer, Niagara é lindo!
Ainda não conheço o Canadá mas meu sonho é visitar as Cataratas. Deve ser uma experiência incrível demais. Achei que era caro mas até que os valores são ok! Amei o post e já anotei todas as dicas.
Que bom que você gostou! É mesmo incrível e eu também achei os valores ok pro que foi oferecido! No Rio, por exemplo, nunca achei um voo de helicóptero por este preço.
Aí que sonho viajar por Niagara Falls. Ainda não fomos nas está na lista, quem sabe nos próximos anos. Aí já temos todas as dicas aqui no post, obrigada 🙂
Essa lista não pára de crescer, né? Obrigada a você por ter gostado do post!
Tenho uma amiga em Toronto e isso sempre me fez querer dar um pulinho là para conhecer o Niagara Falls…. Nao sei se teria coragem de sobrevoar (ok… paisagem incrìvel, mas sou medrosa – rsrsrsrs), mas adorei as imagens que vcs fizeram
Ótima desculpa pra visitar a amiga 😀 E quanto ao medo, dá um frio na barriga, mas vale MUITO a pena! Que bom que vc curtiu as imagens!
Que legal, adorei esse tour que já inclui tudo, uma verdadeira mão na roda. Com certeza eu pagaria tbm o extra pra voar de helicóptero. Niagara Falls é um sonho!
O tour nem era nossa primeira opção (pq adoramos uma roadtrip), mas foi uma ótima escolha msm! E quanto ao helicóptero, não tinha como não ir, né? 😀
Puxa, que experiência completa hein? Quando estive em Niagara fiz apenas o basicão mas o tour realmente deve fazer toda a diferença. Parabéns pelo post
Obrigada! Foi um tour super completo mesmo!
Que passeio maravilhoso! Adorei a dica, porque nunca contrato passeios assim com agências, mas pelo que me lembro a estrada não é das mais bonitas, mesmo, e carro é legal para parar. Acho que eu também não resistiria ao voo, aliás é algo da minha lista para fazer!
Foi incrível mesmo! Eu também não costumo fazer passeios do tipo, mas foi uma ótima surpresa! E o voo é demais, super recomendo!
visitas essas cataratas deve ser emocionante! ano passado elas ficaram super brainquinhas no inverno né, muda completamente a paisagem
É mesmo emocionante! E deve ser o máximo vê-las no inverno, mas deve ser MUITO frio rsrs
Olha! 😮 Nós nunca andamos de helicóptero, deve ser uma vista incrível. Lindas fotos.
Ual! Vou ter que voltar mesmo, pois no dia que fui, não teve barco e muito menos helicóptero. adorei todas as opções para ver as cataratas.
Tem muita coisa para fazer em Niagara Falls! A gente amou o passeio de helicóptero. Vale à pena! É lindo demais!