Nova Iorque é uma das minhas cidades favoritas e foi meu primeiro destino internacional! A vida acabou me levando várias vezes de volta pra lá, porém a cada visita eu descubro novos cantinhos que valem a pena ser explorados e a Roosevelt Island NY foi um achado recente que vale super a pena conhecer!
Planejando uma viagem para Nova York? Leia também:
- Roteiro Nova York – 4 dias em Manhattan
- Guia instagram: Onde tirar fotos de Nova York lindas
- Nossos restaurantes prediletos em NYC
Se você já sonhou em voar por entre os arranha-céus nova-iorquinos, essa dica de passeio é perfeita! Aliás, mesmo que seja a sua primeira vez na Big Apple, considero a visita à Roosevelt Island imperdível!
A ilha fica no East River, entre Manhattan e o Queens, é um oásis de tranquilidade e conta com uma vista linda do skyline de Manhattan, além de ser um cenário bem diferente do que encontramos em NYC.
Como chegar à Roosevelt Island NY?
Há algumas maneiras de chegar até a ilha, mas a forma mais legal é a viagem no Roosevelt Island Tram que já foi cenário de filme e conecta a ilha ao Upper East Side.
Para tanto, você precisa somente do MetroCard e a passagem custa $2.25 dólares, ou seja, pela mesma tarifa do metrô você faz um passeio super legal e ainda aproveita uma das vistas mais bacanas de Nova Iorque.
A estação do Tram fica na 2nd Avenue, entre as ruas 59 e 60, e as estações mais próximas do metrô são a 59th St. (linhas 4, 5 e 6) e a Lexington Ave/59th St. (linhas N, Q e R).
Se você, no entanto, é daqueles que tem medo de altura e não curtem um bondinho, sem problemas! A Roosevelt Island também possui uma estação do metrô (linha F) e pode ser acessada por barco – Astoria Line – com paradas em Wall Street, East 34th St. e em Long Island, antes de chegar à ilha.
Quando eu estive por lá, não quis perder a oportunidade de andar no Tram, então fui e voltei de bondinho, mas é legal conjugar a visita à ilha com outros passeios, então fiquei interessada em testar a viagem de barco até Wall Street.
O que fazer na Roosevelt Island NY?
Apesar da Roosevelt Island não ser tão grande, há alguns pontos que valem ser visitados, então eu reservaria umas duas horas para percorrer o local sem pressa, principalmente se o dia estiver bonito.
Se você seguir meu conselho e optar pelo Tram, chegará na estação que fica mais ao sul da ilha. Sugiro começar o passeio pelo sul e aproveitar a frente marítima. Os calçadões na beira do rio não são tão cheios quanto os que estão localizados no Upper East Side, então dá pra passear calmamente por lá.
Outra opção é levar um lanchinho e comer apreciando a linda vista!
Four Freedoms Park
Minha primeira parada foi o Four Freedoms Park, um memorial construído em homenagem à Franklin D. Roosevelt que fica no sul da ilha. O lugar é lindo e inspirador, adorei o trecho do Four Freedoms Speech destacado na pontinha no parque:
In the future days, which we seek to make secure, we look forward to a world founded upon four essential human freedoms. The first is freedom of speech and expression – everywhere in the world. The second is freedoms of every person to worship god in his own way – everywhere in the world. The third is freedom from want…everywhere in the world. The fourth is freedom from fear…anywhere in the world. That is no vision of a distant millennium. It is a definite basis for a kind of world attainable in our own time and generation.
Franklin D. Roosevelt, January 6, 1941
Vale registrar que a entrada é gratuita e o parque fica aberto das 9 às 19hrs, mas fecha às terças, então fique ligado na hora de montar o roteiro. No site (link no fim do texto), também há informações sobre acessibilidade, já que a área conta com um serviço especial para pessoas com dificuldade de locomoção.
Além disso, se a visita ocorrer entre os meses de março e outubro, é possível participar de algumas atividades que rolam por lá, como Yoga, grupos de leitura e performances musicais, dentre outras.
No caminho até a entrada do memorial está o que restou do primeiro hospital americano dedicado ao tratamento de varíola, o Smallpox Hospital.
É uma pena que as ruínas não estejam abertas ao público, mas o prédio é bem interessante e um ótimo cenário para belas fotos, especialmente em um dia bonito.
Cornell Tech e o sul da ilha
Além do parque, é no sul da ilha que está o novíssimo campus de engenharia da Cornell University, o Cornell Tech. O projeto tem a previsão de ser concluído em 2037, mas a arquitetura dos prédios já concluídos chama a atenção do visitante logo na saída da estação do bondinho.
Li que a comida do The Café @ Cornell Tech é muito boa e fiquei curiosa! Como estou há poucas semanas de voltar à NY, passarei por lá para conhecer o restaurante e atualizar o post com as minhas impressões e novas fotos, já que no dia da última visita eu não consegui boas imagens do local.
Também está prevista a abertura de um hotel nesta área do Campus. O projeto é do escritório de arquitetura norueguês Snøhetta e o The Graduate será um hotel boutique com uma vista incrível! Pena que a previsão de abertura é somente em 2019.
Planejando sua viagem? Reserve seu hotel em Nova York aqui!
North Point Lighthouse, The Octagon e o norte da ilha
Acho super válido caminhar até as duas pontas da Roosevelt Island, mas confesso que o vento extremamente gelado e a temperatura de 2 graus me fizeram abortar a caminhada até o North Point Lighthouse, o farol que fica localizado na ponta norte da ilha e foi construído em 1872.
É no norte que também fica o The Octagon, um imponente prédio construído no fim do século XIX. A edificação já hospedou um hospital e depois de ser adicionado ao patrimônio histórico nacional, foi renovada e convertida em um moderno condomínio de apartamentos.
Em breve voltarei à Roosevelt Island NY para explorar melhor essa parte da ilha mais residencial e onde podemos encontrar a estação de metrô, correios, restaurantes e demais serviços.
Aliás, bem pertinho da estação de metrô tem um Starbucks, ótima parada para um café durante o passeio na ilha.
Espero que vocês tenham gostado das dicas! Se quiserem mais sugestões sobre o que fazer em Nova Iorque, a Mari escreveu um roteiro de 4 dias top com base no que ela fez na última visita!
Também temos um post sobre alguns dos lugares que curtimos para comer e beber em NYC. Não se esqueçam de dar uma olhada antes de planejar a próxima viagem! E por falar em comer bem, recomendamos para um jantar romântico, o River Café que a Michelle Pfaff indicou no seu blog Receitinhas e viagens! Esse restaurante é ótimo!
Por fim, não deixem de acompanhar a gente nas redes sociais!
Links úteis: