Ícone do site Travel Tips Brasil

Romance Policial – dicas de autores e bons livros

romance-policial

A minha primeira opção quando vou escolher um novo livro para ler é pensar em algum romance policial ou histórias de suspense. Acho que todo mundo tem seu estilo favorito, não é? Tem gente que curte biografia (eu não gostava, mas mudei minha opinião lendo A menina da Montanha), tem gente que curte auto-ajuda, enfim, cada um tem um gosto. Mas é bom se desafiar, às vezes. Concordam?

Você gosta de ler? Veja esses posts:

Eu sempre gostei de ler romance policial. Esse gênero me acompanha desde que fiz da leitura um hábito. É, de modo geral, um livro que flui e leio super rápido. Acho engraçado que quando descubro um autor de quem eu gosto, leio vários títulos em sequência, principalmente se ele tiver séries de livros com o mesmo personagem.

A seguir falarei sobre alguns títulos preferidos no gênero de romance policial.

Romance policial – títulos e autores favoritos

Joël Dicker

Um autor de suspense que eu li alguns livros e gosto bastante é o suíço Joel Dicker. Você já ouviu falar dele? O primeiro livro desse autor que li foi A verdade sobre o caso Harry Quebert , uma história super interessante que envolve o desaparecimento de uma adolescente e um escritor de sucesso. O caso é contado pelo discípulo deste escritor e a trama gira entre o passado e o presente.

Esse livro de quase 700 páginas virou série de televisão, anos depois, com Patrick Dempsey (o Mc Dreaming de Grey’s Anatomy) no elenco. Acabei assistindo a série muitos anos depois de ler o livro e gostei da adaptação. Mas recomendo que você leia o livro, que é um dos meus preferidos de todos os tempos!

No epílogo, eu destaquei uma frase que considero muito boa e é um sentimento que tenho quando termino um livro de ficção do qual gosto muito:

Ele (o leitor) olha a capa e sorri um pouco triste porque ele já sente falta daqueles personagens. Um bom livro, Marcus, é um livro que você sente quando ele termina.

Anos depois, li a continuação O livro dos Baltimore, que na verdade não é bem uma continuação, mas a história da infância e adolescência de um dos personagens principais do livro A verdade sobre o caso Harry Quebert. De certa forma, dá para matar a saudade de um personagem (o Marcus Goldberg), como disse acima. E a leitura flui muito bem em mais um enredo bem interessante.

Sharon J. Bolton

Outra autora que eu li bastante foi a Sharon Bolton, gosto bastante da série de livros com a personagem Lacey Flint.

O primeiro livro dessa série chama Now you see me e tem 400 páginas. Esse livro é centrado uma policial, em Londres, que apesar de ter um fascínio pela história do Jack o Estripador, nunca tinha tido contato com um caso de assassinado. Até que uma mulher é morta a facadas na porta de sua casa e ela começa a investigar o caso do que parece ser um assassino que copia o antigo e tem fixação nela.

Achei a história bem envolvente e lembro que a leitura fluiu muito bem. Seguindo depois para as continuações que traçam um pano de fundo com a personagem principal e sua história pessoal, além de trazerem mais mistério e suspense.

Entretanto, apesar de recomendar a leitura, não achei os livros dela em português. Mas se você gosta de romance policial e lê bem em inglês, adicione esses títulos à sua lista.

É necessário ficar em casa! E agora?

Harlan Coben

Eu descobri esse autor pela Netflix! Nem acredito! Bom, quando duas séries dele apareceram no catálogo do streaming e eu pesquisei sobre o Harlan Coben, vi que ele tinha assinado um contrato para produção de vários filmes e séries com suas histórias de suspense policial.

Ele tem mais de 70 milhões de livros vendidos e recebeu prêmios importantes do gênero de romance policial nos Estados Unidos como o Anthony, Shamus e Edgar Allan Poe. Muitas de suas histórias giram em torno de desaparecimentos e assassinatos e tem várias reviravoltas.

A primeira série que assisti dele foi Não fale com estranhos e logo depois assisti Safe. Se você prefere ler o livro antes de assistir na televisão, o link é esse aqui:

Depois de assistir as séries, resolvi ler um livro dele que escolhi aleatoriamente. Afinal, ele tem mais de 10 livros publicados. Escolhi o Não conte a ninguém:

Esse livro foi importante para mim, pois estava meio enferrujada na leitura nesse ano de 2020, não estava conseguindo terminar um livro, e esse eu peguei e li direto. Por isso eu digo que romance policial é meu gênero preferido! Afinal, mesmo que eu esteja desmotivada com o hábito de ler, é só pegar um título de suspense que logo me animo.

Depois, vi que a próxima série a estrear era ‘The Woods‘, então, decidi ler o livro antes que fosse ao ar. A seguir, falarei do livro e da série em detalhes.

Veja também nosso post sobre Playlists Spotify – como fazer e quais são as nossas favoritas

Romance Policial – o último que eu li

Como eu gosto bastante desse gênero e estou sempre lendo algum título que acho interessante, usarei esse espaço para falar do último que li e que recomendo.

The Woods – Harlan Coben

Quando comecei a assistir as séries do Harlan Coben no Netflix e descobri que ele era um autor de livros de suspense, logo fui ver qual era a próxima na lista de lançamentos e corri para ler o livro antes da estréia.

A série baseada no livro homônimo chama The Woods, foi produzida na Polônia e, acredito que por essa razão, teve algumas alterações no enredo.

Eu não achei o livro em português, mas se você estiver curioso e quiser ler no original é esse aqui:

Em geral, os livros são muito melhores que suas adaptações para as telas, salvo raras exceções. Dito isso, eu posso afirmar que fiquei um pouco decepcionada com a série. Mais pelo fato de ter sido produzida em país diferente da história contada no livro (que se passa nos Estados Unidos), do que simplesmente por não ser tão rica em elementos que constituem uma boa trama.

Explico, muitos fatores que deixam o livro interessante, tiveram que ser alterados para se adaptarem a uma cultura diferente. Pelo menos, foi o que me pareceu. Muitas adaptações decepcionam pela falta de detalhes que o livro oferece, mas isso não quer dizer que são ruins, apenas são mídias diferentes. Acho a adaptação do livro A verdade sobre o caso Harry Quebert,  que citei anteriormente, boa, por exemplo.

A necessidade de manter a base da história, mas mudar muitos detalhes que faziam dela especial é que me deixou decepcionada com a série. Portanto, se tiver que indicar alguma série do Harlan Coben, indico Não fale com estranhosSafe. 

E você gosta de romance policial? Se sim, me dá umas dicas no comentário? Se não, esse artigo te incentivou a tentar ler algo do gênero?

 

 

 

   
Sair da versão mobile