Ícone do site Travel Tips Brasil

Como é o Rio Open de tenis? ATP 500

Rio-Open-de-tenis

Atualizado em 19/02/24

Você está planejando ir no Rio Open de tenis? A gente já foi algumas vezes e adorou! Entretanto, apesar do torneio ser “em casa”, não é todo ano que conseguimos ir. Os ingressos tem esgotado bem rápido nos ultimos anos. Em 2024, compramos pela internet ainda na pré-venda e vamos assistir aos dois primeiros dias.

Programando uma viagem para o Rio? Veja outras dicas da cidade maravilhosa:

A infraestrutura continua bem parecida a dos últimos anos, então o nosso post ajuda bastante quem vai ao evento. E, por isso, estamos atualizando anualmente. Veja nosso reels com imagens do Rio Open 2022.

É fã de tênis? Leia sobre outros eventos:

Rio Open de Tenis – como é?

Estacionamento

Eu fui de carro em 2024 e parei no estacionamento do Jockey, na entrada pela Rua Jardim Botânico, que custou R$34,00 período único, para os dias do evento. Foi uma boa opção já que fiquei o dia inteiro e cheguei cedo. Não sei se o estacionamento lota mais tarde.

Dessa forma, dá pra ir a pé até o evento por dentro do Jockey, mas tem carrinhos de golfe que ajudam na caminhada, bom para quem tem problemas de mobilidade.

Precisa de hospedagem no Rio? Reserve seu hotel aqui!

Ingressos

Em 2019, comprei meus ingressos pela internet e para pegá-los na bilheteria foi super tranquilo, sem fila nenhuma. Mas é importante destacar que fui na segunda, às 14:30, uma hora que o evento estava vazio, neste dia encheu mesmo na parte da noite. Para retirar os ingressos foi preciso apresentar o voucher que fica disponível no site e a minha identidade.

Já em 2020, comprei direto na bilheteria para a primeira sessão do evento, sem filas. Mas como decidi ficar para a sessão noturna em cima da hora, comprei pelo celular e apresentei o e-ticket. Este ano, existe desconto de meia-entrada por lei, além de descontos para clientes Claro. Para confirmar esse benefício apresentei minha conta pelo app Minha Claro na bilheteria e deu tudo certo.

O ingressos para 2024 esgotaram com bastante antecedência, mas conseguimos comprar online para alguns dias. Então é bom se programar se quiser ir às próximas edições. Nesta edição, os ingressos foram vendidos pela Eventim e não precisei trocar nem imprimir. Carreguei direto na wallet do celular.

Os ingressos têm lugar marcado na quadra principal e a entrada é feita através dos setores. É permitido entrar e sair quantas vezes quiser, respeitando os intervalos da partida para não atrapalhar o andamento do jogo. Mas é importante ter sempre o seu ingresso em mãos, pois ele será escaneado toda vez que você entrar na quadra. Vi algumas pessoas sentadas fora do lugar marcado, mas ontem estava vazio. Eu aconselho respeitar a numeração para evitar confusão.

Entrada

A entrada é dividida entre homens e mulheres para a revista. Em 2019, minha mãe estava com uma garrafa térmica com água e não deixaram ela entrar. A garrafa ficou com o chefe da segurança e resgatamos ao sair (achei bem legal eles guardarem, não sei se fazem isso sempre). Mas esse ano levei garrafa dobrável e entrei.

Depois do pro blema no show da Taylor Swift, acho que é obrigatório ter bebedouros nos eventos. Esse ano eles colocaram filtros na parte coberta do Leblon Boulevard. Então pode levar uma garrafa ou copo, pois uma garrafa de água mineral de 500ml custa R$11,00 lá dentro (valor de 2024).

Banheiros

Os banheiros continuam me impressionando positivamente. Achei que tinha bastante banheiro e durante o dia estavam limpíssimos. Só tenho a criticar a falta de papel toalha ao fim do dia. A foto abaixo é de uma edição passada, mas o banheiro continua igual, mudou o patrocinador.

Quadra principal do Rio Open de Tenis

Uma falha da estrutura da arquibancada é a falta de corrimão para os lugares mais elevados. Já vi uma senhora bem idosa que teve dificuldade para subir. Acessibilidade é super importante! Não dá pra vacilar nisso.

É bom destacar que a política de condições climáticas adversas determina que, caso a sessão tenha ultrapassado uma hora (consecutiva ou não) de atividade, não há reembolso. Então, se você for ao evento e estiver chovendo, fique atento aos canais de divulgação pelas redes sociais e site do Rio Open para saber o comunicado oficial sobre devoluções ou remarcações de sessões.

Os jogos começam às 16:30 na Quadra Guga Kuerten e acabamos ficando em um setor lateral que ficava de costas para o sol, o que é uma boa dica. Então, se você está planejando ir na sessão mais cedo, aconselho procurar ingressos nos setores 208 e 209. Senão você pode encarar umas horas com o sol de frente. Em 2024, ficamos mais uma vez no setor 208 e foi ótimo dessa vez bem perto da quadra:

Em 2022 assistimos à sessão de 16:30 no primeiro dia e o calor estava de matar! Boné e óculos de sol são imprescindíveis! O que nos leva para a lista do que levar a seguir:

O que levar para o Rio Open de Tenis

Os dias no Rio estão muuuuito quentes, e ontem não foi diferente. Depois de passar um dia no evento, acho importante levar:

Veja nosso vídeo com dicas:

Comidas e bebidas

É permitido levar frutas e sanduíches acondicionados em embalagens transparentes e alimentos industrializados lacrados (como barrinhas de cereais e biscoitos) para consumo próprio. Em 2024, estão permitindo levar garrafas e copos reutilizáveis e, como disse acima, tem filtros de água no Boulevard Leblon.

Eu já levei um mix de nuts, sanduíche e barras de proteína para quebrar o galho na hora da fome. Mas tem bastante opção de comida lá dentro. A área com os estandes de comida tem bastante lugar pra sentar mas é bem quente durante o dia.

Em 2019, tinha bar da Stella Artois e também um bar de drink e vinho. Eu optei por um Gin+Tônica que vem na taça de plástico, boa para levar pra casa e tomar drinks à beira da piscina. 😉

Lembrando que não é permitido entrar com nada de vidro na quadra, só copos de plástico. Adorei ver o jogo saboreando um bom drink. 🍸🎾

Para finalizar, achei legal a campanha de recolher raquetes de tênis para doação que eles fazem todo ano. Então, se você vai e tem para doar, que tal participar? Uma boa né? Nos vemos por lá durante o Rio Open 2024.

E se você é fã de tênis, como a gente, olha só essa dica de Tour nos Bastidores do US Open do blog Bagagem para dois! Queremos muito fazer esse passeio!

   
Sair da versão mobile