Parque Lage, o que fazer? Eu fiz a visita guiada, no dia 18 de novembro de 2018, acompanhada de outros blogs e adorei! É um lugar bonito, com uma história rica e perfeito para aproveitar com a família ou os amigos um dia de sol no Rio! Vou contar um pouco sobre esse espaço público incrível que os cariocas têm o privilégio de ter do lado de casa.
Você também pode se interessar por:
- Búzios Rio de Janeiro em um fim de semana
- Paisagens Cariocas: 1 Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO
- Tour Ecológico no Pão de Açúcar Rio de Janeiro
- O que fazer no Rio? Boas dicas na cidade maravilhosa!
Um pouco da história do Parque Lage
O Parque Lage é um marco histórico da cidade do Rio de Janeiro. Foi um engenho de açúcar na época Colonial, chamado de Engenho Del Rey.
Em 1840, o paisagista inglês John Tyndale projetou o jardim romântico, com base nas quintas européias. Foi nesse jardim que passamos a maior parte da nossa visita guiada, cujos pontos de destaque falarei mais à frente.
Em 1920, Henrique Lage comprou a propriedade e construiu uma réplica de um palazzo romano em homenagem à sua amada Gabriela Besanzoni, que era uma cantora lírica italiana.
Este é o prédio que abriga a Escola de Artes Visuais, que foi fundada por Rubens Gerchman, em 1975. Se quiser saber mais informações sobre os cursos é só clicar aqui.
Visita Guiada no Parque Lage
A visita guiada começou a ser oferecida há poucos meses e é uma excelente opção de passeio!
Diferente do acesso gratuito ao Parque, a visita tem o custo de R$30,00 por pessoa em grupos de 10 a 15 pessoas. Mas vale muito à pena, pois é muito interessante passear por lá e aprender mais sobre a história do lugar.
No domingo, quem nos guiou foi a Katia que é professora de filosofia, e é a coordenadora das visitas guiadas. Posso destacar que, pela formação da Katia, ela adequa o tema das visitas de acordo com o interesse do grupo. Bacana, né? Ela está ao dispor para tirar qualquer dúvida, além de elaborar visitas guiadas especiais.
Nós focamos mais na história, mas ela nos contou que já conduziu grupos com enfoque em filosofia e poesia, por exemplo.
A visita guiada passou pelos jardins do entorno do prédio principal, que fazem parte do Parque Nacional da Tijuca. No total, são 52 hectares de floresta, com variedade de espécies da Mata Atlântica, nas encostas do Maciço do Corcovado e ao lado do Jardim Botânico. Belíssimo!
Procurando hotel no Rio de Janeiro? É só clicar aqui!
Parque Lage o que fazer?
O Aquário
Para mim, uma das surpresas da visita foi descobrir que existe um aquário super antigo dentro do Parque Lage! Ele fica dentro das cavernas artificiais, que são parte do jardim romântico.
É uma ótima experiência admirar os aquários incrustados nas paredes. Ao todo são 12 tanques – o maior deles com capacidade para seis mil litros – que abrigam diversas espécies de peixes, em sua grande parte de biomas de rios brasileiros.
É um ótimo lugar para levar as crianças! Olha que legal a entrada:
O Recanto dos namorados
Outro lugar que faz parte do jardim romântico é o recanto dos namorados. Uma das áreas bastante utilizadas para picnics, como podemos ver na foto. Isso é uma positiva característica do parque, pois é um espaço público super agradável e bonito, que as pessoas curtem usufruir.
A Torre
Na sequência do passeio, chegamos na torre. Dá pra imaginar que a fotografia abaixo foi tirada em plena Zona Sul do Rio de Janeiro?
Essa é outra construção que faz parte do projeto do jardim romântico. Ela tem acesso para os visitantes, mas é bom ter cuidado e não subir sozinho, pois como a entrada do parque é livre, qualquer pessoa pode entrar, ou seja, pode não ser seguro.
A trilha para o corcovado
Também passamos pela entrada da trilha que vai até o Corcovado. A caminhada dura em torno de 2 horas e tem marcações para indicar o caminho. Mas infelizmente tem os riscos de assalto, como diversos outros lugares do Rio.
Acho uma pena! Porque a trilha deve ser linda e é uma excelente maneira de se exercitar e admirar as belas paisagens cariocas.
A Gruta
Continuando o passeio pelo jardim romântico, chegamos à gruta que não é natural, é construída. De todo jeito, é muito legal de conhecer e levar as crianças. Além disso, foi lá que gravaram cenas do Sítio do Pica Pau Amarelo. Alguém lembra? Cuidado com a Cuca! 🙂
Fotografia no Parque Lage
O Parque Lage é um prato cheio para quem gosta de fotografar, como eu. Mas é bom frisar que no interior do palacete, onde funciona o restaurante e tem a piscina, é proibido fotografar com câmeras DSLR. Entretanto, é possível fotografar com celulares e gopros.
Nos jardins o uso das câmeras é livre, então aproveite para fazer cliques lindos por todos os lugares que eu falei anteriormente!
E aí? Animou para agendar uma visita? Eu recomendo muito! Então, entre em contato pelo site:
O Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414 – Tel: (21) 2216-8505 | WhatsApp (21) 99232-8162
Horário de Funcionamento:
PARQUE – Diariamente, inclusive feriados, das 8h às 17h. Durante o horário de verão, até as 18h. Entrada gratuita.
ESTACIONAMENTO- Exclusivo para funcionários e alunos.
ACESSIBILIDADE – Há um elevador para portadores de necessidades especiais na escada principal de acesso ao Palacete.
Mais informações é só acessar o site: http://eavparquelage.rj.gov.br/
Veja como foi a visita:
Participaram do passeio os blogs: @foradatoca @viagensbacanas@viajarcorrendo @oliviagarimpandoporai @leilabumachar @traveltipsbrasil @destinos.emfoco@blogsoviagem@karidesbrava@1viagem2visoes
Quer saber mais da visita? Tem posts em outros blogs amigos: Fora da Toca Viagens Bacanas Viajar Correndo Kari Desbrava 1 viagem 2 visões Olívia Garimpando por aí
Se você quer mais dicas do que fazer no Rio, recomendo:
- Tour Pequena África no Rio de Janeiro, dica do Chicas Lokas
- Passeios no Rio de Janeiro com crianças do blog Vamos por aí.