Ícone do site Travel Tips Brasil

Palacio da Bolsa Porto – visita guiada

Conhece o Palacio da Bolsa no Porto? Esse é um dos lugares imperdíveis para conhecer na cidade! Nesse post eu conto todos os detalhes de como é a visita guiada, tais como ingresso, um pouco da história e o que achamos desse programa.

Esse post é parte do projeto de blogagem coletiva 8on8 cujo tema deste mês é Castelos e Palácios.

Faz muitos anos que estive em Portugal e agora, depois de 13 anos voltei para rodar pela Terrinha. Passamos 3 dias no Porto e andando pelo centro entramos no Palácio da Bolsa, que é um dos pontos turísticos do local. 

Quer mais dicas de Portugal?

O Palacio da Bolsa foi construído para ser o local de reunião da Associação Comercial e sua obra demorou em torno de 60 anos. É um edifício de estilo neoclássico cuja construção começou em 1842.

Palácio da Bolsa Porto – ingressos

Nossa primeira parada dessa viagem foi no Porto, onde passamos alguns dias. Um dia, caminhando pelo centro de manhã, passamos pelo Palacio da Bolsa e entramos para visitar, mas só conseguimos ingressos para a visita de 17:30.

Logo na entrada, tem uma bilheteria com um quadro que mostra todas as visitas do dia, e em qual língua esta será feita, além da porcentagem de ingressos já vendidos. Então, foi fácil escolher a que se encaixava melhor à nossa programação.

Os ingressos para a visita guiada custam €10 para adultos , €6,5 para estudantes e idosos e menores de 12 anos acompanhados de adultos (exceto grupos) não pagam.

As visitas são feitas em português, espanhol, francês e inglês e demoram em torno de 45 minutos.

Programando uma viagem para Portugal? Leia Onde ficar em Lisboa: 05 dicas de hospedagem

Como é a visita guiada

Para conhecer o Palacio da Bolsa no Porto, é necessário acompanhar a visita guiada em horários agendados. Quando voltamos para o prédio na hora agendada, aguardamos um pouco até que a guia chamou o grupo da visita em português.

O Palácio foi construído no terreno de um antigo convento de São Francisco atingido por um incêndio e se tornou a sede da Associação Comercial do Porto.

O interior do prédio é belíssimo! Olha só a sala que hoje se reunem os membros Instituto de vinho do Porto:

A pintura no teto é linda também!

E um dos detalhes construtivos interessantes, é que tem partes feitas de gesso que imitam madeira, no teto e nas paredes.

O Salão Arabe é o ponto alto da visita e é bastante impressionante! A nossa guia nos disse que ela é aberta para aluguel para eventos, mas não nos disse o preço.

A riqueza dos detalhes nas paredes, merece uma atenção especial!

A visita acaba no salão onde funcionou a bolsa de valores, um lugar muito bonito também!

Curte visitar vinícolas? Leia Carnaval nas vinícolas do Alentejo Portugal

Conclusão: o que achei da visita guiada

Achei a visita super bacana, uma boa opção para conhecer mais da história do Porto. Recomendo colocar no roteiro se estiver passando uns dias na cidade. Além do Palácio da Bolsa, no Porto tem várias igrejas lindas para visitar, recomendo a leitura do artigo 5 Igrejas com fachadas de azulejos azuis na cidade de Porto em Portugal do blog Ligado em Viagem.

Veja mais sobre essa visita no nosso canal do Youtube
Projeto 8on8

Leia também sobre outros castelos e palácios pelo mundo nos blogs amigos:

Mulher Casada Viaja – Os Castelos de Bellinzona na Suíça 

Let’s Fly Away [8on8] O Castelo de Osaka: o mais lindo do país!

O Berço do Mundo Castelos em Portugal: 8 sugestões encantadoras

Destinos por onde andei… – O Castelo dos Condes em Gent, Bélgica 

Entre Polos – Visita ao Majestoso Palácio Real de Madri 

Viajante Econômica –  O Castelo Sforzesco de Milão e seus museus 

Turistando.in – Schloss alemães: Castelo ou Palácio?

 

   
Sair da versão mobile