Ícone do site Travel Tips Brasil

Top 8 lugares para pedalar no Rio

Desde a metade de 2020, o ciclismo de estrada entrou na minha vida para ficar! E de lá pra cá já pedalei em vários lugares legais! Então, nesse post separei 8 lugares para pedalar no Rio para ciclistas de todos os níveis.

Este post faz parte do grupo de blogagem coletiva 8on8 cujo tema de março é Top 8. Vamos girar comigo?

Você também pode se interessar por:

Lugares para pedalar no Rio

Orla Carioca

A orla do Rio dispensa comentários. É linda e um dos principais pontos turísticos da cidade. Independente de que praia você for, um bom passeio já está garantido!

Ótima para girar com qualquer tipo de bike, a orla é bonita demais e tem ciclovias ao longo das praias! Eu adoro quando pedalo com o pelotão pelas praias do Rio!

Prainha de Grumari

Outro lugar que eu adoro ir pedalando é a Prainha de Grumari! Geralmente aos sábados vamos desde o Leblon até lá, passando pelo Joá.

Como já disse anteriormente, pedalar pela orla carioca é incrível! Aproveite para parar no Mirante do Roncador e apreciar essa bela vista:

Vista Chinesa e Mesa do Imperador

Para fazer um pouco mais de força, mas ser recompensado com uma belíssima vista da cidade do alto, recomendo a subida para a Vista Chinesa e para a Mesa do Imperador pelo Horto.

É um passeio ótimo para o verão já que o calor lá no alto é menor, a área é linda e fica dentro do Parque da Tijuca. O percurso tem um pouco mais de 3 kms, com 10% de inclinação média. Mas não precisa ficar com receio de não conseguir,  aproveite as cachoeiras do caminho para descansar.

Um km depois da Vista Chinesa, ainda subindo, mas com menos inclinação, está a Mesa do Imperador, outro ponto turístico histórico do Rio de Janeiro. A vista do alto é demais!

Sumaré

Outra maneira de subir até a Vista Chinesa é começar na Rua Alice em Laranjeiras e subir pela Estrada do Sumaré. O percurso é maior, mas a inclinação média é menor. São 14km com inclinação média de 5%. Um belo passeio!

Na minha opinião, é ali que temos umas das vistas mais lindas do Rio de Janeiro! Olha só esse ângulo do Cristo com o relevo carioca ao fundo:

Continuando o caminho é fácil de seguir para a Vista Chinesa ou subir para o Cristo Redentor!

Cristo Redentor

O principal cartão postal da cidade não poderia ficar de fora dessa lista de lugares para pedalar no Rio! Não é mesmo?

A subida até o Cristo é mais dura, principalmente o finalzinho. São quase 2km no total, com média de 10% de inclinação.

Mas é uma grande recompensa chegar e ver esse monumento de pertinho! Fora a vista da cidade do alto que também não deixa a desejar. 🙂

A única ressalva que faço sobre esse caminho é ter muito cuidado com as vans que levam os visitantes do centro turístico das Paineras até o Cristo. Por essa razão, tenha muita atenção na subida e na descida!

Lugares para pedalar nos arredores do Rio

Fortaleza de Santa Cruz

Não podia deixar de falar sobre a minha cidade, Niterói. Então, um dos lugares que eu mais gosto de pedalar na minha terra, é até a Fortaleza de Santa Cruz.

Em geral, saio de São Francisco, passo por Jurujuba, até chegar na Fortaleza. O percurso é lindo, e é ótimo para correr, além de pedalar. Na Fortaleza tem um café que pode ser uma boa opção para um passeio matinal de fim de semana.

Agora, se você é da turma da cerveja, recomendo parar na cervejaria Malteca, que fica no caminho, em Jurujuba.

Serra das Hortênsias

Se você topa bom desafio, recomendo pedalar na serra das hortênsias. O percurso tem 13,35km com 5% de inclinação média, é bem bonito e tem um mirante com uma vista de tirar o fôlego, onde tiramos a foto abaixo!

Dá pra ir tranquilamente num bate volta do Rio. Eu fui de carro e parei no Crit Bike Café, de onde saiu o pelotão. Dá em torno de 100km para ir até lá.

Vale das Videiras

Se a ideia é pedalar em um passeio de fim de semana, uma boa pedida é ir até o Vale das videiras.

Nessa região tem várias trilhas para quem pratica MTB e tem um percurso bacana saindo do Galpão Caipira até Paty dos Alferes, numa estrada de pouco trânsito.

Tem a opção de um pedal mais curto e com menos altimetria, se for apenas até o topo do Morro do Fama e voltar para o Galpão Caipira. Da um total aproximado de 30 km. Eu adorei o fim de semana que passei por lá!

Espero que tenham gostado dos top 8 lugares para pedalar no Rio. Não esqueçam de usar capacete, mesmo a passeio e não trafeguem na contramão!

Veja também essas Top 8 dicas dos blogs amigos:

   
Sair da versão mobile