Na última semana li dois livros gratuitos no kindle que, ao meu ver, são excelentes reflexões para os dias atuais. Em meio a tanta notícia ruim, bombardeio de fake news e, consequentemente, uma grande insegurança gerada por tudo isso, faz-se necessário buscar fontes interessantes que nos façam pensar sobre diversas questões que impactam nossa sociedade.
Abri esse post sobre livros gratuitos no kindle com ideia de dividir um pouco sobre dois títulos que achei interessantes e, por coincidência, acabei lendo em uma mesma semana. Entretanto, assim que novas descobertas forem feitas, aproveitarei esse espaço para compartilhar os exemplares gratuitos que me interessarem. Aproveito para pedir que se você tem sugestões de leitura, deixe nos comentários, vamos trocar boas ideias!
Gosta de ler? Olha esses outros posts:
Livros gratuitos no Kindle
Esse texto não poderia ser mais atual e mais relevante. O mundo enfrenta uma pandemia, estamos vivendo uma realidade que a maior parte de nós nunca imaginou viver e, por isso, a sensação de insegurança e de medo é grande.
Logo no início do texto, Harari diz que
o verdadeiro antídoto para epidemias não é a segregação, mas a cooperação
o que me leva a pensar em como estamos enfrentando da pior forma os problemas atuais. Concordam? Ao longo do ensaio ele traz exemplos históricos para contextualizar suas ideias que levam à questão de que falta cooperação por todo lado.
Essa falta de cooperação pode ser vista tanto nas relações interpessoais, quanto nas relações entre governos de diferentes países. E, no nosso caso brasileiro, também entre Municípios, Estados e o Governo Federal.
O livro é bem curto, mas levanta questões pertinentes para o debate sobre o mundo em que vivemos, os problemas atuais e como podemos caminhar para o futuro. E você? Como percebe a atual realidade?
É necessário ficar em casa! Quer dicas do que fazer? Leia esse post.
Sejamos todos feministas – Chimamanda Ngozi Adichie
Esse pequeno livro é a versão modificada de uma palestra de TED, que traz boas reflexões sobre o feminismo e o papel da mulher na sociedade. O texto da Chimamanda é bem acessível, com uma leitura que flui muito bem e com questões muito pertinentes para os dias de hoje.
Logo na introdução ela já nos conta sobre os perigos de enxergarmos uma só verdade e sobre as limitações geradas pelos estereótipos. Como você enxerga o termo ‘feminista’? Ele tem uma conotação boa ou ruim para você? Para a autora a palavra tem um peso negativo e eu concordo com ela. Mas será que o feminismo é uma coisa ruim? Acredito que não. Acredito que ele é um movimento importantíssimo e que sem ele, nós mulheres, não estaríamos onde estamos. Apesar de ainda haver muita disparidade na relação entre gêneros.
Li uma crítica na Amazon sobre o texto, falando que ele não era relevante para o Brasil, pois a autora contextualiza suas ideias a partir de experiências próprias ou da cultura local, nesse caso, a África. Mas sinceramente, por mais que aquela história específica esteja longe da sua realidade, isso não faz dela menos importante. Talvez até o contrário. Talvez seja uma maneira da gente entender melhor as dificuldades e lutas existentes no mundo. Coisa que, quando ocupamos um lugar de privilégio, não enfrentamos no nosso dia-a-dia.
Não vou me alongar na resenha, mas creio que essa leitura é muito importante, mesmo que seja para que você chegue à conclusão de que aquilo não te diz respeito. Então, finalizo destacando uma passagem:
O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos. Seríamos bem mais felizes, mais livre para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas do gênero.
Você também usa o kindle? Quer saber mais sobre esse aparelho? A gente tem um video do unboxing no nosso IGTv.
Para finalizar, gostaria de saber se esses títulos te interessaram. Além disso, você tem alguma sugestão de livros gratuitos no kindle que também tenha relevância para os problemas atuais?