Ícone do site Travel Tips Brasil

Hotel Review – Unico 20º 87º Riviera Maya

Quando mais nova, eu não gostava da ideia de viajar de navio ou de ir pra um resort, porque viajar pra mim era sinônimo de fazer mil coisas e de explorar trocentos lugares. Hoje em dia eu continuo sendo uma viajante curiosa e inquieta, mas dou extremo valor a tirar uns dias de férias para simplesmente descansar. Foi exatamente isso que eu fui fazer no Hotel Unico e eu recomendo fortemente a experiência.

Até por isso estou começando este post do avião, a caminho de casa, porque há coisas que a gente precisa dividir, e rápido 😃

Quem acompanha a gente nas redes sociais, e especialmente pelo Instagram, pode curtir um pouquinho da nossa estada por lá, mas se você está nos conhecendo agora, fique tranquilo! Vou falar agora sobre todos os detalhes desta visita que ocorreu há pouco, na última semana de maio.

Localização e Transporte

O Hotel Unico 20°87° fica localizado na região de Riviera Maya, a aproximadamente 85 km ao sul do aeroporto de Cancun, no México. Para chegar lá, o transfer do hotel nos buscou no aeroporto e levamos pouco mais de uma hora no trajeto, bem tranquilo.

A van conta com wi-fi, cervejinhas e outras bebidas, ótimo para já ir entrando no clima de férias.

Somos sócios do Legendary Members Club, rede da qual o Hotel Unico faz parte, então o serviço de transfer está incluído nas nossas reservas. Fui informada de que quem faz a reserva pelo site do hotel também tem o transporte gratuito de ida e volta, então se o valor das tarifas estiver bom, é válido fechar diretamente com eles.

Esta foi a terceira vez que estivemos na região (cada vez em um hotel) e eu continuo preferindo ficar em Riviera Maya do que na zona hoteleira de Cancun, que é mais voltada para a vida noturna.

Em Riviera, estamos mais perto de várias atrações, bem como de Playa del Carmem e de Tulum (meu lugar preferido em Quintana Roo).

Estrutura do Hotel Unico 20 87

De início, acho importante destacar que o hotel é exclusivo para adultos e remete os hóspedes à cultura local, já que a decoração de todo o complexo é uma leitura moderna das tradições mexicanas.

O Unico é um hotel 5 estrelas e 5 diamantes e também é membro do Leading Hotels of the World, mas a sofisticação não se confunde com ostentação. Conta com pouco mais de 400 quartos, funciona no sistema all-inclusive e abriu há pouco mais de um ano, em março de 2017.

O check in é feito de forma personalizada no elegante lobby, onde recebemos um welcome drink e fomos apresentados ao concierge e ao nosso assistente pessoal, que é quem cuida de todas as necessidades dos hóspedes durante a estada.

Apesar do horário do check in ser às 15hrs, eles permitiram que a gente entrasse no quarto antes, o que foi ótimo!

Logo ao lado do lobby fica o Bar Balam, igualmente lindo! É lá que os hóspedes se reúnem à noite, já que fica aberto ate às 2 da manhã.

Não sou muito chegada à drinks, mas tomei uma marguerita picante de morangos que estava deliciosa, recomendo! Enquanto estive por lá, as noites eram bastante animadas no bar, até mais do que no Palmera Lounge, uma espécie de boate do hotel (e o único lugar que eu não curti a decoração).

Na estrutura anexa ao lobby e ao bar ainda há lojas, o café e os restaurantes, bem como o spa, a academia e o salão de beleza. Há também quadras de tênis e de basquete, inclusive com iluminação noturna.

A Academia

A academia é bem montada, com equipamentos de última geração, mas deixa um pouco a desejar na variedade. Há diversos pesos livres, mas para quem, como eu, prefere usar aparelhos para malhar sozinha, poderia haver mais opções.

Há também uma sala de ginástica/spinning e a programação semanal disponibiliza diversas modalidades de ginástica, como pilates, yoga, hidro yoga, etc.

Informação importante: há wi-fi liberado por todo o hotel e a rede pegava super bem! Meu marido precisou atender algumas ligações em razão do trabalho e o sistema não decepcionou! Bom pra quem quer descansar mas não pode se desconectar totalmente!

As piscinas

Já do lado de fora, há três piscinas lindíssimas, uma mais animada, na qual normalmente ocorrem as atividades, uma mais tranquila e a “La Escondida”, que era meu refúgio para almoçar depois da praia, uma delícia. Há também uma piscina para sócios, mais privativa, mas o fato de não poder frequentá-la não diminui a experiência do hóspede, porque o hotel é mesmo muito bem estruturado.

Das piscinas, há três pontes de acesso à praia. Perto de uma delas há uma estrutura para que os hóspedes tenham acessos aos serviços aquáticos, também incluídos. Havia caiaque, standup paddle, pedal boards e um catamarã hobie cat para 4 pessoas, mas infelizmente as condições climáticas não favoreceram – muito vento e proliferação de algas – e eu não pude experimentar o serviço. Confesso que fiquei bem triste, porque amo SUP e teria sido delicioso remar naquela água!

A praia é bem bonita e pudemos aproveitar bastante nos primeiros dias da nossa estada. No entanto, há alguns anos as praias de Riviera Maya e Cancun começaram a sofrer com a proliferação de algas conhecidas como sargaço, normalmente entre a primavera e o verão. Nas outras vezes em que eu estive na área, não tivemos problemas, mas dessa vez a praia ficou tomada pelo sargaço, o que prejudicou um pouco a visita. Ainda não há explicação exata para o porquê desse fenômeno, mas espero que algo possa ser feito, porque esta parte do México depende do turismo e vai ser muito ruim para a região se o problema se agravar.

Os quartos

Um dos destaques do Hotel Unico é a decoração e nos quartos não poderia ser diferente. São amplos, confortáveis e de muito bom gosto, com tapeçarias e cestos feitos por artesãos mexicanos, um charme! 

Como presente para os hóspedes, logo na entrada da suite eles deixam dois chapéus de palha lindos e que podem ser customisados por artesãos que estão no hotel duas vezes por semana. Não é o máximo?! As pantufas também são mimos que os visitantes podem levar, eu adorei!

A suite padrão, como a nossa, tem 58 m², cama King e sofá, TV smart de 55″, telefone, cofre, armário, ar condicionado e mesinha com duas cadeiras. O banheiro é bem espaçoso, com duas cubas, chuveiro e espaço reservado pro sanitário, além de secador de cabelo, roupões e muitos amenities. Até repelente eles fornecem (super útil para os passeios) e há um steamer no quarto para desamarrotar as roupas. este serviço pode ser feito pela staff do hotel, mas achei desnecessário chamar alguém e usei quando necessário, funciona super bem!

Nos sentimos tão bem que nos primeiros dias ficamos bastante tempo no quarto relaxando, dormindo e aproveitando toda a estrutura.

Outro ponto a ser destacado é o mini bar. Como tudo é incluído, você pode personalizar o que quer encontrar na geladeirinha! Já na chegada havia um vinho de boas vindas e inúmeras bebidas, além de snacks e chocolates. Há uma cafeteira Nespresso no quarto – para a alegria do marido 😃 ☕️ – e todas as noites o staff passa por lá para abrir a cama e deixa bombons de “cortesia noturna”. Sério, voltamos muito mimados 😂

Além disso, a varanda é top, com mais um sofá, mesinha de centro e uma banheira. Olha só a foto do meu primeiro dia por lá, nada mal, não?

Estancia Suite

Também tivemos a oportunidade de visitar uma suite presidencial do hotel, a Estancia Suite, então vou deixar as fotos abaixo. É mais espaçosa e possui sala, lavabo, quarto e um banheiro imenso, além de vista pro mar e uma varanda super espaçosa. Achei bem legal, mas como custo benefício prefiro o quarto em que me hospedei.

Gastronomia

Outro destaque é a gastronomia! Para começar, o Unico oferece um menu 24hrs suoer completo para ser servido nos quartos. A apresentação dos pratos é linda, além de tudo ter estado sempre gostoso.

Pedimos almoço, jantar e vários cafés da manhã no quarto e gostamos de tudo.

Há, ainda, quatro restaurantes e um café, bem como os bares das piscinas:

São três os bares da piscina. Um bem grande que fica entre as duas piscinas principais, outro menor, com forno de pizza, ao lado da piscina de borda infinita e ainda um terceiro, na piscina “La Escondida”.  Eu destacaria a pizza feita no forno à lenha e o ceviche do bar escondido, muito delícia!

Como deu pra ver, são tantas opções que não deu nem pra gente provar tudo, sete dias não foram suficientes 😂

O Spa Esencia

Em razão da experiência all-inclusive, o Unico oferece alguns serviços do Spa e do salão como inclusos na estadia, sendo necessário o pagamento de uma taxa de vinte por cento sobre o valor do tratamento escolhido. Achei os preços praticados altos, então a taxa acaba sendo equivalente ao que se pagaria por um serviço do tipo aqui no Brasil.

Optamos por uma massagem relaxante de casal que dura 50 minutos. Antes do início da massagem, passamos pelas saunas (seca e úmida), além das duchas e da jacuzzi, áreas que são separadas por sexo. A experiência foi ótima e as massagistas eram boas e educadas, então acho válido até mesmo para relaxar ainda mais.

Também fiz a unha no salão de beleza por duas vezes, sendo uma apenas para trocar o esmalte. Continuo achando que os profissionais brasileiros dessa área são imbatíveis! A manicure era simpática e fez um bom trabalho, mas nada comparável às brasileiras no geral! Quanto ao preço, este é outro serviço que o hóspede só paga os 20%, então acaba sendo um valor semelhante ao que pagamos em um bom salão do Rio ou de São Paulo.

Staff

Uma das coisas que eu adoro dos mexicanos é a simpatia e os funcionários do Unico são bem queridos. Nosso host, o Rodrigo, era muito gente boa e nos ajudou em várias ocasiões. Achei esse serviço muito bom!

Nas demais áreas do hotel também fomos muito bem tratados, com destaque para o garçon Leo da Infinity Pool e o Carlos, do restaurante italiano!

Passeios

Como eu disse anteriormente, nossa semana no Unico foi de descanso e eu já havia visitado Cancun e Riviera Maya em outras oportunidades, então quase não saímos do hotel e aproveitamos para relaxar muito. No entanto, o hotel oferece várias opções de tours para as atrações da região, algumas imperdíveis!

Dessa vez fomos presenteados pelo Legendary com um passeio de catamarã que saía de Puerto Aventuras (fica a 15 minutos do hotel) para ver o pôr do sol.

O bom é que este tour é exclusivo do Unico, então a van vai direto do hotel para a marina, sem passar por vários hotéis em busca de passageiros (o que é bem comum nos passeios da região). A empresa que presta o serviço é ótima e adoramos o barco e a tripulação, mas não recomendo para quem fica mareado, a não ser que o mar esteja muito tranquilo.

Há, ainda, mais cinco tours exclusivos e passeios para diversos cenotes, Chichen Itza (fizemos em outra visita e é demais!), mergulhos, Tulum… Os preços não eram muito diferentes dos que eu pesquisei pela internet, então eu acho que vale a pena fechar com o hotel pela comodidade.

Para saber como visitar Chichén Itzá, leia o relato do blog Bagagem para Dois. É um passeio imperdível!

Espero que vocês tenham curtido este review! Não deixem de nos mandar mensagens caso ainda tenham alguma dúvida, será um prazer ajudá-los e é pra isso que a gente está aqui 😃

   
Sair da versão mobile