Ícone do site Travel Tips Brasil

Fotografia macro: maravilhas da natureza em detalhes

fotografia-macro

Você curte fotografia macro? Eu sempre adorei! Faz tempo que não me dedico a esse tipo de foto, mas como comprei uma lente Moment para o celular há pouco, com esse objetivo, resolvi escrever sobre a minha experiência.

Aproveitei que o tema do mês de janeiro do projeto de blogagem coletiva 8on8 é Maravilhas da Natureza e destaquei algumas das fotos que tirei há alguns dias atrás, quando visitei o Butchart Gardens – tem vídeo sobre esse parque no nosso canal do Youtube.

Se você curte fotografia leia também:

Fotografia macro com celular

Desde que comecei a me dedicar à fotografia, eu gostei muito de tirar fotografias macro, ou seja, aproximar o olhar de detalhes que muitas vezes passam desapercebidos nas fotos mais distantes. Olha só esse detalhe da gota d’água na planta:

Quando o tema de Maravilhas da Natureza surgiu, eu fiquei buscando um lugar para falar sobre, mas como estou viajando, estava tendo dificuldade de escolher e preparar o material. Foi quando veio à cabeça a ideia de dividir aqui no blog a experiência recente que tive no Butchart Gardens.

Quem gosta de fotografia macro, geralmente investe em lentes específicas para esse tipo de foto, mas eu mesma nunca comprei nenhuma. O que me incomodava em levar câmeras DSLR para viajar é o peso do equipamento. O resultado é maravilhoso, mas sinto que o celular tem suprido bem as minhas demandas. Falo mais sobre isso no artigo Fotografia de viagem – as melhores recordações.

Então, comecei a usar lentes para melhorar as fotos tiradas com o celular. Gosto muito das lentes da Moment, porque elas encaixam nas capas dos celulares, portanto, funcionam com diferentes marcas e modelos. É interessante porque eu uso no meu iPhone e meu marido usa também as mesmas lentes no Google Pixel. Compramos primeiro uma grande angular e uma tele e como gostamos muito das lentes, agora compramos uma macro.

Vai para o Canadá? Leia mais sobre: Victoria Canadá – travessia de barca

Maravilhas da natureza no Butchart Gardens

O Butchart Gardens é um dos pontos turísticos em Victoria no Canadá e é um lugar lindo! Estive lá pela primeira vez em outubro de 2018 (leia mais em Roteiro de viagem British Columbia até o Oregon) e achei um lugar ótimo para quem curte fotografar. Como estava no outono, os jardins ainda estavam muito floridos.

Quando voltamos em Victoria agora, em dezembro de 2019, já era inverno e estava curiosa para ver como a paisagem do lugar muda de acordo com as estações. E apesar de ainda ser um belo lugar para se passear, ele perde muito do seu charme, pois já não vemos o super colorido da grande variedade de flores.

Daí surgiu a vontade de buscar o belo nos detalhes, e por isso, tirei muito mais fotos macro nessa última visita. Vamos ver o resultado?

Uma foto macro que fiz nesse dia que eu gostei muito do resultado, foi essa da gota com o reflexo dos galhos e o fundo bem desfocado. Ela estava quase sem cor, por causa do dia chuvoso e das sombras, então aproveitei e passei para preto e branco.

E como estava difícil ver o colorido na visão geral do parque, porque não buscá-lo nos detalhes? Foi o que fiz nessas duas fotos seguintes, lembrando que essas são fotografias muito aproximadas de objetos bem pequenos. A gente usa o mesmo filtro nas fotos do blog, mas achei legal mudar um pouco pra esse post e as duas fotos estão sem filtro nenhum:

Outra possibilidade da fotografia macro é brincar com formas abstratas como essa próxima foto. Você curte? Eu acho que rende um belo papel de parede. 😉

Conclusão sobre fotografia macro com celular

Espero que tenham curtido as minhas experiências com fotografia macro no celular! Eu gostei muito do resultado. E para falar a verdade, depois que passei as fotos para o computador, fiquei bem impressionada com a qualidade.

Cada vez mais confio no celular junto de um bom acessório para registrar os momentos mais marcantes das minhas viagens. Vejo que a praticidade de ter o equipamento sempre à mão e sem pesar nas costas é o que realmente importa. Afinal, muitas vezes passamos o dia inteiro fora, rodando por vários lugares e o peso de uma DSLR é mortal. Concordam?

Video sobre o nosso passeio pelo Butchart Gardens

Gostou de saber sobre esse belíssimo jardim em Victoria no Canadá? Então passeie com a gente no nosso canal do Youtube! Já assinou?

Projeto 8on8

Eu acabei aproveitando o tema para falar da fotografia macro e como foi legal usar esse recurso durante a minha viagem, mas tem muito texto legal sobre outras Maravilhas da Natureza nesse 8on8. Então, não deixe de ler os posts das amigas:

Destinos por onde andei… – Cataratas Argentinas: um dia no Parque Nacional Iguazú 

Let’s Fly Away – [8on8] Safári no Deserto de Dubai. Sol, areia e emoção  

O Berço do Mundo – Maravilhas da Natureza: ilha da Madeira

Viajante Econômica – Cataratas do Iguaçu: todo mundo precisa conhecer

Chicas Lokas na Estrada – 10 maravilhas da natureza do Brasil

Mulher Casada Viaja – Lago de Braies, Misurina e Carezza: os melhores das Dolomitas 

Entre Polos – 7 Maravilhas da Natureza

Espiando pelo Mundo – 8 on 8 | Maravilhas da NATUREZA: os RIOS e as cidades

Links úteis:
   
Sair da versão mobile