Você curte fotografia macro? Eu sempre adorei! Faz tempo que não me dedico a esse tipo de foto, mas como comprei uma lente Moment para o celular há pouco, com esse objetivo, resolvi escrever sobre a minha experiência.
Aproveitei que o tema do mês de janeiro do projeto de blogagem coletiva 8on8 é Maravilhas da Natureza e destaquei algumas das fotos que tirei há alguns dias atrás, quando visitei o Butchart Gardens – tem vídeo sobre esse parque no nosso canal do Youtube.
Se você curte fotografia leia também:
- Fotografia de viagem: as melhores recordações
- Os melhores filtros para fotos de viagem
- Como organizar a rotina doméstica?
Fotografia macro com celular
Desde que comecei a me dedicar à fotografia, eu gostei muito de tirar fotografias macro, ou seja, aproximar o olhar de detalhes que muitas vezes passam desapercebidos nas fotos mais distantes. Olha só esse detalhe da gota d’água na planta:
Quando o tema de Maravilhas da Natureza surgiu, eu fiquei buscando um lugar para falar sobre, mas como estou viajando, estava tendo dificuldade de escolher e preparar o material. Foi quando veio à cabeça a ideia de dividir aqui no blog a experiência recente que tive no Butchart Gardens.
Quem gosta de fotografia macro, geralmente investe em lentes específicas para esse tipo de foto, mas eu mesma nunca comprei nenhuma. O que me incomodava em levar câmeras DSLR para viajar é o peso do equipamento. O resultado é maravilhoso, mas sinto que o celular tem suprido bem as minhas demandas. Falo mais sobre isso no artigo Fotografia de viagem – as melhores recordações.
Então, comecei a usar lentes para melhorar as fotos tiradas com o celular. Gosto muito das lentes da Moment, porque elas encaixam nas capas dos celulares, portanto, funcionam com diferentes marcas e modelos. É interessante porque eu uso no meu iPhone e meu marido usa também as mesmas lentes no Google Pixel. Compramos primeiro uma grande angular e uma tele e como gostamos muito das lentes, agora compramos uma macro.
Vai para o Canadá? Leia mais sobre: Victoria Canadá – travessia de barca
Maravilhas da natureza no Butchart Gardens
O Butchart Gardens é um dos pontos turísticos em Victoria no Canadá e é um lugar lindo! Estive lá pela primeira vez em outubro de 2018 (leia mais em Roteiro de viagem British Columbia até o Oregon) e achei um lugar ótimo para quem curte fotografar. Como estava no outono, os jardins ainda estavam muito floridos.
Quando voltamos em Victoria agora, em dezembro de 2019, já era inverno e estava curiosa para ver como a paisagem do lugar muda de acordo com as estações. E apesar de ainda ser um belo lugar para se passear, ele perde muito do seu charme, pois já não vemos o super colorido da grande variedade de flores.
Daí surgiu a vontade de buscar o belo nos detalhes, e por isso, tirei muito mais fotos macro nessa última visita. Vamos ver o resultado?
Uma foto macro que fiz nesse dia que eu gostei muito do resultado, foi essa da gota com o reflexo dos galhos e o fundo bem desfocado. Ela estava quase sem cor, por causa do dia chuvoso e das sombras, então aproveitei e passei para preto e branco.
E como estava difícil ver o colorido na visão geral do parque, porque não buscá-lo nos detalhes? Foi o que fiz nessas duas fotos seguintes, lembrando que essas são fotografias muito aproximadas de objetos bem pequenos. A gente usa o mesmo filtro nas fotos do blog, mas achei legal mudar um pouco pra esse post e as duas fotos estão sem filtro nenhum:
Outra possibilidade da fotografia macro é brincar com formas abstratas como essa próxima foto. Você curte? Eu acho que rende um belo papel de parede. 😉
Conclusão sobre fotografia macro com celular
Espero que tenham curtido as minhas experiências com fotografia macro no celular! Eu gostei muito do resultado. E para falar a verdade, depois que passei as fotos para o computador, fiquei bem impressionada com a qualidade.
Cada vez mais confio no celular junto de um bom acessório para registrar os momentos mais marcantes das minhas viagens. Vejo que a praticidade de ter o equipamento sempre à mão e sem pesar nas costas é o que realmente importa. Afinal, muitas vezes passamos o dia inteiro fora, rodando por vários lugares e o peso de uma DSLR é mortal. Concordam?
Video sobre o nosso passeio pelo Butchart Gardens
Gostou de saber sobre esse belíssimo jardim em Victoria no Canadá? Então passeie com a gente no nosso canal do Youtube! Já assinou?
Projeto 8on8
Eu acabei aproveitando o tema para falar da fotografia macro e como foi legal usar esse recurso durante a minha viagem, mas tem muito texto legal sobre outras Maravilhas da Natureza nesse 8on8. Então, não deixe de ler os posts das amigas:
Destinos por onde andei… – Cataratas Argentinas: um dia no Parque Nacional Iguazú
Let’s Fly Away – [8on8] Safári no Deserto de Dubai. Sol, areia e emoção
O Berço do Mundo – Maravilhas da Natureza: ilha da Madeira
Viajante Econômica – Cataratas do Iguaçu: todo mundo precisa conhecer
Chicas Lokas na Estrada – 10 maravilhas da natureza do Brasil
Mulher Casada Viaja – Lago de Braies, Misurina e Carezza: os melhores das Dolomitas
Entre Polos – 7 Maravilhas da Natureza
Espiando pelo Mundo – 8 on 8 | Maravilhas da NATUREZA: os RIOS e as cidades
49 comments
Oi Mariana, acho fantástico esse olhar que algumas pessoas têm para fotografia macro. Já tentei algumas vezes, mas não gostei do resultado, acho que preciso praticar mais. Fiquei inspirada com suas lindas fotos. Bjs
Oi Zudi, obrigada! Que bom que você curtiu as fotografias macro. Acho que é tentar mesmo, que a gente consegue um resultado legal. Depois me conta. Bjs
Que dicas boas! Eu jamais imaginaria ser possível tirar fotos tão incríveis com o celular (sim, sou das antigas rs). Gostei mesmo, de verdade! Bjus!
Oi Denise, eu tive uma resistência grande ao celular por muito tempo, mas agora já estou tranquila de viajar sem minha máquina fotográfica, pois consigo fotos de muita qualidade! Bjs
Amo fotografia. Fotografia macro é muito legal de utilizar. Hoje em dia é bom poder contar com aparelhos tão bons ao nosso alcance para chegarmos em resultados incríveis. Muito massa suas fotos, gostei da edição.
Obrigada Belquior! Fico feliz que você tenha gostado.
Eu curto bastante este estilo de fotografia, e gosto bastante de tirar fotos assim, mas não é algo que costumo postar nas redes.
Muito bacana o texto e as fotos estão lindas.
Obrigada Diego! Que legal que você curtiu o post sobre fotografia macro. Também não posto muito não. Mas adoro usar como fundo de tela.
Eu adoro fotografia macro tb Mari! A natureza é cheia de detalhes, né?! Que bacana essa tal lente. Qual que é e onde tu comprou?
Oi Suriàn, essa lente é da moment. Tem diversos tipos e você tem que ter a capa para celular que encaixa na lente. Comprei online, mas não sei se entregam no Brasil. Eu aproveitei uma viagem aos EUA para comprar. Achei que vale o investimento, pois já troquei de celular e foi só comprar uma capa nova. Bjs
Uau, que show suas fotos! Não sabia que dava pra fazer fotografia macro com celular e o resultado é incrível, sem falar que facilita o transporte nas viagens. E o que achou dos preços paras o acessórios? Amadores conseguem usar ou é só coisa de profissional?
Oi Fabíola, eu acho que essas lentes são um acessório caro, mas bem mais baratos que investir em uma DSLR + lentes. Então, achei que vale muito à pena, porque poupa um peso na hora de viajar. Eu recomendo e tenho usado bem em minhas últimas viagens. A lente custa uns 100 dolares e as capas variam entre 19 e 40 dolares. Mas você pode usar em celulares de marca diferentes, basta ter a capa compatível
Confesso que não sou muito de fazer fotografia macro em viagens, mas principalmente porque achei que não era possível fazer com celular. Boas dicas, vou tentar me aventurar nesse mundo nas próximas viagens.
Oi Leo, eu também não sou de fazer fotografia macro em viagem, mas como o jardim estava sem flores por causa do inverno, achei bem interessante me dedicar a isso no dia. Gostei bastante do resultado. 🙂
Adoro este estilo de fotografar, até me aventuro de vez em quando, embora não seja uma fotógrafa profissional.
Suas fotos estão de excelente qualidade e bom gosto, podia fazer isto mais vezes por aqui, que tal com o tema de vinhos?
Oi Gi, gostei muito da sugestão! Explorar a fotografia macro em uma vinícola deve ter um ótimo resultado. Adorei! Bjs
Eu acho a fotografia macro linda. Dá uma perspectiva da realidade completamente nova e treina o nosso olhar para os detalhes. Concordo que produz imagens de desktop muito originais. Adorei as suas imagens, parabéns. O Butchart Gardens parece perfeito para captar esse tipo de fotos. Aliás, todos os países com as estações bem marcadas são ótimos para fotografar a Natureza.
Oi Ruthia, verdade! As estações bem marcadas apresentam diferenças bem contrastantes, não é mesmo?
que trabalho maravilhoso, esse tipo de fotografia é muito fascinante, ainda quero fazer muito esse tipo de fotos e comprar uma lente melhor!
Oi Flavia, Obrigada! Fico feliz que tenha curtido e espero que você se aventure na fotografia macro.
Não conhecia esse estilo de foto, mais como estou fazendo um curso estou muito interessado nas fotografia macro, as suas estão lindas.
Oi Christian, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Espero que você também possa utilizar desse recurso em breve! 😊
Achei interessante essa perspectiva, mostro algumas cenas em video mas n em foto. Varias dicas boas!
Valeu Angela! Legal que você curtiu. Bjs
Amei o post! As fotos estão sensacionais. Concordo que carregar a DSL o dia inteiro é algo bem desanimador… ainda mais quando o celular consegue suprir em parte em fotos “normais”. Essa opção de lentes extras vai fazer você aposentar de vez a DSL rsrs
Pois é Lulu, as últimas viagens já foram todas registradas com o celular e até agora não me arrependi! Depois que comprei as lentes consegui suprir quase toda a demanda da minha DSLR. Ainda levo o peso, quando o destino tem muita natureza, ou quando eu sei que vou para um parque, porque a tele da máquina é muuuuuito melhor e se faz necessária para fotografar vida selvagem, por exemplo. Mas na maior parte das vezes, o celular resolve mesmo. Bjs
Eu gosto muito de fotos em macro mas não não é um estilo de fotografia que faço muito, mas é muito interessante pra focar em detalhes e deixar as fotos mais criativas, adorei a perspectiva de todas as fotos do post.
Oi Deisy, obrigada, que bom que você gostou das fotos. Acho que dá pra explorar bastante a criatividade, não é?
Amo fotografia macro, as suas ficaram lindas, parabéns! Gosto muito nos vídeos também.
Oi Ana Paula, sabe que eu nunca tentei em video? Acho que vou aproveitar a lente e fazer esse teste! Valeu pela dica.
Adorei as fotos! Ficaram lindas mesmo 🙂 Às vezes também né impressiono com a qualidade das fotos que os smartphones conseguem fazer. Com esse acessório o macro ficou ótimo
Oi Marcela, obrigada! Legal que você gostou das fotos. A lente ajuda bastante sim, principalmente para fotografar detalhes bem pequenos.
É na sensibilidade para esses detalhes que encontramos a maior beleza do Mundo…
Verdade Rui. Obrigada! Eu amo fotografar e acho que você definiu perfeitamente.
Aqui em casa amamos fotografia. O mais importante não é o equipamento que se tem, mas o olhar fotográfico. A técnica é importante também, mas sem o olhar a foto não fica tão boa. Adorei a dica das lentes e de como capturar esses detalhes lindos que vocês fizeram. Parabéns pelo post. beijos
Oi Cecília, você tem razão, o importante mesmo é trabalhar o olhar fotográfico e tirar o máximo do equipamento disponível. Fico feliz que tenha gostado das fotografias macro que fiz no Butchart Gardens! Obrigada! Beijos
Mari… que coisa mais linda! Acho admirável quem tem olho para fotografia e você tem! Estou encantada. Embora eu goste muito de imagens – visito exposições de fotografias sempre que eu posso – não entendo nada do assunto. Descobri um mundo novo aqui. 🙂
Desde minha ultima viagem tenho pensado em aposentar minha máquina, por conta do peso, e utilizar o celular em viagens. Até porque não sou fotografa. Registro imagens e só! Ao mesmo tempo fiquei com receio de fazer a transição e ter fotos muito ruins. Com suas explicações e imagens lindas, vou pesquisar mais sobre o assunto. Qualquer dúvida, peço ajuda! 🙂 bjus
Oi Ana querida, fiquei feliz de saber que você gostou das fotografias macro e as dicas. Ajudo no que for preciso! É só chamar! Bjs
Adorei as dicas! Fotos assim ficam tão lindas, não é mesmo? Vou salvar aqui e reler mais tarde, nas vésperas de alguma viagem pra lembrar hehehe
Que legal que curtiu nossas dicas de fotografia, espero que ajude! 😉
Acho lindo esse tipo de foto, mas confesso que nunca tiro fotos em macro… agora já quero começar!
Oi Ana Paula,
eu adoro, mas confesso que não me dedico muito, mas gostei muito do resultado da fotografia macro nesse caso.
[…] Fotografia macro: maravilhas da natureza em detalhes […]
[…] Travel Tips Brasil – Fotografia macro: maravilhas da natureza em detalhes […]
[…] Gosta de fotografar? Leia o nosso post sobre Fotografia macro: maravilhas da natureza em detalhes […]
[…] – Cataratas do Iguaçu: todo mundo precisa conhecer – Travel Tips Brasil – Fotografia macro: maravilhas da natureza em detalhes – Mulher Casada Viaja – Lago de Braies, Misurina e Carezza: os melhores das Dolomitas […]
[…] Travel Tips Brasil – Fotografia macro: maravilhas da natureza em detalhes […]
[…] Fotografia macro: maravilhas da natureza em detalhes […]
[…] Fotografia macro: maravilhas da natureza em detalhes […]