A fotografia de viagem, para mim, é um assunto super importante! É através dela que a gente eterniza os bons momentos e dessa forma lembramos do que foi mais especial nos lugares por onde passamos. Por isso decidi escrever um post para compartilhar os equipamentos que eu uso, os aplicativos que gosto para editar as fotos e até mesmo os meios de compartilhamento.
—post atualizado em 07/03/24 ——
Se você curte fotografia de viagem, também pode se interessar por:
- Os melhores filtros para fotos de viagem
- Fotografia macro: maravilhas da natureza em detalhes
- Guia Instagram: onde tirar fotos de Miami lindas
- Guia instagram: Onde tirar fotos de Nova York lindas
Equipamentos para minhas fotografias de viagem
Câmera Fotográfica – Nikon D90 ou Sony Alpha Nex5
Essas duas velhas de guerra são companheiras há anos. A Nikon é a minha queridinha, amo as fotos que tirei com ela, mas é bem pesada! A Sony confesso que ficou parada na gaveta por anos, mas redescobri agora e voltei a usá-la. Me acompanhou na viagem à Nova Iorque e Miami e funcionou super bem!
Sobre as lentes, gosto de ter sempre uma tele e uma normal e sempre fotografo em RAW (para ter mais possibilidades na edição). Na minha opinião é aí que está a grande diferença entre as câmeras fotográficas e o celular.
GoPro
A GoPro eu uso para filmar, para fotografar aproveitando a sua lente grande angular e, claro, para filmes e fotos debaixo d’água. Ou seja, se o destino tem praia, a Go Pro é a primeira a entrar na mala. É ótima para levar na bolsa ou no bolso e tirar selfies (sem o stick, por favor, seu braço é mais que suficiente pra isso). Uso em provas de corrida, pois é leve e dá pra registrar os lugares bonitos do percurso de forma rápida e prática.
Celular – Iphone
A fotografia de celular já avançou muito nos últimos anos e acredito que a maior parte das pessoas só utilize esse recurso para viagem. Eu ainda prefiro usar a máquina com lentes removíveis, mas o celular acabou se tornando mais prático por estar comigo sempre. Levar máquina com lentes extras ficou dificil com uma restrição cada vez maior de peso de bagagens. Só levo se sei que terei momentos dedicados à fotografia, senão não vale.
Mas foto vai muito do gosto pessoal, por isso, pesquise os resultados das câmeras e veja quais resultados te agradam mais. Aproveito para destacar que dos celulares que usam Android, a câmera que mais me encantou até o momento foi a do Google Pixel tira fotos ótimas!
Tripé
Gosto muito do meu mini tripé da Manfrotto com uma garra para telefone que foi o meu melhor investimento fotográfico dos últimos tempos. Ele tem um tamanho pequeno, funciona com todos os equipamentos que eu citei acima e ainda ajuda a estabilizar os vídeos que eu gravo. Aquele acessório simples e eficaz.
Aplicativos para edição de fotografia de viagem
Como eu falei acima, a maior parte das pessoas só leva o celular para registrar as viagens, então falar de aplicativos de edição é fundamental também!
Lightroom CC
O Lightroom é o meu programa preferido de edição. Como usamos um filtro específico para o nosso instagram, depois que definimos os parâmetros, salvei nosso filtro no celular também, então é bem mais fácil de editar e postar durante as viagens.
Além disso, ele é bem completo para editar luz, contraste, etc. e também é possível importar arquivos em RAW (da máquina fotográfica, por exemplo) para o celular e editar. O que facilita bastante se a ideia é produzir conteúdo sem a necessidade de um computador.
Outra vantagem é a biblioteca na nuvem que sincroniza os arquivos automaticamente entre o celular e o computador. Eu assino um plano mensal da Adobe com 2T de nuvem, pois optei por fazer meu backup na nuvem deles.
Aproveito também os voos parta editar e selecionar a maior parte das minhas fotos. Assim, logo que chego em casa termino a edição e monto meu álbum no Google Fotos (falo mais abaixo dele).
Luxe Lens
Não é um aplicativo, é um site que comercializa ferramentas para photoshop e lightroom com o intuito de facilitar a edição de fotos. É o que eu mais tenho usado. Gosto bastante dos presets que eles oferecem e acho o preço justo. Abaixo mostro alguns exemplos de fotos editadas com os presets e sem edição.
Essa foto de Paraty é um bom exemplo. A foto da direita é o arquivo em RAW sem edição alguma. A da direita só apliquei o preset Pasture and Praire sem mexer em mais nenhum parâmetro. Olha só que diferença:
A foto abaixo é de Stonehenge e usei apenas o preset Apricot
O uso dos presets facilita bastante a edição e é legal que dá pra escolher os favoritos e usar com o Lightroom CC mesmo no celular. Em geral, escolho um pra dar “uma cara” pra viagem e edito as fotos com o mesmo preset. O resultado é um álbum mais uniforme visualmente.
Quer usar esses presets para suas fotografias de viagem também? É só clicar aqui!
Snapseed
O Snapseed eu uso pouco, mas achei importante colocar ele nesse post, pois é uma boa opção para ajustes de luz, como por exemplo, o fundo está muito claro e a pessoa está escura. Já aconteceu com você?
Para resolver esse problema, eu uso a função HDR Scape. Mas é bom usar com moderação para parecer natural. Essa foto abaixo mostra a diferença usando apenas esse recurso:
Quik
Para editar de vídeos, eu uso muito o Quik que já tem alguns presets de edição automática, pois acho que poupa bastante tempo e o resultado fica bem legal! É um app da GoPro, mas aceita importar os vídeos feitos pelo iPhone também. Além disso, ainda dá pra mesclar com fotos e colocar uma trilha sonora.
Compartilhamento de fotografia de viagem
Atualmente, não dá pra deixar de fora o compartilhamento de fotos, não é mesmo? Anos atrás, tínhamos que esperar a revelação para selecionar as fotos mais bacanas e montar o álbum (eu adorava esse processo também). Hoje, mandamos fotos em tempo real e recebemos o “feedback” na hora. Vou falar do que eu uso para compartilhar minhas fotos de viagem:
Redes Sociais – Instagram e Facebook
Todo mundo usa as redes sociais para compartilhar a vida com os amigos. Eu também. Mas entre o Facebook e o Instagram, sempre preferi o segundo. Principalmente porque ele é um app pensado para compartilhar imagens. Por isso, usamos essa ferramenta para compartilhar nossas dicas in loco, ou outras memórias legais em períodos que não estamos viajando. Já segue a gente lá? Já a minha conta pessoal é voltada para fotos com meu olhar fotográfico.
O Whatsapp foi o meio que a minha família escolheu para compartilhar os melhores momentos de viagem. Criamos sempre um grupo e ali ficam as fotos e assuntos referentes àquela viagem. Afinal, quem não usa o Whatsapp hoje em dia?
Google Fotos
O meu preferido como substituto aos velhos álbuns de fotografia de viagem é o Google Fotos. Então, depois de editar e selecionar as melhores fotos, eu as jogo para esse serviço e ele já organiza por data e hora.
Uma vantagem é que toda pessoa com uma conta do Google pode receber seu convite para participar do álbum e este fica disponível para todos os convidados enquanto não for apagado, ou seja, como se fosse parte da biblioteca de imagens dele. Acho ótimo!
Finalizando, essas são as minhas escolhas para registrar tudo de legal que vejo pelo mundo. Espero que ajude de alguma forma. Você tem outras dicas? Compartilha com a gente! 😉