Você gosta de ir a shows durante as viagens? Já pensou em viajar para um festival de música? A gente pode afirmar que esse é um dos programas que buscamos nas nossas andanças por aí. No mês de abril, mudamos nosso tema do projeto de blogagem coletiva 8on8, pois estamos em quarentena e o foco nas viagens ficou de lado, por hora.
Portanto, decidimos escrever sobre filmes, livros ou séries e eu vou falar sobre o documentário Fyre – fiasco no Caribe do Netflix. Esse documentário me chamou a atenção, pois me coloquei no lugar das pessoas, afinal, a gente deposita muita expectativa quando viaja com um objetivo específico, certo?
Curte shows? Leia também:
- Show do U2 – Joshua Tree Tour em Bruxelas
- Como comprar ingressos pela internet para shows no exterior?
Vou começar falando sobre o documentário que é o tema do nosso mês, mas achei interessante dividir também a minha experiência com shows e festival de música em viagem.
Fyre – Fiasco no Caribe (o documentário)
Se você é como a gente e curte viajar e ir a shows ou festivais de música, recomendo que assista o documentário sobre o festival Fyre, que tinha como um dos produtores o cantor Ja Rule.
O festival, como o título adianta, não aconteceu e foi um verdadeiro fiasco. Este documentário, então, mostra toda a evolução do festival desde a concepção, passando pelos erros de planejamento até os frequentadores chegando na ilha e se deparando com o caos.
A ideia dos organizadores era fazer um festival de música de alto padrão, no ano de 2017, em uma ilha paradisíaca do Caribe para um público restrito. Foi feita uma campanha nas redes sociais junto a influenciadores e modelos para chamar a atenção para esse evento, cujo sucesso foi rápido, com ingressos esgotados muito antes da data planejada.
O que ocorreu depois foi uma sucessão de absurdos e muitos erros de planejamento que, de tão bizarros, tornam a história super interessante e, na minha opinião, levantam algumas questões bem atuais: o quão somos influenciados por pessoas na internet? Por que o status leva as pessoas a pagarem alto por eventos que elas sequer sabem a origem? O quanto podemos confiar no que é dito e postado no mundo das redes sociais?
Acho que são questões super relevantes na atualidade e que devemos sempre refletir em como nos encaixamos nessa realidade virtual que nos cerca. Concordam?
Festival de Música e Shows pelo mundo
E por falar em festival de música, como falei anteriormente, um dos programas que a gente curte em viagem é ir a shows. Apesar de não termos viajado muito especificamente para festivais de música, já fomos em várias edições do Rock in Rio, por exemplo. E falamos da nossa experiência no post Rock in Rio 2017, ou seja, se você é fã desse tipo de programa não deixe de ler!
Ano passado, também tivemos a nossa experiência ruim viajando para um festival de música. Não fomos tão longe e o festival aconteceu, não foi como o Fyre. Entretanto, passamos o maior perrengue para entrar no Lollapalooza, em São Paulo. Quer saber mais? Temos um vlog desse dia no nosso canal do Youtube:
Como em toda viagem procuramos shows para assistir, um assunto que já foi pauta no blog foi: Como comprar ingressos pela internet para shows no exterior? Onde dividimos dicas de como procuramos os shows nos destinos, além de sites confiáveis para compra antecipada de ingressos.
Para os fãs de rock, contamos a super experiência que foi assistir o show do U2 na turnê de comemoração de 30 anos do lançamento do álbum Joshua Tree, em Bruxelas! Já imaginou? Foi incrível! Nós adoramos!
Outro super show que assistimos em São Paulo, foi o do Paul McCartney em 2019, já fomos a alguns shows dele e não cansamos! É maravilhoso! Vem ver no nosso canal do Youtube:
O que levar para um festival de música?
Aproveitando que estamos falando de festivais de música, a gente sempre fica na dúvida do que levar, não é? Sendo assim, preparamos um checklist com os itens que consideramos essenciais para aproveitar bem o evento!
No último Rock in Rio resolvemos ir de pochete por questão de segurança e conforto (ou seja, menos peso nas costas). Mas como tudo tem seus pontos positivos e negativos, apesar de deixar a gente mais confortável a pochete não cabe tanta coisa.
Por isso, nossa lista de essenciais é super enxuta!
Ítens essenciais para levar para festivais
- Pochete: como falamos anteriormente, tem a vantagem de ser menos pesada, deixar os braços livres e estar sempre em uma posição mais segura, para evitar furtos, que infelizmente podem acontecer.
- Capa de chuva: no Rock in Rio e no Lollapalooza de 2019 foi essencial! No primeiro fim de semana do Rock in Rio choveu direto e no Lolla eles até fecharam por horas o evento por questões metereológicas! Então, é bem importante reservar um espaço na bolsa para a capa.
- Nuts: a gente escolheu esse tipo de comida pra não furar muito a dieta e por que gostamos bastante, mas pode ser biscoito, ou o que você preferir. O importante é levar a comida na embalagem original ou em ziplocks, como na foto abaixo. Em 2019, era possível levar até 5 itens em duas embalagens lacradas.
- Bateria extra e cabo: para não ficar na mão durante todas as muitas horas de festival, optamos por levar uma bateria extra de 10.000 amperes e o cabo do celular. Assim, ficamos tranquilas para fotografar e filmar tudo!
- Álcool gel: esse é essencial! Nem sempre as torneiras dos banheiros estão funcionando ou às vezes precisamos limpar as mãos no meio da multidão, então o álcool gel salva nesses momentos.
- Lenço de papel: os banheiros estavam com boa manutenção de modo geral, mas quando chegava mais para o fim da noite, faltava papel em alguns lugares. Leve o lenço para garantir o seu conforto. 😉
Outros ítens que são bons de levar, mas não tivemos espaço:
- Copo de silicone
- Filtro solar
Considerações finais
Ficou curioso sobre o documentário? Assista Fyre no Netflix . Tem mais dica legal? Deixa aí nos comentários, eu quero saber!
Quer mais dicas de livros, séries e filmes? Leia nos blogs amigos:
Espiando pelo Mundo – A Rainha Descalça de Ildefonso Falcones
O Berço do Mundo – Livros para viajar sem sair de casa
Chicas Lokas na Estrada – 15 filmes de animação em cenários incríveis no mundo real
Destinos por onde andei… – Filmes para viajar no sofá
Viajante Econômica – A Ponte dos Espiões: cenário de filmes e de negociações na Guerra Fria
Mulher Casada Viaja – Viajar sem sair de casa: filmes gravados na Toscana
Entre Polos – Viajar Sem Sair de Casa
32 comments
Adorei Mari!!! Eu não tenho muito o costume de viajar para shows ou incluir shows em minhas viagens. Uma pena porque adoro um bom show! rsrs Gostei muito da dica do documento Fyre. Como gerente de projetos, acho interessante acompanhar a trajetória de cases de sucesso e de fracasso também. Já anoitei para ver assim que for possível.
Oi Ana, que legal que você curtiu a dica. Acho que você deve ver sim, é um ótimo exemplo do que não fazer como produtor de evento.É um case bem interessante de fracasso. Quanto aos shows, eu amo procurar shows por onde passo. Recomendo, pois já assisti muito show bom que não teria oportunidade na minha cidade. 😉 Beijos
Que demais estas dicas!
Eu não viajo taaaanto para ver festivais de música, mas já fiz algumas trips pelo interior de São Paulo, neste esquema, e curti bastate!
Fique mega curioso com a história do Fyre – Fiasco no Caribe. Não tinha ouvido falar sobre este evento. Já vou salvar na minha lista da Netflix para ver assim que possível!
Abraço
Oi Murilo, se você curte shows e festivais de música é uma boa assistir esse documentário, até pra evitar cair numa roubada dessas! É bem impressionante! Legal que você curtiu as dicas! Um abraço!
Nós aqui somos adeptos de uma viagem para ver shows, até os pequenos já pediram de presente de aniversário, rs. O último foi o meu caçula, que pediu de presente no aniversário de 10 anos pra ir pro show de Iron Maiden. Na torcida pra tudo isso passar logo para a gente fazer uma viagem de show em família.
Pois é Fabiola, para quem curte esse tipo de evento faz muita falta mesmo não é?
Estamos todos esperando que esse problema se resolva o quanto antes!
Oi Mari
Eu ouvi a notícia sobre o fiasco do festival, mas não prestei muita atenção. Foi tão mau assim? Fiquei curiosa para ver o documentário.
No Verão passado, a organização de um festival no Alentejo enviou-nos convites e foi a desculpa perfeita para explorar aquela região. Foi o primeiro festival do meu filho e, por ele, teríamos ficado até de madrugada. Só que eu já não aguento noitadas. Idade pesa, haha!
Também não costumo viajar com esse objetivo, mas se se conseguir conciliar, porque não?
Beijinho, fiquem bem!
Foi péssimo! As pessoas pagaram uma grana para um festival que simplesmente não aconteceu! História muito impressionante. Se puder assista!Adoro a região do Alentejo, que convite legal! Bom saber que o pequeno gostou, a pilha deles não acaba não é? Quem fica cansado somos nós.
Eu sempre tento conciliar algum show. É uma das primeiras pesquisas que faço depois que defino o destino.
Espero que esteja tudo bem aí com vocês.
Beijos!
Apesar de adorar música e viagem, ainda não viajei para um festival . Mas procuro sempre assistir algum show musical no destino que vou. Adorei sua dica é vou assistir esse documentário.
Oi Sil esse documentário sobre o fyre é bem curioso! Recomendo. Eu também adoro assistir shows nos destinos que vou. Festival de música ainda não viajei especificamente com esse fim, mas um dia quero ir no Coachella. 😉
Não tenho costume de ver shows ou festivais pelo mundo não, mas como moro em Campinas, sempre vejo algum show em São Paulo (que não considero viagem pq eh perto demais e vou sempre rs). Mas adorei a listinha do que levar para shows/festivais em uma pochete ou bolsa pequena – tem muita gente que não presta atenção nos itens proibidos e leva coisa demais nessas situações – fora que levar mta coisa, vira um trambolho que pesa cada hora mais hahahhaha
Oi Fernanda, fico feliz que você gostou da lista de itens essenciais para levar para um show ou festival de música, a pochete facilita muito! Eu agora só uso ela até pra ir no estádio também! 😉
Não consigo marcar uma viagem por causa de um show, mas sempre pesquiso se vai ter algum durante minha passagem pelas cidades. Ainda não deu certo, mas eu não desisto. Boas estas dicas de o que levar, acho que em breve vou ter que incluir um banquinho desmontável ahaha.
Eu não fico satisfeita enquanto não encaixo um show no roteiro de viagem. hahahahaaha
Não desista, usa o pollstar que sempre se acha algo. 😉
banquinho é um sonho hein? hahahahaah mas aí já aumenta o volume para carregar. ;P
Eu nunca viajei para ir a festivais, mas quando o assunto é show, sempre priorizo os que tem lugar para sentar rs
Dicas importantes e essenciais! Quando vou a lugares assim, já sigo algumas delas.
Sobre o documentário, imagino a frustração das pessoas diante do caos. Vou conferir durante a quarentena!
Beijos!
Oi Denise,
depois me diz o que achou do filme! É bem impressionante o que aconteceu (ou não aconteceu) nesse festival! Que história inacreditável!
Legal que você curtiu as dicas. 😉
Bjs, Mari
Bem oportuna essa idéia de procurar shows estando viajando, amei a dica. Aliás, unir duas coisas boas em uma só não é nada mal, não é, Mari?
Na minha primeira vez em Miami, eu estava curtindo a praia com uma amiga que viajou comigo e passou um aviãozinho com uma faixa onde estava escrito, em inglês, óbvio, rsrs: “Show de Paul Maccartney, no Estádio tal, dia 03/04, tantas horas…”
Fiquei maravilhada, porque seria bem no dia do meu aniversário, só que neste mesmo dia fomos para Nova York e não daria para assistir o show.
Fiquei tristinha por ter perdido esta grande oportunidade, mas passar o aniversário em Nova York também não é de se perder, kkk. Foi bem legal, aproveitamos muito.
O Paul ficou pra próxima, hahaha!!!
Adorei o post, Mari, quem me dera assistir um show do U2, programão, ainda mais em Bruxelas, cidade que amei conhecer, parabéns.
Oi Gi, sempre procuro shows nas minhas viagens e quase sempre acho pelo menos um. Eu amo esse tipo de programa! Ia ser um super presente ver um show do Paul! Amo! Já fui a alguns. E o U2 foi maravilhoso, até porque o estádio era pequeno. Beijos!
Oi, Mari. Meu marido costuma ver shows em nossas viagens ao exterior. Mas os que ele costuma ir são em locais pequenos e com artistas menos conhecidos do grande público. Eu mesma já fui com ele em algumas ocasiões. Acho fundamental comprar ingressos antes, principalmente porque às vezes eles se esgotam com meses de antecedência. Parabéns pelo post. Beijos
Oi Cecilia, eu vou em todo tipo de show, dos pequenos às super produções. Inclusive já descobri bons artistas dessa forma. Comprar os ingressos com antecedência é bem importante sim. Tem muita coisa que esgota como você comentou. Beijos
Oi Mariana. Legal a dica do documentário, vou assistir com certeza. Já fui a alguns shows enquanto estava passando um tempo na Europa, mas nos últimos anos não tem sido possível incluí-los nas viagens por várias razões. Suas dicas são certeiras e é mais ou menos como eu fazia. Quanto aos festivais, não tenho mais pique, mas acompanho todo o processo da minha filha nessa experiência. Desde a compra do ingresso até o retorno da viagem que ela precisa fazer para assistir. Dou a maior força para ela ir, e com as facilidades atuais, acredito que ela já assistiu a mais shows do eu até hoje. Pra mim tá valendo, ver os filhos se divertindo e felizes não tem preço. bjs
Obrigada Zudi, fico feliz que você gostou das minhas dicas sobre festival de música e shows. Eu sempre amei esse tipo de programa e realmente priorizo no processo de planejamento de viagens. Algumas começaram por conta de algum show. Rs.
Bjs!
[…] Festival de música e viagem – shows pelo mundo […]
[…] Festival de música e viagem – shows pelo mundo (nesse post tem dica de documentário do Netflix) […]
[…] Festival de música e viagem – shows pelo mundo […]
[…] Travel Tips Brasil – Festival de música e viagem – shows pelo mundo […]
[…] Travel Tips Brasil – Festival de música e viagem – shows pelo mundo […]
[…] O Berço do Mundo – Livros para viajar sem sair de casaChicas Lokas na Estrada – 15 filmes de animação em cenários incríveis no mundo realTravel Tips Brasil – Festival de música e viagem – shows pelo mundo […]
[…] Travel Tips Brasil – Festival de música e viagem – shows pelo mundo […]
[…] O Berço do Mundo – Livros para viajar sem sair de casaChicas Lokas na Estrada – 15 filmes de animação em cenários incríveis no mundo realTravel Tips Brasil – Festival de música e viagem – shows pelo mundo […]
[…] Festival de música e viagem – shows pelo mundo […]
[…] Festival de música e viagem – shows pelo mundo […]