Ícone do site Travel Tips Brasil

Évora – o encanto de uma cidade patrimônio mundial da UNESCO

evora-alentejo

Localizada no coração do Alentejo, Évora é uma cidade que cativa os visitantes com sua história, arquitetura e atmosfera. Estivemos lá em 2019 e aproveitamos muito! Nesse post dividimos nossa experiência com vocês!

Você também pode se interessar por:

Évora é aquela cidade que à medida que você caminha pelas ruas de paralelepípedos, descobre pequenas lojas de artesanato, cafés acolhedores e praças pitorescas. É Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecida por sua riqueza cultural e arquitetônica. Eu aproveitei também para dar aquela corrida matinal pelas ruas:

Como chegar em Évora?

Se você está planejando uma viagem para Évora, há várias opções para chegar lá, vou destacar partindo do Porto e de Lisboa. Eu fui de carro, passeando pelo país, mas existem outras opções.

Do Porto

Existe a possibilidade de ir direto de trem do Porto (Vila Nova De Gaia-Devesas) e o trajeto leva cerca de 5 horas e 30 minutos. Se você preferir dirigir, a distância entre o Porto e Évora é de aproximadamente 405 km. A viagem de carro leva cerca de 3 horas e 52 minutos.

De Lisboa

Lisboa fica bem mais próxima à Évora. Então vale levar em conta seu planejamento de viagem para decidir de onde você irá.

A Rede Expressos opera ônibus frequentes da Estação Rodoviária de Sete Rios em Lisboa para Évora. A viagem de ônibus leva cerca de 1 hora e meia.

Comboios De Portugal oferece trens que partem da Estação de Lisboa – Sete Rios com destino a Évora. O trajeto de trem leva cerca de 1 hora e 21 minutos.

Se preferir dirigir, a distância entre Lisboa e Évora é de aproximadamente 130 km. A viagem de carro leva cerca de 1 hora e 25 minutos.

O que fazer em Évora?

Templo Romano de Évora (Templo de Diana)

O Templo Romano é um ponto turístico de destaque na cidade. Este imponente templo romano, dedicado à deusa Diana, é um dos marcos mais icônicos de Évora. Sua arquitetura bem preservada e localização central fazem dele um ponto de partida ideal para explorar a cidade.

Capela dos Ossos

Uma visita à Capela dos Ossos é uma experiência intrigante e, ao mesmo tempo, reflexiva. As paredes e pilares são revestidos com ossos humanos, criando uma atmosfera ao mesmo tempo interessante e sombria. Meu pai não curtiu o passeio, mas eu adorei.

É um monumento de arquitetura penitencial que deixa uma impressão duradoura em todos os que a visitam. Integrada no Convento e Igreja de São Francisco de Évora, essa capela é um lembrete da transitoriedade da vida e da inevitabilidade da morte.

Ao entrar na Capela dos Ossos, os visitantes são recebidos por uma inscrição intrigante: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. A mensagem nos lembra da efemeridade da existência humana.

As paredes e os oito pilares da capela são decorados com ossos e crânios, todos ligados por cimento pardo. Cerca de cinco mil ossos, incluindo crânios, vértebras e fêmures, foram retirados de cemitérios locais e utilizados para construir e ornamentar este espaço único. Dois esqueletos inteiros pendem por correntes, um deles pertencente a uma criança.

A experiência de estar na Capela dos Ossos é ao mesmo tempo fascinante e reflexiva. E aí? O que você acha desse tipo de programa?

Catedral de Évora (Sé de Évora)

A majestosa catedral gótica de Évora oferece vistas panorâmicas da cidade a partir de sua torre. O interior é bem impressionante! Destaque para os altares e vitrais.

Aqueduto da Água de Prata

Este aqueduto impressionante data do século XVI e ainda está em uso. Caminhe sob seus arcos e admire a engenhosidade da engenharia antiga. Ele é parte integrante do Centro Histórico de Évora, incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, como falamos anteriormente e está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Onde comer e beber em Évora?

Restaurante Fialho

Esse restaurante me lembrou o saudoso Antiquarius no Rio de Janeiro. Tanto a atmosfera quanto os pratos.  Foi fundado na década de 1940 e é um dos mais tradicionais da cidade.

A tradição no uso dos produtos locais são a essência da cozinha do Fialho. Entre os pratos emblemáticos estão as Bochechas de porco preto em vinho tinto e a Perdiz à Convento da Cartuxa. É aconselhável fazer reserva.

Taberna Típica Quarta-feira

Esse restaurante é bem pequeno mas é imperdível!! É uma bela oportunidade para degustar comidas típicas do Alentejo e ser bem recebido. O menu é uma experiência gastronômica escolhida pelos proprietários com cerca de 15 pratos diferentes servidos.

Com uma atmosfera acolhedora esse é um restaurante que não pode deixar de fora do roteiro, mas reserve com antecedência. Não dá pra chegar na porta e entrar.

Enoteca Restaurante Cartuxa

Se você adora vinhos como eu, não pode deixar de visitar a Enoteca Restaurante Cartuxa. Fica pertinho do Templo de Diana e lá você pode pedir o famoso Pêra Manca.

Como não visitamos a Cartuxa, optamos por esse restaurante para degustar tanto o branco quanto o tinto. Ficamos no balcão, mas você pode ir para comer também.

Onde se hospedar em Évora

Eu me hospedei no Évora Olive hotel e gostei muito. Tinha um bar no lobby bem agradável para um drink de fim de tarde. Foi lá que pedimos para assistir um jogo do Flamengo, que à época era comandado pelo português Jorge Jesus. Nada mal um jogo do Mengão com um drink desses hein?

Ou encontre seu hotel em Évora aqui

Portanto, quando visitar Évora, aproveite para caminhar e passear nas vielas estreitas, saborear a gastronomia local e apreciar a beleza que transcende séculos. Essa cidade encantadora certamente deixará uma marca duradoura em sua memória de viagem.

 

   
Sair da versão mobile