Ícone do site Travel Tips Brasil

Como montar um roteiro de viagem – dicas úteis

como-montar-um-roteiro-de-viagem

Quem mais fica completamente perdido ao iniciar um roteiro de viagem? A gente ficava, mas acabou descobrindo um monte de coisas úteis e vamos contar para vocês como montar um roteiro de viagem!

Como isso é super comum, decidimos escrever sobre o que é mais importante na escolha de um destino! Seja um viajante novato ou um passageiro frequente, há sempre dicas importantíssimas para dar!

Você também pode se interessar por:

Como montar um roteiro de viagem?

Definição do itinerário e dos pontos de interesse

Pode parecer óbvio, mas quando escolhemos um destino, o melhor ponto de partida é definir os locais que serão visitados e quantos dias teremos para isso. É importante, também, dar uma pesquisada em clima e temperatura; lembro de quando decidimos ir pro México em cima da hora e esquecemos de olhar como seria o clima na época da viagem… resultado: muita chuva e passeios adiados.

Mesmo quando tudo é planejado, temos que contar com os imprevistos. Na última visita à California, por exemplo, as chuvas castigaram o golden state no inverno e grande parte da Highway 1 ficou interditada. Em razão disso, tivemos que fazer ajustes no roteiro, mas que não comprometeram a visita.

Nossas dicas de como montar um Roteiro California: planejamento, passeios e hospedagem você lê aqui.

Duração e período da viagem

Bom, isso vai depender sempre do tempo disponível, pois nem sempre conseguimos viajar por muitos dias. Tem destinos que basta um fim de semana e você já consegue aproveitar bastante, mas tem outros lugares que semanas são pouco tempo.

Vale avaliar se não está passando muito rápido por um lugar, e planejando ver muita coisa em pouco tempo. Em 2012, fomos para Califórnia e reservamos apenas um dia para Napa. Nem precisamos dizer que foi pouquíssimo e que isso gerou uma vontade absurda de voltar!

Se você, como nós, gosta de visitar vinícolas leia Napa Valley California – traçando um roteiro na região

Então, procure listar tudo que lhe parece interessante em cada lugar e faça uma programação de forma que o tempo seja suficiente para cada passeio/destino. Senão, acaba sendo uma “degustação” e fica tudo com gosto de quero mais.

Fazer um mini calendário da viagem no papel pode ser um bom começo. Fica bem mais fácil visualizar o que tem programado para cada dia. Tente não preencher demais os dias, sempre tem algo legal ‘não programado’ no caminho.

Pode ser uma exposição temporária que você só descobriu quando chegou ao destino (por exemplo, uma com vários trabalhos do Jeff Koons que pegamos por acaso em NYC – foto abaixo). Pode ser um bar super legal que você para e toma um belo drink. Ou mesmo uma lojinha com coisas interessantes que acaba tomando um tempo, mas que você não podia deixar de ver.

Mapeamento das atrações em cada local que será visitado

Para não perder tempo, o ideal é pontuar no mapa (nós usamos o google maps) os locais de interesse para, a partir daí, traçar os itinerários de cada dia. O google maps ajuda a ter noção do tempo de deslocamento e isso é a nossa base para a programação de cada dia.

É claro que nada é engessado, às vezes a gente acaba descobrindo coisas legais para fazer quando já chegamos ao destino. Mesmo assim, já com os mapas prontos e com tudo marcado fica bem mais fácil fazer adaptações e incluir facilmente novos programas no roteiro.

Sentimos que todas as vezes que temos um itinerário já programado o dia flui melhor. É claro que depende muito do tipo de viagem e destino, não tem muito sentido fazer isso em uma ilha do Caribe, que em geral são pequenas e os programas são quase todos dentro de um hotel.

Muitas vezes, já estudamos destinos que temos vontade de visitar, mesmo que não tenhamos nem perspectiva de data. Colocamos no mapa e salvamos as cidades e deslocamentos. Quando chegar a hora de realmente começar a planejar com detalhes a viagem é só puxar aquele mapa inicial e desenvolver melhor. Um exemplo disso é esse mapa de uma viagem ao Canadá, que um dia, esperamos, vai sair do papel:

Como montar um roteiro de viagem? Aluguel de Carro e Hospedagem

Dois pontos super importantes de como montar um roteiro de viagem são as hospedagens e o transporte. Como a gente gosta muito de rodar de carro nos Estados Unidos, quase sempre alugamos carro. Para isso, usamos e aprovamos a RentCars. Mas qual é a vantagem? A vantagem é que ela cota com várias locadoras ao mesmo tempo e sempre encontramos o melhor tipo de carro com uma ótima tarifa!

Sobre a hospedagem, é sempre bom pesquisar a vizinhança antes de fechar um hotel. Já aconteceu de chegar no lugar e ser tão ruim que acabamos mudando no dia seguinte. Depois disso eu dedico um bom tempo pesquisando a área. Em geral, fechamos com o Booking que tem muita opção boa e a avaliação dos usuários é confiável.

Como montar um roteiro de viagem? Aplicativos úteis

Existem diversos aplicativos para auxiliar no planejamento de viagens, mas vamos falar sobre os que a gente mais usa.

Tripit

O primeiro deles é o Tripit que tem a versão gratuita e uma assinatura (que não vimos muita vantagem). O legal desse app é que ele importa direto do seu email as confirmações de passagens, hospedagens, etc. É só habilitar quando instalar.

Também é possível adicionar manualmente os programas, como reservas em restaurantes, teatros, shows… além de compartilhar o itinerário com amigos ou familiares que viajarão junto. Quanto mais informação você colocar nele melhor, afinal ficam todos os detalhes importantes em um só lugar.

A medida que você adiciona informação, ele cria uma timeline com os programas em ordem cronológica. Isso facilita bastante durante a viagem, pois fica fácil saber se dá pra encaixar ou não mais coisas no dia.

Google Trips

Outro aplicativo ótimo, especialmente pra quem tem gmail, é o Google Trips. Assim como o Tripit, ele importa todos os dados da viagem que estão no seu email. Além de organizar automaticamente a viagem de acordo com as confirmações que estão na sua caixa de entrada, é possível baixar para o celular um mini guia sobre a cidade, com algumas sugestões de roteiros diários, por exemplo. Lgeal, né?

TripAdvisor

O Tripadvisor também é nosso melhor amigo nas viagens! É ótimo para encontrar restaurantes recomendados e próximos ao local onde estamos. Além de ter umas listas super úteis de pontos turísticos principais de cada cidade, facilitando não só na hora do primeiro planejamento, mas também quando a gente decide alterar a rota no meio do caminho. Ah, e as nossas dicas estão todas no nosso perfil do TripAdvisor. Não deixa de seguir o Travel Tips Brasil lá. 😉

Open Table

Para reservar restaurantes, usamos bastante o Open Table e costuma funcionar muito bem! Nos Estados Unidos ele está disponível em muitas cidades e quase só reservamos via app, por ser bem simples e rápido. Mas ele funciona em outros países também, é só dar uma checada no site antes. A vantagem é que dá pra procurar por área, ver horários mais concorridos, fotos e muitos restaurantes disponibilizam também o menu.

Curtiu nossas dicas? O que você usa ou acha útil no seu planejamento? Divide com a gente a sua experiência! Queremos saber!

Se quiser mais dicas de como montar um roteiro de viagem, veja o que o blog Passaporte com Pimenta indica.

   
Sair da versão mobile