Você gosta de ler mas fica perdido na hora de escolher o título? Que tal participar de um clube do livro? Essa é uma ótima opção para estabelecer o hábito da leitura, além de trocar ideias e questionamentos que venham a surgir com os títulos. Nesse post falarei sobre a minha experiência participando de um clube do livro e também algumas sugestões para montar um.
Pode ser que você também se interesse por:
- Romance Policial – dicas de autores e bons livros
- Como comprar na Amazon americana?
- A menina da Montanha – Biografia
- Visita Virtual: viaje sem sair de casa – pontos turísticos
Por que participar de um clube do livro?
Eu sempre gostei de ler e o meu estilo preferido de leitura é o romance policial. Acho que todo mundo acaba se atendo a um tipo de livro e, por essa razão, deixando títulos interessantes de lado, por não ser o estilo que mais lhe agrada.
Em 2019, algumas amigas minhas se juntaram e tiveram a ideia de montar um clube do livro e eu logo me animei para participar! Eu estava um pouco afastada da leitura, lendo poucos livros por ano e tinha decidido que ia mudar isso – aquela típica resolução de ano novo, sabe?
Mas deu certo! A partir daí, me empenhei em ler, dedicando primeiro poucos minutos diários, que com o tempo foram crescendo e, assim, consegui fechar o ano com 18 livros lidos. E o nosso clube do livro teve um papel muito importante nesse novo (velho) hábito.
Em primeiro lugar, estipulamos o prazo de 1 mês para cada livro, antes dos encontros para debatermos sobre o que achamos e como a leitura nos impactou. Então, isso já é um estímulo para ler, porque temos que concluir o título em 30 dias para trocar nossas experiências.
Outro ponto interessante, a meu ver, foi encarar livros que eu nunca escolheria. Alguns me surpreenderam positivamente, outros foram difíceis de terminar. De qualquer jeito, é legal se aventurar por caminhos que não lhe são confortáveis, até para conhecer coisas novas e se desafiar. Não é mesmo?
E aí? Já se animou a participar de um Clube do Livro?
Nosso diploma de leitoras na reunião de fim de ano do Clube do Livro
Como fazer um clube do livro?
Você tem amigos que curtem ler? Então, convide-os para embarcar nessa aventura contigo! O bom de um clube do livro é que mesmo com a necessidade de ficar em casa ele funciona super bem. Você vai me perguntar: Como?
Simples! Olha só essa sugestão de passo-a-passo:
- Crie um grupo do Whatsapp com os participantes
- Eleja alguém para sortear quem indicará o livro do mês. No meu grupo, usamos o app Lucky Wheel Lucky Draw que é gratuito. Coloque todos os nomes dos participantes e gire a roleta para sortear! Eu fiz até um video da tela do meu celular para provar que não teve favorecimento 😂
- A pessoa selecionada escolhe o livro e vocês estipulam um prazo para a conclusão da leitura
- Debate sobre o livro: ano passado marcamos encontros presenciais sempre no mesmo dia da semana e na mesma hora. Em tempos de isolamento social, faremos um encontro virtual pelo zoom.😉
Pronto! Bem fácil, concordam? Agora se você acha que não tem amigos que topariam montar um clube contigo, tem opções online também. Até a Oprah tem um book club.
Livros do Clube em 2019
Abaixo listei todos os livros que lemos no nosso clube no ano de 2019. Você já leu algum deles? O que achou? Me conta nos comentários!
- Velhos são os outros – Andréa Pachá
- A Metamorfose – Franz Kafka
- Operação Portuga – Sérgio Xavier Filho
- A menina da montanha – Tara Westover
- Eu sei por que o pássaro canta na gaiola – Maya Angelou
- Depois a louca sou eu – Tati Bernardi
- Minha esposa tem a senha do meu celular – Carpinejar
- O homem de Giz – CJ Tudor
- O Projeto Rosie
– Graeme Simsion - A vida não é justa – Andréa Pachá
- Perto do Coração Selvagem – Clarice Lispector
Para finalizar, posso afirmar que acho ótima a ideia do Clube do Livro e incentivei as minhas amigas a continuarmos mesmo distantes durante a pandemia. A troca de ideias e os debates que surgem a partir de uma leitura são sempre ricos e às vezes o que toca uma pessoa na história é diferente do que toca a outra. E é exatamente por essa razão que a experiência fica mais completa!