Ícone do site Travel Tips Brasil

Centro de São Paulo – Roteiro com 5 atrações gratuitas

Você está procurando dicas do que fazer no centro de São Paulo? Pois eu aproveitei minha última ida à cidade para visitar alguns pontos turísticos que eu ainda não conhecia! Nesse post conto sobre meu passeio a pé no centro da cidade, visitando atrações gratuitas!

Outras dicas de São Paulo:

Roteiro a pé pelo centro de São Paulo

Se você vai para São Paulo e quer passear pelo centro histórico, esse roteiro é uma boa sugestão para você. Ele é composto de atrações gratuitas! Além disso, é bem tranquilo de fazer caminhando.

Neste mapa, está o caminho que fizemos com todos os nossos pontos de parada, inclusive para tomar um café e para o almoço.

A seguir falarei de cada um deles na ordem em que os visitamos.

Atrações gratuitas no Centro de São Paulo

Combinei com a Marcia do blog Mulher Casada Viaja de passear pelo Centro de São Paulo e ela foi minha guia por um dia! Foi ótimo, primeiro porque finalmente nos conhecemos pessoalmente e depois porque ela sabe tudo de Sampa! 

Edifício Martinelli

Começamos nosso passeio pelo centro de São Paulo no Edifício Martinelli. Este é um prédio histórico, conhecido por ser o primeiro arranha-céus da cidade

Entramos no saguão do prédio para fazer o cadastro e aguardar o início da visita guiada.

Giuseppe Martinelli foi um importante empresário, imigrante italiano, que decidiu construir o maior prédio da América Latina. A obra começou em 1924 com um projeto de 12 andares, mas Martinelli foi acrescentando andares até que a obra foi embargada ao atingir 24 andares.

Apesar de ter sido liberado por uma comissão técnica para chegar aos 25 andares, Martinelli quis chegar aos 30 e construiu sua residência no topo para assegurar a população que ele estava confiante que o prédio era seguro. E é parte da área da residência dele que está aberta ao público. 

As visitas ao Edifício Martinelli são guiadas e gratuitas. Elas ocorrem diariamente nos seguintes horários: 11h, 12h, 13h, 14:30, 15:30, 16:30, 17:30, 18:30. As inscrições são feitas no local, 30 minutos antes do horário e são 15 pessoas por visita. É importante destacar que é necessária a apresentação de um documento com foto.

Endereço: Av. São João, 35.

Mosteiro de São Bento

Bem ali pertinho, fica o Mosteiro de São Bento. Portanto, essa foi a nossa segunda parada. Esse marco histórico da cidade, tem mais de 400 anos e teve como fundador Simão Luis ou frei Mauro Teixeira.

Se você é daqueles que curte uma arquitetura religiosa, então não pode perder! É lindo! Aliás, acho que vale a visita para qualquer pessoa. Afinal a riqueza de detalhes é tanta, que é impossível não apreciar e se impressionar!

Uma boa pedida de passeio, se você quiser aproveitar mais a visita é o brunch de domingo. No último domingo do mês, os grandes chefs de São Paulo preparam um brunch no Refeitório do Mosteiro. Para garantir o ingresso é só ligar para: (11) 3328-8792. Quer saber mais sobre o brunch no mosteiro? Leia no blog Receitinhas e Viagens.

Endereço: Largo de São Bento, 48

Vai para Sampa? Reserve seu hotel agora!

Pateo do Collegio

Seguimos nosso passeio pelo centro de São Paulo, até o Pateo do Collegio, onde paramos para um café. O Café do Pateo é super agradável, é como um oásis de tranquilidade no meio do corre-corre de uma metrópole.

Dependendo do tempo que você tenha disponível, ali também tem um museu e uma cripta para visitar. Acabamos deixando para uma próxima oportunidade, para continuar nossa caminhada para a Catedral da Sé.

Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2

Catedral da Sé

A Catedral da Sé é outro marco da arquitetura religiosa de São Paulo. Ela é bem diferente do Mosteiro de São Bento, mas não menos imponente. Seu interior me lembrou um pouco a Église Notre-Dame du Sablon em Bruxelas.

Essa igreja de estilo gótico, começou a ser construída em 1591 e foi finalizada em 1612. E ficou fechada de 1999 a 2002 para restauração.

Em seu interior, podemos perceber elementos responsáveis pelo crescimento econômico à época esculpidos em pedras como o cacau, o trigo e a uva. Além disso, estão também representados animais da nossa fauna e importantes figuras religiosas.

Os vitrais são também um destaque, executados por artistas nacionais e internacionais, como Quentim, Avenali, Fontana e Max Ingrand.

Endereço: Praça da Sé , s/nº , Centro

Edifício Copan

Para finalizar o  nosso passeio pelo centro de São Paulo seguimos para o Edifício Copan. Que é outro marco arquitetônico da cidade, e foi projetado por Oscar Niemeyer.

Comer no Centro de São Paulo – Bar da Dona Onça

Como chegamos às 14h e a próxima visita era às 15:30, decidimos almoçar no Bar da Dona Onça, que fica no andar térreo deste prédio.

O Bar da Dona Onça é um restaurante que eu queria conhecer há muito tempo! Pois é da chefe Janaína Rueda que é mulher do Jefferson Rueda, da Casa do Porco Bar. Aliás, a Casa do Porco Bar, fica ali perto e é uma ótima pedida gastronômica também! As duas casas são deste casal de chefs que são destaques da gastronomia paulista.

O almoço foi ótimo! Mas infelizmente estávamos com tempo contado, então acabei não pedindo nem entrada, nem sobremesa. Ou seja, mais um motivo para voltar e aproveitar mais esse ótimo restaurante. Começamos com um drink e de prato principal escolhi a rabada de boi com polenta cremosa e agrião. Uma delícia!

Visita ao terraço do Copan

Depois do nosso almoço, por volta das às 15:15, retornamos à recepção do local de visitas do Edifício Copan, no bloco F. Ali entramos na fila para o registro antes de subirmos com o grupo. Por isso, fique atento ao horário e não chegue muito em cima.

Depois do registro no livro de visitas, o grupo segue até os elevadores para subirmos juntos.

Achei o passeio no Edifício Martinelli muito mais interessante que o Edifício Copan. Pois, no Copan o atrativo é apenas a vista. Já no Martinelli, a visita é enriquecida com o guia que nos conta mais sobre a história da edificação, além de apreciarmos a vista da cidade do alto.

Em minha opinião, seria mais interessante se pudéssemos visitar um andar deste marco arquitetônico e também um apartamento. Mas a visita se restringe à cobertura. Então, o jeito é aproveitar para fazer boas fotos da paisagem paulista do alto de um dos seus prédios mais famosos. Uma pena também que a fachada esteja toda coberta por uma tela, queria muito fotografar as curvas tão características dos projetos de Niemeyer.

A visita foi bem rápida, pois acredito que tenhamos ficado no máximo uns 15 minutos na cobertura. Ao descermos dei de cara com uma loja de queijos que me deu água na boca! Se não tivesse almoçado um pouco antes iria aproveitar esse achado com certeza. Então, se você como eu gosta de queijos, anote a dica! A queijaria Copan fica na loja 28.

Endereço: Av. Ipiranga, 200

Dicas finais do passeio no centro de São Paulo

Além dos pontos que a gente visitou, outro ponto de interesse que pode ser adicionado ao roteiro a pé é o Theatro Municipal de São Paulo. Ele também tem visitas guiadas com horários marcados. Mas infelizmente não conseguimos encaixar dessa vez. Já tenho motivo para voltar! 😉

As visitas educativas gratuitas acontecem de Terça-feira a sexta-feira: 11h, 13h, 15h, 16h e 17h. Os grupos são de até 10 pessoas. A inscrição é individual e presencial no guichê ao lado da bilheteria, a partir de uma hora antes do horário da visita e por ordem de chegada.

Gostou desse roteiro a pé pelo centro de São Paulo? Você também conhece esses lugares? Então, conta para mim o que achou nos comentários.

Veja mais desse passeio no nosso canal do YouTube.

Um outro programa gratuito bem legal para quem curte arte de rua é o Beco do Batman, um reduto de street art em São Paulo, dica do blog Entre Mochilas e Malinhas.

Se você está pensando em aproveitar e esticar a viagem para o interior, leia mais sobre a encantadora Holambra no blog Viajante Econômica.

Links úteis:

   
Sair da versão mobile