Búzios Rio de Janeiro é uma das cidades mais turísticas do estado e, possivelmente, a mais charmosa da Região dos Lagos. Nesse post falarei sobre dicas para um fim de semana em Búzios, onde comer, minha experiência em eventos esportivos na cidade e suas praias.
O tema do mês de julho do projeto de blogagem coletiva 8on8 foi destinos de praia e, por essa razão, eu escolhi falar sobre Armação dos Búzios. Para mim é um pouco difícil encarar Búzios como destino turístico pois frequentei a cidade, desde criança na casa da minha família, mas acho que compartilhar a minha experiência sempre pode ajudar de alguma forma.
Você pode se interessar também:
- É necessário ficar em casa! E agora?
- Como organizar a rotina doméstica?
- Jogos no Maracanã: Copa, Flamengo e amor ao futebol
Como chegar em Búzios
Como moro em Niterói/RJ sempre preferi ir de carro para Búzios. Depois que construíram a Via Lagos, a viagem melhorou bastante, mas ainda pode ser um pouco chata devido aos engarrafamentos. A viagem de carro de Niterói para Búzios dura em torno de 2 horas sem trânsito.
É bom frisar que a Via Lagos é uma rodovia com cobrança de pedágio. Das 12h de 6a feira às 12h de 2a feira, bem como feriados é cobrada a tarifa de R$20,60 para carros de passeio. E fora desses dias a tarifa passa para R$12,40.
Praias de Búzios
Búzios tem mais de 20 praias, uma mais linda que a outra. Mas como falei acima, eu sempre fiquei na casa da minha família que ficava em Geribá, por essa razão, sempre frequentei essa praia.
Bem pertinho de lá, tem a praia da Ferradurinha, uma pequena praia deliciosa que adorávamos ir quando criança. Para acessá-la é preciso seguir uma pequena trilha, mas vale a recompensa.
Se você gosta de um mar calmo aconselho ir à Praia da Tartaruga que fica no caminho do centro da cidade. Outra opção é a Praia de Manguinhos, onde fica o Porto da Barra que tem vários restaurantes legais e que falarei a seguir.
Onde comer em Búzios Rio de Janeiro
Porto da Barra
Essa área que fica em Manguinhos era uma antiga colônia de pescadores e há uns anos está renovada com vários restaurantes à beira do mar. Ali também tem um píer que rende belas fotos!
É um lugar que a gente adora frequentar pois fica mais próximo de Geribá, onde geralmente nos hospedamos, que a Rua da Pedras.
Recomendo ir tanto para almoçar quanto para jantar, mas é ótimo também para tomar um vinho ou drink no fim da tarde e apreciar o por-do-sol. Veja se não é uma experiência deliciosa:
Se a opção for comer no Porto da Barra, indico o restaurante Donna Jô. Comida brasileira de qualidade em um ambiente bacana. Vê se não dá água na boca…
Além das mesas internas, o restaurante tem mesas externas para curtir essa vista da foto do por do sol aí em cima. Perfeito, não é?
Rua das Pedras
A Rua das Pedras é o point de Búzios desde que eu me entendo por gente. Antigamente não tinha muitas opções, mas um lugar que acompanha desde sempre a história da cidade é o Chez Michou. O Chez Michou é uma creperia que já foi balada animada, lá pela década de 90, as pessoas dançavam em cima do balcão, era super animado!
Os crepes são deliciosos! Então, se você não conhece, separe uma das refeições para comer lá. Eu sugiro o de presunto com catupiry entre os salgados e o chocolate crocante entre os doces. Ai, só de lembrar já deu água na boca!
É lá no Chez Michou que rola a entrega de prêmios da XC Run, uma corrida de trilha que eu adoro correr e falo mais adiante. E por falar nisso, em 2018, na comemoração dos 10 anos da prova, o evento foi encerrado com show do Rodrigo Santos e foi uma bela surpresa: cheio de hits do Barão Vermelho e do The Police, além de muito rock nacional!
Um dos restaurantes que eu mais gosto de ir quando estou em Búzios é o Bar do Zé. A comida é deliciosa, gosto muito dos ceviches e não deixo de pedir uma massa nas noites pré-prova. Além do mais, o clima é perfeito para um jantar a dois:
Eventos esportivos em Búzios Rio de Janeiro
Hero Swim Run
A minha última corrida antes da quarentena foi em Búzios no Rio de Janeiro. A Hero Swim Run tem modalidades de corrida e natação ou apenas corrida em trilha. Apesar de também praticar natação em águas abertas, esse ano optei por correr somente.
Olha que linda a vista do meio da prova! É mesmo de tirar o fôlego – que já tinha ido embora com a corrida.
Não achei a prova tão bem organizada quanto a XC Run que falo logo a seguir, mas é um passeio bacana de qualquer jeito. Acho que se você for para curtir e não para competir essa pode ser uma boa opção.
XC Run Búzios
A corrida de trilha XC Run Búzios é uma prova que eu amo fazer! São 42k passando por praias, trilhas e muita paisagem linda. Você pode se inscrever e correr solo, em dupla ou em quarteto. Desde 2015 eu participo em dupla, ou seja, fazendo metade do percurso.
Se você quiser mais detalhes da minha experiência na prova, leia XC Run Búzios – uma prova de trilha linda!
Enfim, espero que tenha curtido as minhas dicas de Búzios. Quer ler sobre mais destinos de praia? Veja o que outras amigas escreveram sobre outros lugares:
Let’s Fly Away – Praias em Florianópolis: 3 sugestões para relaxar e aproveitar [8on8]
Chicas Lokas na Estrada – 8 cidades com praias maravilhosas no estado do Rio de Janeiro
Viajante Econômica – Baixada Santista: o que fazer em Praia Grande
Destinos por onde andei… – A linda Praia do Rosa em Santa Catarina