Vocês não vão acreditar onde estive recentemente! Napa Valley! Sim, voltei àquele paraíso californiano depois de longos 12 anos e a experiência foi ainda mais incrível do que eu me lembrava. A beleza dos vinhedos, o clima acolhedor das cidades, os sabores da gastronomia local… tudo conspirou para que esses dias fossem simplesmente perfeitos!
E como boa amante de vinhos que sou, aproveitei a oportunidade para explorar novas vinícolas e me encantar com rótulos que ainda não conhecia. Afinal, Napa Valley está sempre se reinventando, com novas experiências e descobertas a cada visita. 😉
Preparei um diário de viagem especial para compartilhar com vocês cada detalhe, com dicas imperdíveis para quem sonha em conhecer (ou revisitar!) essa região encantadora. São dicas exclusivas, minhas impressões pessoais e sugestões que vão te levar além dos roteiros turísticos tradicionais.
Inspire-se com outros artigos sobre vinho:
- Vinícolas na Califórnia – os vinhos de Temecula
- Vinhos norte americanos: 6 vinícolas no Oregon
- Vinícolas em Mendoza: 7 passeios imperdíveis
Desvendando os sabores de Napa Valley: vinícolas que visitei
Dessa vez, decidi me aventurar por vinícolas que ainda não conhecia e algumas que já tinha experimentado os vinhos, mas não tinha feito degustações in loco. Garanto que a experiência foi surpreendente! A seguir, falo sobre minhas impressões de cada uma delas.
Orin Swift
Essa vinícola moderna e sofisticada é parada obrigatória para quem aprecia vinhos de alta qualidade. Com rótulos premiados e um ambiente descolado, a Orin Swift oferece degustações guiadas por enólogos apaixonados que te contam tudo sobre o processo de produção, desde o cultivo das uvas até a garrafa final. A degustação do “Papillon”, um blend Bordeaux incrivelmente complexo, foi um dos pontos altos da minha viagem!
Aproveitei a visita para falar do Prisioner e do Saldo, que são vinhos que gosto bastante, mas descobri que eles não faziam mais parte do portfólio da vinícola! Para quem não conhece, o Prisoner é um blend tinto super famoso, com um rótulo icônico que traz a imagem de um prisioneiro.
Já o Saldo é um Zinfandel igualmente popular, conhecido por sua intensidade e complexidade. Em 2010, o fundador da Orin Swift, Dave Phinney, vendeu a marca “The Prisoner” (que incluia o vinho Prisoner) para a Huneeus Vintners. Parece que ele queria focar em outros projetos e decidiu se desfazer dessa linha.
Quilt & Co.
Essa foi uma das minhas grandes descobertas dessa vez! Comentei com o gentil atendente da Orin Swift que estava em busca de vinícolas menores e com um toque mais pessoal. Ele, sem hesitar, recomendou a Quilt & Co., descrevendo-a como um lugar charmoso com vinhos excepcionais e uma sala de degustação super aconchegante na cidade de Napa. Fiquei curiosa e, seguindo a dica certeira, reservei a degustação para o nosso último dia de viagem.
A Quilt & Co., fundada em 2020, é uma vinícola boutique que tem como objetivo mostrar ao mundo os vinhos elaborados pelo talentoso Joseph Wagner (da família da vinícula Caymus sobre a qual falarei a seguir). Ele, que já trabalhava em vinhedos desde criança, começou a produzir seus próprios vinhos em 2001 e, desde então, vem encantando apreciadores com rótulos de alta qualidade. A paixão de Wagner pelo vinho é evidente em cada detalhe da Quilt & Co., desde a seleção das uvas até o design elegante dos rótulos.
Dica: agende a desgustação no andar superior que tem uma varanda com uma bela vista do entorno!
Caymus
Para quem aprecia um bom Cabernet Sauvignon, a Caymus Vineyards é parada obrigatória! Seus vinhos são renomados mundialmente pela qualidade impecável e aromas marcantes de frutas negras e especiarias. A degustação foi conduzida em um ambiente super agradável, na parte externa da vinícola.
Fomos muito bem atendidos, degustamos vinhos que ainda não conhecíamos e tivemos o valor da degustação revertido em compras de garrafas. Ainda forneceram wine skins para proteger no transporte. Legal né? Outra dica que eu costumo dar para quem quer trazer vinhos de viagem é usar fraldas e plástico filme (é, isso mesmo!). Veja o tutorial no nosso instagram:
View this post on Instagram
No ambiente interno uma sala refrigerada com uma infinidade de barris é um chamariz à parte. Reserve com antecedência, pois costuma ser bem concorrido!
Castello di Amorosa
Confesso que, apesar de toda a grandiosidade e beleza do castelo, a visita me deixou um pouquinho frustrada. Esta vinícola fica em um castelo medieval italiano autêntico (sim, você leu certo!). A sensação é de estar em um cenário de filme, com direito a torres, muralhas e até uma ponte levadiça! Mas, a degustação em si não me encantou tanto.
A chegada foi confusa, não estava claro onde deveríamos nos apresentar para conseguir uma mesa para degustação. A reserva foi pré-paga, o que me deixou mais insatisfeita com a primeira impressão. Depois de sentarmos, demorou a sermos atendidos, os atendentes pareciam sobrecarregados.
A degustação funciona da seguinte forma: você recebe um cardápio com os rótulos à disposição e escolhe 5 para degustar. O atendente serve um por um, na ordem do menos encorpado, para o mais encorpado. Os vinhos eram bons, mas nada me chamou a atenção.
Se você busca uma experiência mais autêntica e intimista, talvez prefira outras vinícolas. Mas, para quem ama história e arquitetura, acho que vale a visita. Pelo menos renderá boas fotos para o instagram.
Explorando a cidade de Napa a pé
Que tal explorar Napa Valley de um jeito diferente? Preparei um roteiro a pé pela cidade de Napa, perfeito para quem quer curtir a atmosfera local, descobrir cantinhos charmosos e, claro, se deliciar com as maravilhas gastronômicas da região. 😋
Comece o dia no vibrante Oxbow Public Market, um mercado com uma variedade incrível de produtos frescos, queijos artesanais, pães, doces e delícias locais. Pode ser uma boa opção para tomar um café da manhã delicioso e se abastecer de energias para o passeio.
Aproveite para dar uma passadinha no Napa Valley Welcome Center e pegar um mapa da cidade com dicas de passeios e atrações. Ah, ali você também pode tirar uma foto com uma réplica da famosa placa de Napa:
Se você curte música como eu, aproveite para conhecer a loja de discos Folklore, com uma seleção incrível de vinis, CDs e livros. Comprei dois vinis antigos que estâo como novos! Fiquei impressionada com o cuidado e qualidade do som. Ali também tem um bar, que pode ser uma boa pedida para um drink no meio do passeio.
Caminhando em direção ao Rio Napa, você vai se deparar com o charmoso River Inn. Construído em 1884 pelo Capitão Albert Hatt, já foi um importante centro de comércio e transporte fluvial, e hoje é um hotel boutique que preserva a atmosfera da época com toques modernos e elegantes. Vale a pena dar uma paradinha no Napa River Inn para apreciar a arquitetura histórica, a vista deslumbrante para o Rio Napa e a atmosfera acolhedora.
Siga em direção ao Napa Historic Mall, um centro comercial com lojas charmosas e restaurantes convidativos. E se você gosta de doces, não deixe de visitar a loja de doces Sweetie Pies Bakery. Comemos uma cheesecake deliciosa ali.
E para finalizar o dia com uma melodia especial, uma dica para as amantes de jazz: sabiam que Napa tem um Blue Note? Sim, a famosa casa de jazz de Nova York tem uma filial charmosa bem no coração de Napa Valley! Infelizmente, dessa vez não conseguimos encaixar nenhum show na programação, mas fica a dica para a próxima visita! Vale a pena conferir a programação, que sempre traz artistas talentosos. Ah, e uma curiosidade: o Blue Note Napa fica em um prédio histórico que já foi um teatro de vaudeville no século XIX.
Onde comer em Napa Valley?
Cook St Helena
Descobrimos o restaurante Cook no Open Table, que sempre usamos para fazer reservas. É bem pequeno, mas achei a comida uma delícia! Para começar, pedimos burrata e mexilhões com linguiça (parece estranho, mas estava incrível!) De prato principal pedimos um porco com polenta.
Goose & Gander
Para finalizar nosso dia com chave de ouro, fomos conhecer o Goose & Gander! Esse restaurante super charmoso em St. Helena é perfeito para um happy hour (o bar no subsolo é ótimo) ou um jantarzinho descontraído. O ambiente é uma graça, com uma decoração rústica e aconchegante, e o cardápio de drinks é simplesmente irresistível! Você pode se programar para fazer uma degustação em St Helena e depois seguir para esse restaurante.
The Grove at Copia
O The Grove at Copia, o restaurante do Culinary Institute of America, localizado no Oxbow District, em Napa é um restaurante que valoriza ingredientes frescos e sazonais. Inspirado nas tradições italiana e mediterrânea, com um toque da culinária californiana e a sensibilidade da região vinícola de Napa, o The Grove é perfeito para qualquer ocasião, desde um jantar romântico a um encontro casual com a família. Fomos na nossa comemoração de casamento e eles nos brindaram com duas taças de espumante. Legal, né? Recomendo muito a visita!
Dicas extras para uma viagem inesquecível
- Alugar uma bicicleta e percorrer os vinhedos no seu ritmo é uma experiência deliciosa.
- Prepare um piquenique charmoso com queijos, pães, frutas e vinhos locais e aproveite a beleza dos vinhedos.
- Que tal um passeio de balão ao nascer do sol para admirar Napa Valley do alto? Eu já fiz em Temecula e amei!
- Reserve suas degustações com antecedência, principalmente nas vinícolas mais famosas. Quase perdi a Caymus porque demorei, mas abriu um horário de última hora e reservamos
- Não se esqueça de levar um chapéu, protetor solar e óculos de sol, pois o sol da Califórnia é intenso.
Napa Valley é um destino que te convida a desacelerar, apreciar os pequenos prazeres da vida e se conectar com a natureza. Espero que esse guia completo te inspire a planejar sua viagem e criar memórias inesquecíveis!