Nova Iorque é uma das minhas cidades favoritas e foi meu primeiro destino internacional! A vida acabou me levando várias vezes de volta pra lá, porém a cada visita eu descubro novos cantinhos que valem a pena ser explorados e a Roosevelt Island NY foi um achado recente que vale super a pena conhecer!
Planejando uma viagem para Nova York? Leia também:
- Roteiro Nova York – 4 dias em Manhattan
- Guia instagram: Onde tirar fotos de Nova York lindas
- Nossos restaurantes prediletos em NYC
Se você já sonhou em voar por entre os arranha-céus nova-iorquinos, essa dica de passeio é perfeita! Aliás, mesmo que seja a sua primeira vez na Big Apple, considero a visita à Roosevelt Island imperdível!
A ilha fica no East River, entre Manhattan e o Queens, é um oásis de tranquilidade e conta com uma vista linda do skyline de Manhattan, além de ser um cenário bem diferente do que encontramos em NYC.
Como chegar à Roosevelt Island NY?
Há algumas maneiras de chegar até a ilha, mas a forma mais legal é a viagem no Roosevelt Island Tram que já foi cenário de filme e conecta a ilha ao Upper East Side.
Para tanto, você precisa somente do MetroCard e a passagem custa $2.25 dólares, ou seja, pela mesma tarifa do metrô você faz um passeio super legal e ainda aproveita uma das vistas mais bacanas de Nova Iorque.
A estação do Tram fica na 2nd Avenue, entre as ruas 59 e 60, e as estações mais próximas do metrô são a 59th St. (linhas 4, 5 e 6) e a Lexington Ave/59th St. (linhas N, Q e R).
Se você, no entanto, é daqueles que tem medo de altura e não curtem um bondinho, sem problemas! A Roosevelt Island também possui uma estação do metrô (linha F) e pode ser acessada por barco – Astoria Line – com paradas em Wall Street, East 34th St. e em Long Island, antes de chegar à ilha.
Quando eu estive por lá, não quis perder a oportunidade de andar no Tram, então fui e voltei de bondinho, mas é legal conjugar a visita à ilha com outros passeios, então fiquei interessada em testar a viagem de barco até Wall Street.
O que fazer na Roosevelt Island NY?
Apesar da Roosevelt Island não ser tão grande, há alguns pontos que valem ser visitados, então eu reservaria umas duas horas para percorrer o local sem pressa, principalmente se o dia estiver bonito.
Se você seguir meu conselho e optar pelo Tram, chegará na estação que fica mais ao sul da ilha. Sugiro começar o passeio pelo sul e aproveitar a frente marítima. Os calçadões na beira do rio não são tão cheios quanto os que estão localizados no Upper East Side, então dá pra passear calmamente por lá.
Outra opção é levar um lanchinho e comer apreciando a linda vista!
Four Freedoms Park
Minha primeira parada foi o Four Freedoms Park, um memorial construído em homenagem à Franklin D. Roosevelt que fica no sul da ilha. O lugar é lindo e inspirador, adorei o trecho do Four Freedoms Speech destacado na pontinha no parque:
In the future days, which we seek to make secure, we look forward to a world founded upon four essential human freedoms. The first is freedom of speech and expression – everywhere in the world. The second is freedoms of every person to worship god in his own way – everywhere in the world. The third is freedom from want…everywhere in the world. The fourth is freedom from fear…anywhere in the world. That is no vision of a distant millennium. It is a definite basis for a kind of world attainable in our own time and generation.
Franklin D. Roosevelt, January 6, 1941
Vale registrar que a entrada é gratuita e o parque fica aberto das 9 às 19hrs, mas fecha às terças, então fique ligado na hora de montar o roteiro. No site (link no fim do texto), também há informações sobre acessibilidade, já que a área conta com um serviço especial para pessoas com dificuldade de locomoção.
Além disso, se a visita ocorrer entre os meses de março e outubro, é possível participar de algumas atividades que rolam por lá, como Yoga, grupos de leitura e performances musicais, dentre outras.
No caminho até a entrada do memorial está o que restou do primeiro hospital americano dedicado ao tratamento de varíola, o Smallpox Hospital.
É uma pena que as ruínas não estejam abertas ao público, mas o prédio é bem interessante e um ótimo cenário para belas fotos, especialmente em um dia bonito.
Cornell Tech e o sul da ilha
Além do parque, é no sul da ilha que está o novíssimo campus de engenharia da Cornell University, o Cornell Tech. O projeto tem a previsão de ser concluído em 2037, mas a arquitetura dos prédios já concluídos chama a atenção do visitante logo na saída da estação do bondinho.
Li que a comida do The Café @ Cornell Tech é muito boa e fiquei curiosa! Como estou há poucas semanas de voltar à NY, passarei por lá para conhecer o restaurante e atualizar o post com as minhas impressões e novas fotos, já que no dia da última visita eu não consegui boas imagens do local.
Também está prevista a abertura de um hotel nesta área do Campus. O projeto é do escritório de arquitetura norueguês Snøhetta e o The Graduate será um hotel boutique com uma vista incrível! Pena que a previsão de abertura é somente em 2019.
Planejando sua viagem? Reserve seu hotel em Nova York aqui!
North Point Lighthouse, The Octagon e o norte da ilha
Acho super válido caminhar até as duas pontas da Roosevelt Island, mas confesso que o vento extremamente gelado e a temperatura de 2 graus me fizeram abortar a caminhada até o North Point Lighthouse, o farol que fica localizado na ponta norte da ilha e foi construído em 1872.
É no norte que também fica o The Octagon, um imponente prédio construído no fim do século XIX. A edificação já hospedou um hospital e depois de ser adicionado ao patrimônio histórico nacional, foi renovada e convertida em um moderno condomínio de apartamentos.
Em breve voltarei à Roosevelt Island NY para explorar melhor essa parte da ilha mais residencial e onde podemos encontrar a estação de metrô, correios, restaurantes e demais serviços.
Aliás, bem pertinho da estação de metrô tem um Starbucks, ótima parada para um café durante o passeio na ilha.
Espero que vocês tenham gostado das dicas! Se quiserem mais sugestões sobre o que fazer em Nova Iorque, a Mari escreveu um roteiro de 4 dias top com base no que ela fez na última visita!
Também temos um post sobre alguns dos lugares que curtimos para comer e beber em NYC. Não se esqueçam de dar uma olhada antes de planejar a próxima viagem! E por falar em comer bem, recomendamos para um jantar romântico, o River Café que a Michelle Pfaff indicou no seu blog Receitinhas e viagens! Esse restaurante é ótimo!
Por fim, não deixem de acompanhar a gente nas redes sociais!
Links úteis:
32 comments
Só pelo fato de ter bondinho já me ganharia!! Ainda não conheço Nova Iorque, e a ilha Roosevelt já entrou na lista!
A vista é linda! E a ilha é bem legal de passear. Pode incluir na lista! 🙂
Eu fiquei maravilhada com a visita à Roosevelt Island e uma das coisas que mais gostei foi justamente o tram vermelhinho. Bateu saudades de NY.
É um passeio muito bacana, não é? A vista é linda! A gente adorou também. 🙂
Que show este passeio a Roosevelt Island. Ta aí uma dica anotada pra quando a gente for a Nova Iorque.
Vale muito à pena incluir no roteiro! É uma paz esse lugar!
q interessante, nem sabia dessa ilha!! minha viagem a NY foi super corrida meodeos na proxima vou mais leve
NY sempre tem surpresas! Não importa quantas vezes você já foi, vai ter novidade. 🙂
com toda certeza, a cidade é muito grande para conhecer em apenas uma vez!
Que dica bacana!! Vou passar agora para uns amigos que vão esta semana para NY. Valeu 😉
Que legal Eloah! Espero que eles curtam. A gente adorou! Bjs
Amo essa cidade! Já programei um passeio até a ilha porque sei que é linda, mas não deu tempo. Dicas anotadas para a minha próxima viagem a NY!
Adelaide, vale muito à pena visitar a Roosevelt Island, um passeio para fugir do agito da Big Apple. 🙂
Adorei essa dica para visitar a Roosevelt Island. Já estive em NY algumas vezes e ainda não conheço, mas já deixei anotado para a próxima!
Oi Bruna, a Roosevelt Island é bem legal, vale entrar no roteiro sim, depois conta pra gente o que achou.
Só pelo bondinho já quero conhecer, adoro bondinhos…dão um baita charme em qualquer cidade. Adorei as dicas!
Oi Carolina, eu também adoro bondinho, não posso ver um que já quero ir. Então, você vai adorar esse passeio para a Roosevelt Island!
Não fui até lá, uma vida inteira em Nova York não basta para conhecer tudo que essa cidade oferece!
Verdade Paula, eu mesma visitei várias vezes a Big Apple antes de colocar a Roosevelt Island no roteiro, mas vale a visita.
Que passeio maravilhosoooo esse do Rossevelt Island! Na minha visita a cidade vai entrar na programação. Amei
Oi Michele, é um passeio bem bacana mesmo! Eu adorei separar uma manhã para ir na Roosevelt Island.
Oba! Muito bom! Amanhã vamos lá. Adorei a dica!
Conto visitar Nova Iorque no próximo ano e já vou colocar a Roosevelt Island no meu roteiro pois parece de fato ser bem interessante
Olá Patricia, é bem interessante sim. Acho que é uma boa opção para um roteiro na cidade.
Puxa, eu adoro teleféricos e perdi esse passeio na Roosevelt Island quando estive em NY. Ótima dica!
Eu também adoro Marcia. Espero que dê para encaixar no seu roteiro em uma próxima visita!
Amei essa dica de passeio em NY. Está nos nossos planos viajar para lá em breve e já salvei essa super dica!!! Em um dia de sol (como nas fotos do Ig) o passeio tem tudo para ser incrível. Mesmo com medo de altura eu iria de bondinho 🙂
Ah Lulu, mas esse bondinho nem fica muito alto como o do Pão de Açúcar, eu acho bem bacana o passeio, vale a pena para fugir do agito de Manhattan. E tem sempre a opção do metro.
🙂
Depois me conta!
Bjs
Já estive em NY duas vezes mas não fiz nenhum passeio além dos mais conhecidos. Amei esse roteiro pela Roosevelt Island, achei uma ótima opção para conhecer um pouco mais da cidade.
Oi Cintia, eu acho que Nova York é muito legal, mas também é muito cheia e muita agitada.”Fugir” pra Roosevelt Island é uma boa pedida!
Em uma viagem com os filhos fizemos a travessia para Roosevelt Island no bondinho, apenas atravessamos, saímos do tram, pegamos o outro e voltamos, mas numa próxima viagem a Nova Iorque quero fazer um passeio por lá com calma. Gostei muito do que vi aqui.
Que legal que você gostou Cynara. Acho que é uma ótima opção de passeio em NYC.