A viagem ao Peru foi literalmente corrida. Partimos da meia maratona em Lima e procuramos encaixar todos os programas que podíamos nos poucos dias que nos restavam. Se eu fosse planejar a viagem sem uma prova de corrida, certamente ficaria menos tempo em Lima e visitaria os outros lugares com mais calma. Nesse post falarei sobre o meu roteiro Cusco: o que fazer na região?
Leia mais sobre o Peru:
Roteiro Cusco: o que fazer na região?
Conseguimos visitar em 1 dia várias atrações da região de Cusco! Passamos por:
- Pisac
- Moray
- Salinera de Maras
- Ollantaytambo
Porque contratamos um guia particular para o nosso roteiro Cusco?
Como só tínhamos um dia para rodar a região, optamos por pegar um guia particular. Foi a melhor opção! Achamos o guia pelo Tripadvisor/Viator. Nunca tinha usado esse serviço, mas deu super certo. O pagamento foi feito pelo site e eles mandaram o voucher por email. Tem até app disponível para celular.
Para o serviço do dia inteiro, com transporte em uma van pagamos 325 dólares (para duas pessoas). Ainda cotamos com uma empresa de São Paulo especializada em Machu Picchu, mas com eles iríamos em grupo e ficava muito mais barato contratar esse guia particular pela internet. Resolvemos arriscar e foi ótimo!
Quando chegamos em Cusco à noite, ligamos para o guia só para nos certificar que estava tudo certo para ele nos buscar cedo no dia seguinte. Ele confirmou que nos encontraria no lobby do hotel às 7h.
Ao chegar, ele se apresentou, conversamos sobre o roteiro do dia, e falamos que preferíamos até deixar de almoçar para visitar tudo, afinal íamos pegar o trem em Ollantaytambo perto das 17h.
Planejando uma viagem para Cusco? Encontre o hotel perfeito para você aqui!
Roteiro Cusco: as atrações da região
Saímos do centro histórico, onde estávamos hospedadas, e começamos a subir. A primeira parada (bem rápida) foi ao lado do Cristo Blanco (foto abaixo), onde dá pra ver a cidade toda do alto. Um dos pontos turísticos de Cusco.
No caminho para Pisac, paramos em um lugar chamado Awana Kancha, um pequeno centro de tradição cusquenha, onde pudemos ver lhamas, alpacas e outros animais típicos do Valle Sagrado.
Além dos animais, achei bem legal ver as artesãs trabalhando nos tecidos. Para quem gosta de artesanato, lá tem uma loja bem grande com bastante variedade.
Pisac
De lá, partimos para Pisac e chegamos bem cedo, o que foi ótimo, porque estava vazio, os artesãos ainda estavam montando seus produtos para a venda na entrada:
As ruínas são muito impressionantes, passeamos pelo local enquanto nosso guia nos contava toda a história e curiosidades (veja nosso vídeo). Não gosto muito de passeios guiados quando estou viajando, mas acho que no Peru fez toda a diferença, tanto neste dia quanto em Machu Picchu. Fazer os passeios com guia individual foi ainda melhor, principalmente porque tínhamos pouco tempo. Em Pisac, senti que o tempo foi curto. Acho que é importante ir com mais calma para poder explorar melhor o lugar que é enorme!
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=WekFV36bRiY&w=560&h=315]
Moray
Em seguida, fomos visitar Moray, um centro arqueológico que consideram ter sido um local de estudos agrícolas no passado. Fica a uns 70 kms de Cusco aproximadamente. Lá, apesar da visita ter sido rápida, achei que deu pra explorar bem. Fizemos um caminho ao redor dos círculos maiores enquanto o guia nos falava mais sobre a história.
Salinera de Maras
Perto de Moray fica a Salinera de Maras. Esse lugar eu fiz questão de incluir no roteiro. Vi algumas fotos na internet e achei que seria imperdível! Não estava enganada. A verdade é que não tem foto que retrate o que a gente vê ao vivo. O lugar é incrível! São milhares de salinas a mais de 3000m de altitude que, ainda hoje, são a principal fonte de renda de muitos moradores da região. Não deixe de ir!
Ollantaytambo
Finalizamos o dia em Ollantaytambo, onde pegamos o trem para Aguas Calientes. Não podíamos fechar de forma melhor! As ruínas dessa cidade são bem impressionantes, com muita escada e ocupam um espaço enorme. Toda a caminhada por lá acaba sendo um grande exercício, ainda mais com a altitude! Ficamos entre 1:30h a 2h passeando por lá. Como é bem alto, tivemos uma excelente visão da cidade de cima!
Depois do passeio pelas ruínas, fomos para a estação onde pegamos o trem que nos levou para Aguas Calientes – onde dormimos para visitar Machu Picchu no dia seguinte (leia mais sobre Machu Picchu aqui).
Para finalizar, não recomendo fazer esses passeios todos em um dia, porque fica tudo muito corrido. Mas se por acaso você estiver com pouco tempo, sugiro fazer como a gente: pegar um guia particular e não parar um minuto. 😉
Contato do nosso guia: Cusco Holiday Peru Servicios Turisticos. +51 984254942
A gente recomenda outras dicas do Peru dos blogs:
- 10 curiosidades sobre Cusco e adjacências, do blog Chicas Lokas
- Visitar Chavin de Huaraz, ótima dica de destino no Peru do blog Viajar entre Viagens!
0 comment
Que delícia de destino! Saudades de Cusco!!😍😍
Uma delícia mesmo. Espero voltar com mais calma em uma próxima vez! 🙂
[…] Achamos que indo no dia anterior e dormindo em Aguas Calientes ficaria mais confortável. Outra vantagem de se fazer isso é poder subir bem cedo e chegar antes das pessoas que vem de mais longe. Fomos de trem desde Ollantaytambo onde chegamos depois de 1 dia de tour pelos principais pontos turísticos da região de Cusco (falei sobre isso nesse post). […]